The Flash (4.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Flash (4.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 23
Transmissão
Emissora
original
The CW
Exibição
original
10 de outubro de 2017 (2017-10-10) – 22 de maio de 2018 (2018-05-22)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
3.ª temporada 5.ª temporada
Lista de episódios de The Flash

A quarta temporada da série de televisão estadunidense The Flash, que é baseada no personagem Barry Allen / Flash da DC Comics, estreou na The CW em 10 de outubro de 2017, e teve 23 episódios até 22 de maio de 2018. A temporada segue um crime investigador de cena com velocidade sobre-humana que luta contra criminosos, incluindo outros que também ganharam habilidades sobre-humanas. É ambientado no Universo Arrow, compartilhando continuidade com as outras séries de televisão do universo, e é um spin-off de Arrow. A temporada foi produzida pela Berlanti Productions, Warner Bros. Television e DC Entertainment, com Andrew Kreisberg e Todd Helbing atuando como showrunners.

A temporada foi encomendada em janeiro de 2017, e as filmagens começaram naquele julho. Grant Gustin estrela como Barry Allen, com os principais membros do elenco Candice Patton, Danielle Panabaker, Carlos Valdes, Keiynan Lonsdale, Tom Cavanagh e Jesse L. Martin também retornando de temporadas anteriores, e são acompanhados por Neil Sandilands. A série foi renovada para uma quinta temporada em 2 de abril de 2018.[1]

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
701 "The Flash Reborn"
"(O Flash Renascido)"
Glen WinterHistória por : Andrew Kreisberg
Roteiro por : Todd Helbing & Eric Wallace
10 de outubro de 2017 (2017-10-10)2.84[2]
Iris esteve auxiliando o Time Flash em Central City durante seis meses, mas se recusando a sofrer por Barry. Um Samurai voador com superpoderes aparece em Central City, ameaçando a cidade se o verdadeiro Flash não o enfrentar. Cisco revela que elaborou uma maneira de trazer Barry de volta sem desestabilizar a Força de Aceleração e rastreia Caitlin para conseguir sua ajuda. Contra a aprovação de Iris, o Time Flash retorna Barry com sucesso, que aparece dizendo coisas aleatórias e escrevendo símbolos nas paredes continuamente. Wally tenta parar o Samurai, mas é derrotado. Cisco decifra as escrituras de Barry e encontra uma frase aparentemente sem sentido. Na tentativa de recuperar as memórias de Barry, Iris se entrega ao Samurai. O plano funciona e Barry adquire sua velocidade, resgata Iris e derrota o Samurai, que é revelado ser um robô. Caitlin se junta novamente ao Time Flash, mas é revelado que ela está trabalhando para uma criminosa chamada Amunet em um bar, revelando também que ela continua tendo que lutar contra a personalidade de Nevasca aparecendo. É revelado que o "Samuroid" estava sendo controlado pelo Pensador, cujo plano era atrair o Flash para seus próximos planos. 
712 "Mixed Signals"
"(Sinais Mistos)"
Alexandra La RocheJonathan Butler & Gabriel Garza17 de outubro de 2017 (2017-10-17)2.54[3]
Quando Barry, Joe e Cisco investigam uma cena de crime, eles descobrem restos de um código misterioso. Cisco apresenta para Barry um traje tecnologicamente avançado, destinado a facilitar suas atividades. Ele o testa, tentando salvar alguém de um carro de fenda, o que foi causado pelo meta-humano Ramsey Deacon. Cigana chega à Terra-1 para um encontro com Cisco, que é forçado a cancelar o mesmo para que possa focar em Deacon. Após uma sugestão de Caitlin, Iris inscreve Barry e ela em uma terapia de casal para resolver o relacionamento deles. Deacon sequestra uma testemunha, que anteriormente era membro de uma equipe de tecnologia e que o enganou. Barry e Wally correm para salvá-lo, mas Deacon usa suas habilidades para deixar o traje de Barry fora de controle. Com as instruções de Iris, Barry lança um raio em si mesmo, conseguindo conter seu traje. Então, ele derrota Deacon, que é trancado na ala-meta de Iron Heights, o que é revelado ser parte do plano do Pensador. Cisco finalmente sai com Cigana. Ao se perguntarem como Deacon ganhou seus poderes se não estava presente durante o incidente do acelerador de partículas, Barry e Joe descobrem com Deacon que existem "outros". 
723 "Luck Be a Lady"
"(Que a Sorte Seja uma Mulher)"
Armen V. KevorkianSam Chalsen & Judalina Neira24 de outubro de 2017 (2017-10-24)2.62[4]
Em flashbacks, o Pensador observa Becky Sharpe, uma mulher com uma má sorte aparentemente eterna, e determina que ela será facilmente manipulada. No presente, Becky rouba um banco, e consegue fugir quando Barry escorrega em bolinhas de gude. Harry chega da Terra-2 e diz para Wally que Jesse decidiu se separar para focar em seu vigilantismo. Cisco deduz que Becky é uma meta-humana com poderes de sorte favorável, induzindo azar para os outros. Barry percebe que o portal que usou para sair da Força de Aceleração expôs um ônibus inteiro de pessoas, incluindo Becky e Deacon, à matéria negra transformadora. Harry diz para Cisco que Jesse o expulsou de seu time de combate ao crime, devido às suas atitudes. Os poderes de Becky aumentam e ficam fora de controle, reativando o acelerador de partículas, o que Harry intencionalmente deixa acontecer, anulando os poderes de Becky e levando à sua prisão. Cisco e Harry identificam doze novos meta-humanos criados no ônibus, e Harry suspeita que um grupo desconhecido manipulou os eventos a cerca do retorno de Barry. Wally decide ir embora para uma jornada para encontrar a si mesmo. É revelado que o Pensador está espionando o S.T.A.R. Labs através do capacete do "Samuroid". Joe descobre que Cecile está grávida. 
734 "Elongated Journey Into Night"
"(Longa Jornada Noite Adentro)"
Tom CavanaghSterling Gates & Thomas Pound31 de outubro de 2017 (2017-10-31)1.99[5]
O pai de Cigana, Breacher, ataca Cisco, prometendo caçá-lo e matá-lo em 24 horas, e permitindo o romance deles se ele sobreviver. O Time Flash descobre que o motorista do ônibus foi assassinado, decidindo rastrear outro passageiro, Ralph Dibny, ex-detetive corrupto do Departamento de Polícia de Central City que foi exposto por Barry e atualmente é um detetive particular ruim. Quando dois bandidos atacam Dibny, é revelado que ele tem poderes de se esticar. Caitlin estabiliza seus poderes com um soro. O time descobre que Ralph chantageou o Prefeito Bellows por adultério, e é revelado que Bellows contratou os bandidos. Barry confronta Ralph por suas ações enquanto Ralph o repreende, alegando ter sido um "bom policial". Mais tarde, ele para de chantagear Bellows, que mesmo assim tenta matá-lo, mas Breacher confunde Ralph com um Plastoid, a espécie que invadiu a Terra-19 no passado, e o ataca. Cisco chega e salva Ralph, a quem Barry, depois de revelar seu alter-ego, convence a ajudá-lo a prender Bellows, que fugiu. Admirando a coragem de Cisco, Breacher permite o relacionamento. Barry recruta Ralph para o Time Flash e descobre que alguém chamado DeVoe instruiu Ralph a vigiar Bellows. Barry lembra que Abra Kadabra e Savitar mencionaram DeVoe. Enquanto isso, Caitlin encontra uma mensagem na porta de seu apartamento. 
745 "Girls Night Out"
"(A Noite das Garotas)"
Laura BelseyLauren Certo & Kristen Kim7 de novembro de 2017 (2017-11-07)2.38[6]
Quando não conseguem rastrear DeVoe, o Time Flash é visitado por Felicity, que se junta à festa de despedida de solteira de Iris. Tirando sarro dos planos de Cisco para a despedida de solteiro de Barry, Ralph leva os homens para um clube de strip-tease, onde eles descobrem que a filha de Cecile, Joanie, está trabalhando. Joe confronta-a, que afirma que ela está apenas fazendo pesquisas feministas. Ralph incita uma briga, levando à prisão dos homens até Harry pagar fiança. Enquanto isso, o executor de Amunet, Norvock, exige o retorno de Caitlin e ataca as mulheres quando ela se recusa. Nevasca aparece e repele-o, depois contando a Iris que Caitlin aceitou o emprego de Amunet em troca dos meios para controlar Nevasca. Ao descobrirem que Amunet está mantendo um meta-humano refém, que ela chama de "Chorão", cujas lágrimas são um narcótico forte, e pretende vendê-lo, o grupo de Iris decide impedi-la. Embora Caitlin se recuse a se juntar, ela ataca Amunet ao ver seus amigos em perigo. Usando um forte ímã, o time rouba os fragmentos de metal de Amunet, deixando-a impotente. Iris convence Nevasca a não matar Amunet, que promete vingança. Ambas as partes se recusam a contar-se sobre suas aventuras. Iris pede para Caitlin ser sua dama de honra, enquanto Joe convence Joanie a contar para Cecile sobre sua pesquisa. DeVoe captura o Chorão. 
756 "When Harry Met Harry..."
"(Quando Harry Conheceu Harry...)"
Brent CrowellJonathan Butler & Gabriel Garza14 de novembro de 2017 (2017-11-14)2.46[7]
Barry treina Ralph para usar suas habilidades, enquanto Cisco faz um traje esticável para ele. Outro meta-humano do ônibus, uma nativa de Lakota Sioux chamada Mina Chayton, que pode dar vida à estátuas, começa a atacar Central City e a roubar peças de um colar de Bisão Negro, que ela afirma pertencer à sua tribo. Quando Barry e Ralph a alcançam, ela ataca Barry com uma estátua de homem das cavernas e tenta uma fuga. Ralph opta por detê-la, mas uma pequena garota está ferida no processo. Ralph lamenta suas ações, mas é consolado por Barry. Chayton foge do Departamento de Polícia de Central City, indo atrás da última peça de colar realizada no museu. Quando Barry e Ralph a confrontam, ela traz um esqueleto de dinossauro para a vida. Barry prende Chayton enquanto Ralph salva um guarda de segurança do esqueleto. Mais tarde, Ralph revela que enviou o colar de volta à tribo de Chayton, antes de visitar a pequena menina no hospital, usando suas habilidades para entretê-la. Enquanto isso, Harry, tentando fazer amigos, trabalha com seus sósias de Terras alternativas, o Conselho de Wells. Eles descobrem que DeVoe é um homem chamado Clifford DeVoe. Barry e Joe vão até a casa de DeVoe, e descobrem que ele é um homem de meia-idade em uma cadeira de rodas. 
767 "Therefore I Am"
"(Portanto, Eu Existo)"
David McWhirterEric Wallace & Thomas Pound21 de novembro de 2017 (2017-11-21)2.20[8]
Barry e Joe interrogam DeVoe e sua esposa para tentar conseguir mais informações. Em flashbacks, DeVoe e sua esposa constroem uma capa de pensamento para melhorar sua capacidade cerebral, alimentando-a através da explosão do acelerador de partículas. O aumento do poder cerebral de DeVoe acelera sua esclerose lateral amiotrófica, o obriga sua esposa a construir uma cadeira especial para mantê-lo vivo. Barry descobre a câmera na cabeça do Samuroid e confronta DeVoe, que revela sua verdadeira identidade, o que faz com que Cisco lhe nomeie como "O Pensador". Wally volta para o Time Flash, retornando de Blue Valley. 
778 "Crisis on Earth-X, Part 3"
"(Crise na Terra-X, Parte 3)"
Dermott DownsHistória por : Andrew Kreisberg & Marc Guggenheim
Roteiro por : Todd Helbing
28 de novembro de 2017 (2017-11-28)2.82[9]

Barry, Oliver, Sara, Alex, Martin e Jax acordam em um campo de concentração nazista na Terra-X, com algemas que neutralizam seus poder. O líder do campo de concentração revela ser o sósia de Quentin Lance da Terra-X, que os leva para execução, antes de serem salvos pelo Cidadão Frio (o sósia de Leonard Snart da Terra-X). Snart os leva a um esconderijo de resistência, onde o time conhece outros combatentes de resistência, Ray Terrill e o General Schott (sósia de Winn Schott). É revelado que o único caminho de volta para a Terra-1 é através de um portal temporal em uma instalação nazista, que Winn planeja explodir para destruir o dispositivo apocalíptico do inimigo. Oliver se disfarça como seu sósia da Terra-X para se infiltrar na instalação, descobre que o dispositivo apocalíptico nazista contra o multiverso é um fuzileiro militarizado chamado Wellenreiter e salva uma prisioneira (quem é a sósia de Felicity da Terra-X) de Quentin. Barry e Ray lutam contra o Tornado Vermelho da Terra-X, enquanto o resto do time entra nas instalações. Ao tentar reativar o portal, Stein é baleado e gravemente ferido. De volta à Terra-1, Thawne se prepara para realizar uma cirurgia em Kara para salvar Overgirl. Felicity e Iris tentam impedi-lo, mas são capturadas.


Este episódio continua um crossover que se inicia no episódio 8 da 3.ª temporada de Supergirl e no episódio 8 da 6.ª temporada de Arrow, e se conclui no episódio 8 da 3.ª temporada de Legends of Tomorrow
789 "Don't Run"
"(Não Corra)"
Stefan PleszczynskiSam Chalsen & Judalina Neira5 de dezembro de 2017 (2017-12-05)2.22[10]
Enquanto faz compras para o Natal, Barry é emboscado e sequestrado por DeVoe enquanto Caitlin é sequestrada no Jitters por Amunet. Iris afirma que o time precisa procurar os dois, apesar das afirmações de Wells de que eles não têm tempo e recursos suficientes e que eles só podem se dar ao luxo de procurar um deles. Barry é preso no esconderijo de DeVoe. Caitlin é obrigada por Amunet a realizar uma cirurgia em um meta-humano chamado Dominic Lanse, que pode ler mentes. Eles tentam fugir, mas Amunet impede sua saída. Caitlin consegue dominar Amunet rapidamente, e ela e Dominic fogem do prédio em que estão presos. No lado de fora, eles são resgatados por Cisco e Ralph, pois Iris escolheu focar no resgate de Caitlin. Barry consegue escapar de DeVoe. O Time Flash comemora o Natal na casa dos West e Dominic se junta a eles. Barry recebe um alerta de segurança vindo de seu apartamento. Quando ele chega, ele recebe uma ligação de Dominic, que revela que Amunet sequestrou Dominic novamente e DeVoe transferiu sua mente para o corpo de Dominic. Barry encontra o corpo original de DeVoe morto no chão de seu apartamento e, quando percebe que DeVoe armou uma armadilha para que ele fosse acusado de seu "assassinato", a polícia chega e Barry é preso. 
7910 "The Trial of The Flash"
"(O Julgamento do Flash)"
Philip ChiperaLauren Certo & Kristen Kim16 de janeiro de 2018 (2018-01-16)2.51[11]
Barry é julgado pelo assassinato de Clifford DeVoe, sendo representado por Cecile. Enquanto isso, Cisco e Joe investigam um acidente em um banco onde todas as pessoas sofreram de envenenamento de radiação por um meta-humano desconhecido. Singh revela para Joe que testemunhará contra Barry no julgamento. Mais tarde, o meta-humano é identificado como Neil Borman, um homem que está perdendo o controle de seus poderes, o que obriga Barry a sair do julgamento com Cisco e Caitlin. Chegando ao local, Nevasca tenta o congelar, mas Neil consegue fugir e começa a se desestabilizar. Barry cria um selo de vácuo ao redor dele para conter a radiação. Cisco abre um portal e transporta a radiação pra a inabitada Terra-15, drenando o meta-humano e salvando o dia. Mais tarde, Barry é julgado pelo júri como culpado e condenado à prisão perpétua. 
8011 "The Elongated Knight Rises"
"(O Longo Cavaleiro Surge)"
Alexandra La RocheSterling Gates & Thomas Pound23 de janeiro de 2018 (2018-01-23)2.12[12]
Barry usa sua velocidade para ajudar secretamente os guardas a conter os outros presos durante uma rebelião na prisão. Ele também faz amizade com Dave Ratchet, antigo colega de cela de seu pai. No dia seguinte, Barry conhece Axel Walker, que, mais tarde, foge da prisão graças a ajuda de sua mãe, Zoey Clark, a única parceira de seu pai, Trapaça. Axel desafia Ralph ao ameaçar causar caos na cidade. Ralph tenta detê-lo, mas é ferido por Axel e salvo por Cisco. Ralph entra escondido na prisão para falar com Barry sobre o medo que está sentindo. Barry lhe diz que ser um herói não se trata de ter medo, mas de ter a capacidade de superar seu medo. Cisco e Caitlin vão resgatar os reféns, mas são capturados por Axel e Zoey, que pretendem matá-los. Ralph chega e tenta proteger os dois de um banho de ácido, até que Wells consegue hackear o sistema do chuveiro para neutralizar sua acidez. Iris visita Barry na prisão, onde reafirmam seu amor um pelo outro. Ralph e Cisco saem para tomar café, onde encontram a garota animada do casamento de Barry e Iris. A garota escreve em seu diário, onde parece estar escrevendo no idioma que Barry estava usando quando saiu da Força de Aceleração. 
8112 "Honey, I Shrunk Team Flash"
"(Querida, Eu Diminui o Time Flash)"
Chris PeppeSam Chalsen & Judalina Neira30 de janeiro de 2018 (2018-01-30)2.60[13]
Cecile desenvolve habilidades telepáticas como resultado de sua gravidez, combinada com a matéria escura dormente em suas células, o que Caitlin diz ser temporário. Na prisão, Barry descobre que Ratchet é inocente de um homicídio de assalto que, na verdade, foi cometido por Sylbert Rundine quinze anos atrás. Barry pede para o time investigar o caso. É revelado que Rundine é um meta-humano do ônibus com a capacidade de encolher e ampliar objetos; ele encolhe Cisco e Ralph ao tentar fugir. A tentativa de cura que Harry cria acaba dando errado, e Caitlin diz que se eles não forem re-ampliados dentro de um certo período de tempo, seus corpos irão explodir. O time confronta Rundine em um armazém, onde Harry o engana, fazendo-o re-ampliar Ralph e Cisco. Rundine é preso, mas se recusa a confessar seu crime do passado. Barry percebe que mesmo se Ratchet fosse solto, ele ficaria tão infeliz na cidade quanto quando estava na prisão; ele deseja viver em uma aldeia chinesa isolada chamada Jiaju, mas teme que nunca chegará lá. Depois que Joe diz que ele sempre fará o seu melhor, Barry usa sua velocidade para levar Ratchet até Jiaju, onde ele pode viver seu sonho. Depois de descobrir que Barry é o Flash, o diretor da prisão, Gregory Wolfe, prende Barry em sua ala privada de meta-humanos, com a intenção de vendê-lo para Amunet. 
8213 "True Colors"
"(Cores Verdadeiras)"
Tara Nicole WeyrJonathan Butler & Gabriel Garza6 de fevereiro de 2018 (2018-02-06)2.28[14]
Wolfe planeja vender Barry e os meta-humanos do ônibus presos (Ramsey Deacon, Becky Sharpe, Mina Chaytan e Sylbert Rundine) para Amunet, então, eles planejam fugir. Cecile descobre os planos de Wolfe depois de ler sua mente. Ralph encontra um antigo colega e sua interação negativa com ele mostra a descoberta de que ele pode mudar de forma. Sua falta de domínio com a nova habilidade impede sua tentativa de frustrar o acordo de Amunet com Wolfe. Barry ajuda os meta-humanos a fugir dos amortecedores de energia, mas eles são encurralados por Wolfe e Amunet. DeVoe chega e usa novamente sua cadeira para extrair as habilidades dos meta-humanos, antes de transferir sua mente para o corpo de Sharpe. Então, ele esmaga o crânio de Wolfe enquanto Marlize olha horrorizada; Amunet foge. Ralph usa sua habilidade de mudar de forma para aparecer como o DeVoe original a pedido de Barry, alegando que ele estava inconsciente no apartamento de Barry, mas não morto, o que limpa o nome de Barry. O Time Flash percebe que DeVoe está apenas roubando poderes dos meta-humanos que estavam no ônibus quando a onda de matéria escura foi desencadeada, o que significa que ele provavelmente terá Ralph como um alvo também. De volta à casa dos DeVoe, o casamento do casal continua a se deteriorar, e DeVoe droga sua esposa com as lágrimas do Chorão para que ela mantenha sua devoção em relação a ele. 
8314 "Subject 9"
"(Sujeito 9)"
Ralph HemeckerMike Alber & Gabe Snyder27 de fevereiro de 2018 (2018-02-27)2.12[15]
Barry é afastado por tempo indeterminado da Polícia de Central City devido à sua conexão com o caso de DeVoe. O time encontra outra meta-humana do ônibus chamada Izzy, com habilidades de som, amplificado por seu violino. Ela consegue usar suas habilidades quando DeVoe (dentro do corpo de Sharpe) tenta capturá-la. Barry e Ralph ajudam a treinar Izzy para melhorar suas habilidades, o que prova ser uma tarefa difícil quando ela se machuca. Mais tarde, DeVoe aparece novamente, usando as habilidades de Dominic e de Becky para fazer com que Barry passe por um aneurisma cerebral, enquanto usa suas habilidades originais para parar Ralph. Então, DeVoe, mais uma vez, usa a cadeira para transferir sua mente para o corpo de Izzy e foge. Ralph e Barry se confortam mutuamente em relação as suas respectivas perdas: Barry sendo afastado da força policial e Ralph perdendo Izzy para DeVoe. Essas perdas reforçam a determinação de Barry e Ralph de acabar com DeVoe e salvar os três meta-humanos restantes. 
8415 "Enter Flashtime"
"(Entre o Tempo do Flash)"
Gregory SmithTodd Helbing & Sterling Gates6 de março de 2018 (2018-03-06)2.04[16]
Jesse chega na Terra-1 para conversar com seu pai. A eco-terrorista Veronica Dale explode uma bomba nuclear, o que Barry tenta parar, entrando em uma forma de supervelocidade conhecida como "tempo do Flash", onde tudo está parado. No entanto, a bomba já explodiu, e ele e Jesse não conseguem parar isso ou salvar a todos com supervelocidade. Jay Garrick chega da Terra-3 para ajudar, mas eles ainda não conseguem parar a bomba. Barry fica no tempo do Flash por horas, levando cada um dos seus amigos para dentro desse tempo, na tentativa de encontrar uma solução; eles discutem opções, como congelar a bomba ou enviá-la para outra Terra, mas nenhuma dessas soluções parece ser possível. Mais tarde, Iris lhe dá a ideia de recuperar a Esfera Quark da Força de Aceleração para enviar um raio para a bomba, o suficiente para desativá-la. Barry faz isso e joga a Esfera de volta para a Força de Aceleração, salvando Central City. Jay admite que irá se aposentar e que irá treinar uma nova velocista. Jesse e Jay voltam para suas Terras; Caitlin e Wells saem para tomar café, onde encontram a garota misteriosa. 
8516 "Run, Iris, Run"
"(Corre, Iris, Corre)"
Harry JierjianEric Wallace13 de março de 2018 (2018-03-13)2.09[17]
Um meta-humano com poderes de fogo tenta roubar o banco de Central City. Outro meta do ônibus chamado Matthew Kim toca o meta-humano, o que faz com que seus poderes sejam transferidos para outro indivíduo. Quando Joe, Iris e Barry aparecem para fazer algumas perguntas a Kim, Barry e Iris entram em contato com Kim, fazendo com que a velocidade de Barry seja transferida para Iris. Inspirado por Thawne, Harry planeja construir seu próprio chapéu de inteligência para ser mais inteligente que DeVoe. Com seus papéis invertidos, Iris se torna a velocista de Central City, enquanto Barry deve aprender a atuar como líder do time. O novo meta-humano exige dinheiro e aterroriza a cidade com seus poderes de fogo. Usando o chapéu de inteligência de Wells, o time surge com a ideia de Iris criar uma onda gigantesca, apagando as chamas e derrotando o meta-humano. De volta ao STAR Labs, Kim toca Iris e Barry novamente, restaurando a velocidade do Flash. Em casa, Iris admite que, embora tenha gostado de ter velocidade, Central City precisa da luz que Barry era, e que ela está feliz sendo líder do time. Wells usa seu chapéu de inteligência mais uma vez, determinando que os dois últimos meta-humanos do ônibus são Janet Petty e Edwin Gauss. 
8617 "Null and Annoyed"
"(Nula e Irritada)"
Kevin SmithLauren Certo & Kristen Kim10 de abril de 2018 (2018-04-10)1.82[18]
Barry e Ralph treinam para derrotar DeVoe, com Barry ficando irritado com a aparente incapacidade de Ralph em levar as coisas a sério. O time consegue localizar outra meta de ônibus, Janet Petty. Quando Barry e Ralph a confrontam, é revelado que Petty pode manipular a atração gravitacional de um objeto, o que ela demonstra em Barry. Temendo mais uma vez que Ralph não esteja levando as coisas a sério, Barry se recusa a trabalhar com ele. Ralph revela que sua atitude cômica é devida a uma infância difícil em que seu pai o abandonou, fazendo com que ele fizesse piadas sempre que estivesse com medo ou sob pressão. Barry cede e eles vão parar Janet em um evento de gala. Janet usa seus poderes em Barry, fazendo-o flutuar na atmosfera. Barry pede para o time confiar em Ralph no improviso. Ralph detém Janet, então se torna um airbag gigante para permitir que Barry aterrisse com segurança. A esposa de DeVoe descobre que ele a está drogando, mais ela tem sua memoria apagada fazendo com que ela continue a ajudá-lo. Breacher chega à Terra-1 para pedir ajuda à Cisco, pois alguns de seus poderes falharam. Harry leva o chapéu de inteligência para o cofre do tempo de Thawne para recarregá-lo e reativa Gideon. 
8718 "Lose Yourself"
"(Se Perca)"
Hanelle CulpepperJonathan Butler & Gabriel Garza17 de abril de 2018 (2018-04-17)1.88[19]
O Time Flash rastreia o ultimo meta do ônibus Edwin Gauss, mas é seguido pelo Samuroid, que machuca Caitlin. O time corre de volta para o S.T.A.R Labs para se reagrupar. Caitlin revela a Iris que a Nevasca é ativada pela sua glândula supra-renal, e ela está trabalhando em uma maneira de separá-los. Harry surge com uma arma de som que imita as habilidades de Izzy para derrotar DeVoe. Ralph revela a Barry que ele não tem medo de perder a própria vida, mas de o Time perder, já que ele os considera familiares. Wells está viciado no chapéu de inteligência, que Joe o ajuda a lidar. Ralph pega a arma, com a intenção de ir com Edwin para matar DeVoe, o que Barry argumenta contra. Mais tarde, DeVoe consegue dominar a mente de Edwin, e também usa as habilidades de Janet Petty e Matthew Kim, antes de transferir sua mente para o corpo de Ralph. O time tenta impedi-lo, mas DeVoe os incapacita, e altera o DNA de Caitlin, removendo a matéria escura junto com a Nevasca, antes de sair. De volta ao seu covil, DeVoe usa as habilidades de Ralph para voltar à sua forma original, enquanto ele e Marlize planejam seu próximo movimento para destruir o Time Flash. 
8819 "Fury Rogue"
"(O Trapaceiro da Fúria)"
Rachel TalalayJoshua V. Gilbert & Jeff Hersh24 de abril de 2018 (2018-04-24)1.90[20]
Com DeVoe avançando com seus planos, o Time Flash decide proteger Neil Borman. Barry e Cisco viajam para a Terra-X para recrutar Leo Snart como apoio, mas são seguidos pela Canário Negro da Terra-X. O Time Flash planeja entregar Borman a uma instalação segura da ARGUS, usando um traje para conter a radiação, com Snart à mão, caso Borman fique nuclear. Snart concorda em ajudar, mas afirma que ele só pode ficar por 24 horas, já que ele deve se casar com Ray Terrill. DeVoe tenta interceptar a transferência, mas ele e o Time Flash são emboscados pela Canário-X, que sequestra Caitlin, Borman e Joe, mantendo-os na Polícia de Central City. Snart aprende sobre Ralph e convence Barry a se permitir lamentar pelas sua perdas, o que Barry eventualmente faz, dando-lhe força para derrotar a Canário-X. Lyla transfere Borman para outra instalação e Leo retorna para a Terra-X. Cisco e Wells apresentam um plano para aumentar o limite de pensamento de Wells. DeVoe afirma que a emoção e o conhecimento humano é uma fraqueza, e que pretende levar o "Iluminismo" ao mundo fazendo Marlize duvidar dele. 
8920 "Therefore She Is"
"(Portanto, Ela Existe)"
Rob J. GreenleaSterling Gates & Thomas Pound1 de maio de 2018 (2018-05-01)1.70[21]
DeVoe começa a reunir a tecnologia necessária para construir a Máquina do Iluminismo, inclusive assassinando qualquer um que atrapalhe seu caminho. Barry, Cisco, Iris e Harry tentam acionar os poderes da Nevasca em Caitlin, mas não conseguem. Harry revela para o time que a quantidade de matéria escura que ele usou com o chapéu de inteligência causou danos cerebrais. Cisco, Cigana, Barry e Caitlin lutam contra Marlize e DeVoe quando eles adquirem os computadores necessários para abastecer a Máquina do Iluminismo. Flashbacks revelam parcialmente por que Marlize segue DeVoe: ela era uma trabalhadora humanitária no Quênia que criou um purificador de água para um aldeia, mas quando senhores da guerra descobriram sobre isso, eles atacaram e mataram todos. Marlize implora a DeVoe quando ele começa a sufocar Cigana; mais tarde ela decide deixá-lo, envolvendo sua cadeira em um campo de força para que DeVoe não a impeça de deixar a dimensão do compacta. O time percebe que DeVoe planeja usar a Máquina de Iluminismo para lançar a matéria escura em direção à Terra, reiniciando o cérebro de toda a humanidade, semelhante ao que Harry está lidando. A garota misteriosa traz um presente para o chá de bebê de Cecile e Joe e, depois de sair rapidamente, ela foge usando sua velocidade. 
9021 "Harry and the Harrisons"
"(Harry e os Harrisons)"
Kevin MockJudalina Neira & Lauren Certo8 de maio de 2018 (2018-05-08)1.74[22]
Cisco reúne o Conselho de Wells para tentar encontrar uma maneira de impedir a perda de inteligência de Harry. O Time Flash relutantemente vai à ajuda de Amunet, encontrando seu sucessor Norvok no processo, embora Barry insista que Amunet não deve matar. O Time recebe uma bomba feita com o metal de Amunet, que será capaz de destruir um dos satélites de DeVoe, e Harry consegue descobrir que o plano de DeVoe pode estar mudando porque Marlize não está mais com ele. Iris publica um artigo revelando o plano de DeVoe e os moradores de Central City começam a relatar avistamentos de DeVoe, o que Iris acredita que prejudicará sua capacidade de permanecer indetectável. 
9122 "Think Fast"
"(Pense Rápido)"
Viet NguyenSam Chalsen & Kristen Kim15 de maio de 2018 (2018-05-15)1.93[23]
DeVoe se infiltra na instalação ARGUS em que se encontra Fallout, personificando John Diggle e mata a maior parte da segurança, exceto por alguns reféns; DeVoe planeja sobrecarregar e matar Fallout para ser uma bateria nuclear para os satélites. Barry corre para Star City e traz Diggle para revelar a localização da instalação. Caitlin e Cisco pedem a Barry para treiná-los no Flashtime para que eles possam salvar os reféns e Barry pode seguir DeVoe através do portal antes de fechar. Nos últimos estágios da gravidez, a telepatia de Cecile faz com que ela assuma a personalidade e os pensamentos de qualquer pessoa próxima. Harry e Iris acompanham Marlize para Londres e usam o último extrapolador para chegar lá. Caitlin e Cisco são capazes de resgatar os reféns. Pesquisando sua mente para encontrar a Nevasca, Cisco vibra em uma memória reprimida de um acidente de infância; A Nevasca já fazia parte da Caitlin décadas antes do acelerador de partículas ter criado algum meta. Barry consegue seguir DeVoe através da brecha e destrói um dos satélites com a bomba de Amunet. No entanto, DeVoe assume o controle do S.T.A.R Labs e usa seu satélite para substituir o destruído. Ele inicia o protocolo do Iluminismo no cofre do tempo de Thawne. 
9223 "We Are the Flash"
"(Nós Somos o Flash)"
David McWhirterTodd Helbing & Eric Wallace22 de maio de 2018 (2018-05-22)2.16[24]
Depois que o Iluminismo começa, Marlize se une ao Time Flash, enquanto Cecile entra em trabalho de parto. Marlize usa os poderes de Cecile para enviar Barry para a consciência de DeVoe para encontrar o bem que restou nele. Barry encontra Ralph vivo na consciência de DeVoe e, juntos, eles encontram o "bom" DeVoe morto. DeVoe tenta impedir que eles cheguem o nexo de sua mente, enquanto segue o Time Flash até uma dimensão de bolso. Em sua consciência, DeVoe se multiplica para lutar contra Barry e Ralph, enquanto derruba o Time Flash. Barry e Ralph chegam ao nexo; Barry acorda no mundo real e Ralph recupera seu corpo no momento em que DeVoe está prestes a matar Cecile. Ele reaparece, porém, como um holograma através de sua cadeira, mas Marlize o destrói. Barry, Cisco e Ralph protegem os civis dos satélites em queda e a garota misteriosa ajuda Barry a destruir o último. O cérebro de Harry é reiniciado, mas é restaurado principalmente por Marlize; ele decide voltar para a Terra-2 para ficar com Jesse. O Time Flash comemora a derrota de DeVoe com Wally (que retornou das Lendas) e a filha recém-nascida de Cecile, Jenna. A garota misteriosa chega e revela ser a filha de Barry e Iris do futuro, Nora; ela afirma ter cometido "um grande erro". 

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de personagens de The Flash

Convidados[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A série foi renovada para uma quarta temporada em 8 de janeiro de 2017,[55] antes do normal para a série. O produtor executivo Andrew Kreisberg disse sobre isso: "A grande coisa sobre nossos queridos amigos da The CW e Mark Pedowitz escolherem os shows o mais cedo que eles fizeram nos permitiu começar a construir os cronogramas para a próxima temporada."[56] Em maio de 2017 , foi anunciado que Aaron Helbing não retornaria como produtor executivo para a quarta temporada, com apenas Greg Berlanti, Andrew Kreisberg, Sarah Schechter e Todd Helbing retornando das temporadas anteriores.[57] Todd Helbing e Kreisberg foram escalados para servir como showrunners da temporada.[58][59] Em novembro de 2017, Kreisberg foi suspenso de seu papel como produtor executivo e showrunner no The Flash por acusações de assédio sexual.[60][61] No final do mês, ele foi demitido, e seu nome acabou sendo removido dos créditos de todos os programas em que trabalhou. Além disso, Berlanti assumiria responsabilidades adicionais trabalhando com Helbing para co-showrun a temporada.[62]

Roteiro[editar | editar código-fonte]

A meu ver, o tempo não é linear e tudo está acontecendo ao mesmo tempo na Força de Velocidade. De certa forma, ele teve um despertar e um renascimento. Nosso primeiro episódio se chama 'Reborn' e é um renascimento para Barry, mas ele está meio confuso também, porque experimentou tantas coisas rapidamente ao longo de seis meses, mesmo que para ele tenha sido uma eternidade. Ele não é Barry quando o vemos pela primeira vez.

Grant Gustin sobre o renascimento de Barry na quarta temporada.[63]

Em março de 2017, Kreisberg confirmou que o principal vilão da quarta temporada não seria um velocista, como nas três temporadas anteriores.[64] Os produtores executivos Aaron e Todd Helbing também mencionaram que haveria menos viagens no tempo na temporada, com Aaron dizendo: "Gostamos de brincar com os cronogramas e os diferentes períodos de tempo, futuro e passado. Por agora, acho que vamos concentre-se no presente."[65] Em junho de 2017, Clifford DeVoe / Pensador foi relatado como o principal antagonista da temporada. Ele foi sugerido pela primeira vez no episódio da terceira temporada "Abra Kadabra", quando o vilão titular o menciona entre os maiores inimigos do Flash, e novamente no final da temporada "Linha de chegada", quando Savitar menciona enfrentar DeVoe, mas afirma que o Flash não tratou dele ainda.[66] No painel da série San Diego Comic-Con, a especulação foi confirmada, com Todd Helbing dizendo, "Com três Speedsters consecutivos, este ano é o homem mais rápido vivo contra a mente mais rápida viva."[28] Ele acrescentou que o os escritores estavam "fazendo um esforço consciente este ano para recuperar o quociente de diversão".[67]

Sobre a possibilidade de Wally West assumir o manto do Flash na ausência de Barry, Keiynan Lonsdale disse que "Não é algo que esteja no meu radar. Sinto que há muita história para contar e Wally tem muito o que crescer. .. Precisamos ver como esses personagens vão realisticamente para onde estão indo."[68] Com a ação começando seis meses após a terceira temporada, Kid Flash e Vibe são deixados para proteger Central City, com Carlos Valdes dizendo" o equipe está se agarrando a qualquer coisa para manter a cidade unida, ... há um sentimento unânime entre os membros restantes de que não é a mesma coisa sem Barry ... Portanto, à luz disso, a Cisco faz o que for preciso para conseguir amigos de volta." Valdes também confirmou o retorno da maneira brincalhona de Cisco.[69] Candice Patton explicou o papel maior de Iris West dentro do Time Flash como "uma forma de se distrair",[69] acrescentando que "[Iris] é forçada a lidar com a raiva, ressentimento e abandono concentrando-se em proteger Central City ... Estamos vendo uma Iris muito diferente, quase uma Iris muito endurecida.[70] Kreisberg também sugeriu um grande crescimento para Iris nesta temporada, e observou que" a estréia da temporada é toda sobre Iris e Cisco, não Barry".[71]

Em julho de 2017, Sterling Gates, escritor de quadrinhos da DC Comics, juntou-se como membro da equipe de roteiristas da quarta temporada.[72] Na turnê de imprensa da Television Critics Association em agosto de 2017, Pedowitz afirmou que a quarta temporada de The Flash "vai tentar encontrar a leveza ... de Barry Allen das duas primeiras temporadas",[73] e disse que o show foi provavelmente "feito com vilões velocistas".[74] No final do mês, Kreisberg confirmou o retorno de Harry Wells da Terra-2, dizendo que "a 4ª temporada para Harry é realmente perceber o que ele está perdendo em sua vida e o que ele precisa para se tornar uma pessoa melhor e mais completa, e assim ele vai embarcar em uma jornada emocional bastante épica nesta temporada que está ligada ao plano do Pensador", além de confirmar a introdução de uma nova versão do personagem Wells.[75]

Em setembro de 2017, Helbing observou "Há muito amor no ar nesta temporada" e comparou o reencontro de Barry e Iris com "alguém saindo para a guerra por seis meses e voltando. Há muito que Iris experimentou que Barry não" quando ele se foi, e é realmente [sobre] a diversão e o componente emocional de compensar aquele momento em que eles não estavam juntos. " Helbing também explicou que a Força de Aceleração "deixou [Barry] lidar com toda a bagagem [das últimas três temporadas]. Quando ele sai, ele meio que deixou tudo para trás."[76] Naquele mês, Kreisberg também confirmou que Barry e Iris vão se casar nesta temporada,[77] ao mesmo tempo que revelam que a dupla vai para terapia de casal, já que "[eles] continuam brigando de forma cômica inadvertidamente porque [ambos] estão acostumados a estar no comando, e então acabam indo ... trabalhar nisso. " Ele acrescentou: "Os dois com o terapeuta é uma das coisas mais engraçadas que já fizemos neste programa, mas também leva a um aprofundamento do relacionamento deles."[78]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Os membros do elenco principal Os membros do elenco principal Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Carlos Valdes, Tom Cavanagh, Jesse L. Martin e Keiynan Lonsdale voltaram das temporadas anteriores como Barry Allen / Flash, Iris West, Caitlin Snow, Cisco Ramon, Harrison Wells, Joe West, e Wally West respectivamente.[25] Cavanagh retratou principalmente Harry Wells da Terra-2 na temporada,[69] além de várias outras versões de Wells em papéis menores: Herr Wells da Terra-12, Wells 2.0 da Terra-22, H. Lothario Wells da Terra-47 , Wells o Cinza da Terra-13,[79] Sonny Wells da Terra-24 e HP Wells da Terra-25.[80] Também retornando do início da série está Jessica Camacho como Cynthia / Cigana.[29] Foi revelado que Tom Felton, que se juntou ao elenco como Julian Albert na terceira temporada, não seria um personagem regular na quarta temporada, e que não havia planos para ele aparecer.[81] A ausência de Julian será tratada "muito rapidamente - há uma razão pela qual ele não está mais com a equipe", disse Helbing.[82] Na estréia da temporada, é revelado que Julian retornou a Londres.[83] Kreisberg também confirmou que havia adiado o retorno planejado de Violett Beane como Jesse Quick devido ao grande número de velocistas no programa, mas não descartou um possível retorno no futuro.[84] Beane eventualmente apareceu como Jesse no episódio "Luck Be a Lady".[40] Britne Oldford, que anteriormente apareceu como Shawna Baez / Peek-a-Boo na primeira temporada e na webserie The Chronicles of Cisco, reprisou seu papel na estreia da temporada.[36]

Em julho de 2017, Neil Sandilands foi anunciado para ser escalado como Clifford DeVoe, um gênio metahumano que embarca em uma batalha de uma temporada com o Flash a fim de consertar tudo o que ele considera errado com a humanidade; enquanto Kim Engelbrecht foi anunciada como Marlize DeVoe, a mão direita de DeVoe e uma engenheira altamente inteligente que projeta dispositivos para ele; e Danny Trejo como Breacher, um caçador de recompensas da Terra-19 e pai da Cigana.[27]Também em junho, a série estava procurando escalar um papel que "deveria colocar o departamento de efeitos visuais à prova",[85] com o papel mais tarde revelado ser Ralph Dibny / Homem Elástico, um metahumano com a habilidade de esticar seu corpo a comprimentos e tamanhos sobre-humanos.[86] Hartley Sawyer foi escalado para o papel recorrente em julho como o investigador particular falante que, após descobrir suas habilidades, ajudará o Time Flash a resolver um dos maiores mistérios de Central City.[32] O personagem foi mencionado anteriormente na primeira temporada, como uma das quatorze pessoas que aparentemente morreram como resultado da explosão do acelerador de partículas.[87] No mês seguinte, Katee Sackhoff foi anunciada no papel recorrente de Amunet Black, que opera um mercado negro subterrâneo de supervilões metahumanos.[33]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens para a temporada começaram em 4 de julho de 2017,[88] em Vancouver, Columbia Britânica, e concluídas em 21 de abril de 2018.[89] Kevin Smith voltou a dirigir um episódio em janeiro de 2018.[90]

Música[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2017, o compositor da série Blake Neely e Nathaniel Blume começaram a compor a música para a quarta temporada.[91]

Ligações com o Universo Arrow[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2017, o presidente da The CW, Mark Pedowitz, anunciou oficialmente os planos para um evento crossover de quatro programas do Universo Arrow, cruzando episódios da série de televisão Supergirl, The Flash, Legends of Tomorrow e Arrow.[92] O crossover, Crisis on Earth-X, começou com Supergirl e uma exibição especial de Arrow em 27 de novembro de 2017, e concluído em The Flash e Legends of Tomorrow em 28 de novembro.[93] Antes disso, a atriz Emily Bett Rickards de Arrow aparece como Felicity Smoak no quinto episódio da temporada.[33] Após o crossover, Katie Cassidy (que já havia aparecido em The Flash como Laurel Lance e Sereia Negra) aparece no décimo nono episódio como Sereia-X, uma versão alternativa de Laurel da Terra-X. O ator David Ramsey aparece como John Diggle no vigésimo segundo episódio.

Marketing[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2017, o elenco da série apareceu na San Diego Comic-Con International para promover a temporada, onde filmagens exclusivas foram mostradas.[94] Durante o painel, um trailer da temporada foi mostrado, com James Whitbrook do io9 sentindo que, apesar do tom "sombrio", havia "alguns sinais divertidos da equipe se unindo para proteger a cidade sem [Barry] ... Sprinkle em algumas coisas malucas, como, digamos, um maldito Samuróide arrancado direto dos quadrinhos, e senhoras e senhores, você tem uma boa temporada de The Flash alinhada."[95] Ben Pearson da / Film sentiu ao ver o acordo de Iris West com a ausência de Barry foi "uma boa mudança de ritmo para aquele personagem", mas antecipou que "Barry [estaria] de volta dois ou três episódios no máximo."[96] Allison Keene do Collider também observou Iris "recebendo um real enredo "com Barry fora, e da mesma forma presumido que ele" [estaria] de volta ao rebanho no final do primeiro episódio "semelhante a Flashpoint na terceira temporada. Ela acrescentou: "Existem alguns novos inimigos, muita ação, muita tecnologia - é ótimo!"[97]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

A temporada começou a ser exibida em 10 de outubro de 2017, na The CW nos Estados Unidos,[98] e terminou em 22 de maio de 2018.[99]

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

A temporada foi lançado em Blu-ray em 28 de agosto de 2018.[100]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "The Flash Reborn" 10 de outubro de 2017 1.1/4 2.84[2] 0.7 1.92 1.8 4.77[101]
2 "Mixed Signals" 17 de outubro de 2017 0.9/4 2.54[3] 0.8 1.82 1.7 4.36[102]
3 "Luck Be a Lady" 24 de outubro de 2017 1.0/4 2.62[4] 0.8 1.84 1.8 4.46[103]
4 "Elongated Journey Into Night" 31 de outubro de 2017 0.7/3 1.99[5] 0.7 1.79 1.4 3.79[104]
5 "Girls Night Out" 7 de novembro de 2017 0.9/4 2.38[6] 0.8 1.84 1.7 4.22[105]
6 "When Harry Met Harry..." 14 de novembro de 2017 1.0/4 2.46[7] 0.7 1.83 1.7 4.29[106]
7 "Therefore I Am" 21 de novembro de 2017 0.8/3 2.20[8] 0.8 2.08 1.6 4.28[107]
8 "Crisis on Earth-X, Part 3" 28 de novembro de 2017 1.0/4 2.82[9] 0.7 1.83 1.7 4.64[108]
9 "Don't Run" 5 de dezembro de 2017 0.8/3 2.22[10] 0.6 1.45 1.4 3.67[109]
10 "The Trial of the Flash" 16 de janeiro de 2018 0.8/3 2.51[11] 0.7 1.55 1.5 4.06[110]
11 "The Elongated Knight Rises" 23 de janeiro de 2018 0.7/3 2.12[12] 0.7 1.69 1.4 3.81[111]
12 "Honey, I Shrunk Team Flash" 30 de janeiro de 2018 0.9/3 2.60[13] 0.8 1.84 1.7 4.43[112]
13 "True Colors" 6 de fevereiro de 2018 0.8/3 2.28[14] 0.9 2.00 1.7 4.28[113]
14 "Subject 9" 27 de fevereiro de 2018 0.7/3 2.12[15] 0.8 1.86 1.5 3.98[114]
15 "Enter Flashtime" 6 de março de 2018 0.7/3 2.04[16] 0.8 1.83 1.5 3.87[115]
16 "Run, Iris, Run" 13 de março de 2018 0.7/3 2.09[17] 0.7 1.58 1.4 3.67[116]
17 "Null and Annoyed" 10 de abril de 2018 0.6/2 1.82[18] 0.7 1.64 1.3 3.47[117]
18 "Lose Yourself" 17 de abril de 2018 0.7/3 1.88[19] 0.6 1.54 1.3 3.43[118]
19 "Fury Rogue" 24 de abril de 2018 0.6/2 1.90[20] 0.7 1.61 1.3 3.51[119]
20 "Therefore She Is" 1 de maio de 2018 0.6/2 1.70[21] 0.8 1.62 1.4 3.31[120]
21 "Harry and the Harrisons" 8 de maio de 2018 0.7/3 1.74[22] 0.6 1.52 1.3 3.26[121]
22 "Think Fast" 15 de maio de 2018 0.7/3 1.93[23] 0.6 1.40 1.3 3.30[122]
23 "We Are the Flash" 22 de maio de 2018 0.8/4 2.16[24] 0.7 1.57 1.5 3.73[123]

Resposta Crítica[editar | editar código-fonte]

A avaliação do site Rotten Tomatoes deu para a temporada um índice de 80% de aprovação dos críticos e com uma classificação média de 6,95/10 baseado em baseado em 19 comentários. O consenso do site disse: "Após uma virada instável na terceira temporada, The Flash retorna às suas raízes com uma quarta temporada repleta de humor, espetáculo e muito coração."[124]

Revendo os dois primeiros episódios da temporada, Allison Keene escrevendo para o Collider.com, sentiu a estréia "limpar a lousa, consertando muitos dos problemas que atormentaram o final da última temporada e criando um ambiente muito mais atenuado enredo. Mais importante, trouxe de volta um pouco de diversão. " Ela acrescentou que com uma "equipe otimizada", os personagens principais agora têm tempo para interagir e ter enredos significativos. No segundo episódio, Keene descreveu-o como "verdadeiramente um deleite" com a série levando "tempo para se concentrar nos relacionamentos dos personagens, e não apenas nos relacionamentos românticos" e cada personagem "sentindo-se como uma versão renovada de si mesmo, com um novo propósito narrativo" . Ela também destacou a configuração do Pensador "como um vilão tipo Alquimia que manipula metas malignas no caminho do Flash como parte de algum tipo de plano mestre", dizendo "The Flash é uma série que realmente funciona melhor como procedimental, com a equipe encontrando maneiras criativas de derrubar os vilões da semana."[125]

Ao revisar o final, Jesse Schedeen da IGN deu ao episódio "We Are the Flash" uma avaliação de 4,6/10, opinando que, "Por mais problemática que a série tenha sido este ano, é decepcionante, mas não é surpreendente ver a quarta temporada de The Flash terminar em uma nota tão branda."[126] Mike Cecchini do Den of Geek! da mesma forma atribuiu ao episódio uma classificação de 2,5/5. Em sua crítica, Cecchini sentiu que o final foi "o final de temporada mais fraco que o Flash já produziu" e que, "apesar de vários pontos altos, não foi realmente suficiente para salvar a temporada."[127] crítica positiva do The A.V. Club, Scott Von Doviak deu ao final um B +, elogiando o tom leve e os momentos de personagem, acrescentando que "Nada disso pode compensar os longos períodos de mediocridade este ano, mas pelo menos não me deixa com um mau gosto na minha boca."[128]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Collider classificou The Flash como a segunda melhor série de super-heróis de 2017.[129]

Ano Prêmio Categoria Nomeado(s) Resultado Ref.
2018 BMI Film, TV & Visual Media Awards BMI Network Television Music Award Nathaniel Blume e Blake Neely Venceu [130]
Kids' Choice Awards Favorite TV Actor Grant Gustin Indicado [131]
Favorite TV Show The Flash Indicado [131]
MTV Movie & TV Awards Best Hero Grant Gustin Indicado [132]
Saturn Awards Best Guest-Starring Performance on Television Hartley Sawyer Indicado [133]
[134]
Best Superhero Television Series The Flash Venceu [133]
Best Supporting Actress on a Television Series Candice Patton Indicado [133]
Teen Choice Awards Choice Action TV Actor Grant Gustin Venceu [135]
Choice Action TV Actress Danielle Panabaker Indicado [135]
Candice Patton Indicado [135]
Choice Action TV Show The Flash Venceu [135]
Choice TV Ship Grant Gustin ae Candice Patton Indicado [135]
2019 Leo Awards Best Guest Performance by a Male in a Dramatic Series Paul McGillion (por "True Colors") Indicado [136]
Best Visual Effects in a Dramatic Series Armen V. Kevorkian, Joshua Spivack, Marc Lougee, Shirak Agresta, Andranik Taranyan (por "We Are the Flash") Venceu [136]

Notas

  1. Lonsdale é creditado apenas pelos episódios em que aparece, e também é creditado como estrela especial convidada em "We Are The Flash".
  2. Cavanagh também retrata - em uma capacidade menos proeminente - Herr Wells da Terra-12, Wells 2.0 da Terra-22, H. Lothario Wells da Terra-47, Wells o Cinza da Terra-13, Sonny Wells da Terra-24, H.  P. Weels da Terra-25 e Eobard Thawne / Flash Reverso.

Referências

  1. Goldberg, Leslie (13 de abril de 2018). «'Riverdale,' 'Flash,' 'Supernatural' Among 10 CW Renewals». The Hollywood Reporter. Consultado em 13 de abril de 2018. Cópia arquivada em 13 de abril de 2018 
  2. a b Porter, Rick (11 de outubro de 2017). «'Voice', 'Flash', 'Lethal Weapon' & 'The Mick' adjust up, 'NCIS: New Orleans' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de outubro de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2017 
  3. a b Porter, Rick (18 de outubro de 2017). «'NCIS,' 'Voice' and 'This Is Us' adjust up, 'Black-ish' and 'L&O True Crime' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de outubro de 2017. Arquivado do original em 18 de outubro de 2017 
  4. a b Porter, Rick (25 de outubro de 2017). «'This Is Us,' 'Fresh Off the Boat,' 'Kevin' & World Series adjust up, 'L&O True Crime' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 25 de outubro de 2017. Arquivado do original em 26 de outubro de 2017 
  5. a b Porter, Rick (1 de novembro de 2017). «'The Middle' and World Series adjust up, 'Law & Order True Crime' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 1 de novembro de 2017. Arquivado do original em 1 de novembro de 2017 
  6. a b Porter, Rick (8 de novembro de 2017). «'The Middle' adjusts up, 'The Mayor' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de novembro de 2017 
  7. a b Porter, Rick (15 de novembro de 2017). «'Fresh Off the Boat,' 'The Flash' and 'Kevin' adjust up, 'Bull' and 'L&O True Crime' adjust down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de novembro de 2017 
  8. a b Porter, Rick (22 de novembro de 2017). «'Dancing With the Stars,' 'This Is Us,' all others hold: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de novembro de 2017 
  9. a b Porter, Rick (30 de novembro de 2017). «'The Flash,' 'This Is Us' and 'Rudolph' adjust up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 30 de novembro de 2017. Arquivado do original em 30 de novembro de 2017 
  10. a b Porter, Rick (6 de dezembro de 2017). «'Chicago Med' adjusts up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de dezembro de 2017 
  11. a b Porter, Rick (18 de janeiro de 2018). «Originals all hold, 'Modern Family' rerun adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de janeiro de 2018 
  12. a b Porter, Rick (24 de janeiro de 2018). «'LA to Vegas' and 'Bull' adjust down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de janeiro de 2018 
  13. a b Porter, Rick (31 de janeiro de 2018). «'Fresh Off the Boat' adjusts down, plus State of the Union analysis numbers: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 31 de janeiro de 2018 
  14. a b Porter, Rick (7 de fevereiro de 2018). «'NCIS' and 'Bull' adjust up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 
  15. a b Porter, Rick (27 de fevereiro de 2018). «'The Voice' and 'Kevin (Probably) Saves the World' adjust up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de fevereiro de 2018 
  16. a b Porter, Rick (7 de março de 2018). «'This Is Us' adjusts up, 'Lethal Weapon' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de março de 2018 
  17. a b Porter, Rick (14 de março de 2018). «'This Is Us,' 'The Voice,' 'NCIS,' 'Black-ish' adjust up, 'Rise' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 14 de março de 2018 
  18. a b Porter, Rick (11 de abril de 2018). «'Roseanne,' 'The Middle,' 'Lethal Weapon' adjust up, 'Black-ish' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de abril de 2018 
  19. a b Porter, Rick (18 de abril de 2018). «'NCIS,' 'Alex, Inc.,' 'Lethal Weapon,' 'The Flash' adjust up, 'For the People' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de abril de 2018 
  20. a b Porter, Rick (25 de abril de 2018). «'The Voice,' 'Chicago Med,' 'LA to Vegas' adjust up, 'Rise' and 'Deception' down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 25 de abril de 2018 
  21. a b Porter, Rick (2 de maio de 2018). «'Roseanne' and 'Chicago Med' adjust up, 'The 100' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 2 de maio de 2018 
  22. a b Porter, Rick (9 de maio de 2018). «'The Voice' and 'Chicago Med' adjust up, 'Bull' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de maio de 2018 
  23. a b Porter, Rick (16 de maio de 2018). «'The Middle,' NCIS,' 'Chicago Med' adjust up, 'The 100' adjusts down: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de maio de 2018 
  24. a b Porter, Rick (23 de maio de 2018). «'Roseanne' and 'NCIS' finales adjust up: Tuesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 23 de maio de 2018 
  25. a b c d e f g Cave, Rob (23 de maio de 2017). «The CW Releases Fall Season Synopses for Arrow, Flash, Supergirl & More». Comic Book Resources. Consultado em 23 de maio de 2017. Cópia arquivada em 23 de maio de 2017 
  26. Erao, Matthew (23 de maio de 2017). «Killer Frost Will Menace The Flash in Season 4». Screen Rant. Consultado em 23 de maio de 2017. Cópia arquivada em 20 de junho de 2017 
  27. a b c d Petski, Denise (15 de julho de 2017). «'The Flash': Neil Sandilands To Play The Thinker; Danny Trejo & Kim Engelbrecht Also Cast – Comic-Con». Deadline Hollywood. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  28. a b Gordon, Diane (12 de agosto de 2017). «'The Flash' Team Teases Season 4: 'It's the Fastest Man Alive Against the Fastest Mind Alive'». Variety. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  29. a b Macdonald, Lindsay (15 de julho de 2017). «The Flash: Carlos Valdes Shares Good News for Cisco and Gypsy 'Shippers». TV Guide. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  30. Damore, Meagan (5 de fevereiro de 2018). «Arrow's Latest Episode Features Surprise Cameo by Flash Character». Comic Book Resources. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  31. Burlingame, Russ (2 de novembro de 2017). «Exclusive: 'Law & Order' Veteran Joins 'The Flash' In Recurring Role». Comicbook.com. Consultado em 2 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2017 
  32. a b Petski, Denise (15 de julho de 2017). «'The Flash': Hartley Sawyer To Play Elongated Man In Season 4». Deadline Hollywood. Consultado em 15 de julho de 2017. Cópia arquivada em 15 de julho de 2017 
  33. a b c d Abrams, Natalie (12 de agosto de 2017). «The Flash adds Katee Sackhoff as DC Comics villain». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  34. Bryant, Jacob (12 de agosto de 2017). «'The Flash' Casts Sugar Lyn Beard as Hazard (Exclusive)». Variety. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  35. Abrams, Natalie (23 de maio de 2018). «The Flash boss on that Mystery Girl reveal, new season 5 threat». Entertainment Weekly. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  36. a b Abrams, Natalie (15 de julho de 2017). «The Flash: Britne Oldford books Peek-a-Boo return in premiere». Entertainment Weekly. Consultado em 15 de julho de 2017. Cópia arquivada em 15 de julho de 2017 
  37. Wickline, Dan (2 de novembro de 2017). «Flash Season 4: Katee Sackhoff Is Most Definitely Not Playing Starbuck». Bleeding Cool. Consultado em 17 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2017 
  38. Arvedon, Jon (16 de setembro de 2017). «The Flash: A New Tech-Controlling Villain Terrorizes Central City». Comic Book Resources. Consultado em 16 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 16 de setembro de 2017 
  39. Anderson, Jenna (17 de novembro de 2017). «'The Flash': Who Is The Black Bison?». Comicbook.com. Consultado em 17 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2017 
  40. a b «Why Wally West is Absent on The Flash». Screen Rant. 2 de novembro de 2017. Consultado em 2 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2017 
  41. Damore, Meagan (25 de outubro de 2017). «The Flash Reveals Gypsy's Given Name». Comic Book Resources. Consultado em 2 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2017 
  42. «'The Flash': 'Doctor Who', 'Titanic', and More Pop Culture References In "Girls Night Out"». Comicbook.com. 17 de novembro de 2017. Consultado em 9 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 9 de novembro de 2017 
  43. Wickline, Dan (9 de novembro de 2017). «The Flash Season 4, Episode 5 Recap: Girls Night Out». Bleeding Cool. Consultado em 9 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2017 
  44. a b c d e f g h i j Wickline, Dan (17 de novembro de 2017). «CW Releases 92 Images From Arrowverse Crossover: Crisis On Earth-X». Bleeding Cool. Consultado em 17 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2017 
  45. Petski, Denise (2 de novembro de 2017). «Wentworth Miller Exiting Arrowverse As Leonard Snart». Deadline Hollywood. Consultado em 2 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2017 
  46. Petski, Denise (17 de novembro de 2017). «'The Flash': Kendrick Sampson Cast As Brainstorm On The CW Series». Deadline Hollywood. Consultado em 5 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 5 de dezembro de 2017 
  47. Mitovich, Matt Webb (14 de janeiro de 2018). «The Flash Photos: Mark Valley Sees Barry as a Soft Target in Murder Trial». TVLine. Consultado em 1 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  48. a b c Gelman, Vlada (17 de janeiro de 2018). «The Flash Photos: Ralph Dibny Gets Upgraded Suit to Battle New Trickster». TVLine. Consultado em 17 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  49. Wickline, Dan (30 de janeiro de 2018). «Flash Season 4: Introducing the Atom Villain Dwarfstar». Bleeding Cool. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  50. Shapiro, Hannah (27 de fevereiro de 2018). «Is Izzy Bowin In DC Comics? 'The Flash' Made A Major Change To The Original Metahuman». Bustle. Consultado em 27 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 27 de fevereiro de 2018 
  51. Cardona, Ian (17 de fevereiro de 2018). «The Flash Is Introducing a Major New Speed Force Concept». Comic Book Resources. Consultado em 17 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de fevereiro de 2018 
  52. Ramos, Dino-Ray (22 de fevereiro de 2018). «'The Flash': Candice Patton Suits Up As Superhero For The First Time». Deadline Hollywood. Consultado em 22 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 22 de fevereiro de 2018 
  53. Fitch, Adam (29 de janeiro de 2018). «The Flash: Glee's Max Adler to Play DC Comics Villain Pyro». Comic Book Resources. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  54. Abrams, Natalie (13 de abril de 2018). «Spoiler Room: Scoop on Scandal, Once Upon a Time, Supergirl, and more». Entertainment Weekly. Consultado em 13 de abril de 2018. Cópia arquivada em 13 de abril de 2018 
  55. Mitovich, Matt Webb (14 de janeiro de 2017). «The CW Renews The Flash, Supernatural, Crazy Ex and 4 Others». TVLine. Consultado em 14 de janeiro de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2017 
  56. Abrams, Natalie (22 de fevereiro de 2017). «CW eyes true four-way superhero crossover next season». Entertainment Weekly. Consultado em 22 de março de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2017 
  57. Hurley, Laura (23 de maio de 2017). «The Flash Season 4 Is Making A Big Change Behind The Scenes». CinemaBlend. Consultado em 23 de maio de 2017. Cópia arquivada em 23 de maio de 2017 
  58. Burlingame, Russ (24 de maio de 2017). «Aaron Helbing Off the Flash in Season 4». Comicbook.com. Consultado em 4 de julho de 2017. Cópia arquivada em 20 de junho de 2017 
  59. Mitovich, Matt Webb (20 de junho de 2017). «The Flash Scoop: Season 4 Villain Is Exactly Who You Think It Is — Cast Him!». TV Line. Consultado em 20 de junho de 2017. Cópia arquivada em 20 de junho de 2017 
  60. Andreeva, Nellie; Patten, Dominic (11 de novembro de 2017). «'The Flash' Showrunner Andrew Kreisberg Suspended Over Sexual Harassment Allegations». Deadline Hollywood. Consultado em 11 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 11 de novembro de 2017 
  61. Ryan, Maureen (11 de novembro de 2017). «'Supergirl,' 'Arrow' Producer Suspended Amid Sexual Harassment Allegations by Warner Bros.». Variety. Consultado em 11 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 11 de novembro de 2017 
  62. Abram, Natalie (11 de novembro de 2017). «The Flash, Supergirl boss Andrew Kreisberg fired after sexual harassment allegations». Entertainment Weekly. Consultado em 11 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 11 de novembro de 2017 
  63. Abrams, Natalie (28 de julho de 2017). «The Flash: Barry Allen will return a changed man». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  64. Bucksbaum, Sydney (22 de março de 2017). «'The Flash' Season 4 Villain Won't Be a Speedster». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 de março de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2017 
  65. Topel, Fred (22 de março de 2017). «11 Things to Expect on The Flash, Supergirl, Arrow, and Legends of Tomorrow». Rotten Tomatoes. Consultado em 22 de março de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2017 
  66. Mitovich, Matt Webb (1 de junho de 2017). «'The Flash' Season 4 Spoilers — The Thinker/Clifford DeVoe New Villain». TVLine. Consultado em 1 de junho de 2017. Cópia arquivada em 1 de junho de 2017 
  67. Agard, Chancellor (22 de julho de 2017). «The Flash season 4 will restore the 'fun quotient' after darkest year yet». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 23 de julho de 2017 
  68. Kelly, Autumn (24 de junho de 2017). «Keiynan Lonsdale Talks Spoilers, New Music And Being An Introverted Extrovert». Newsweek. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 24 de julho de 2017 
  69. a b c Howard, Rachel (1 de junho de 2017). «'The Flash' Cast on Season 4, Barry's Return, and Killer Frost's Future». Collider. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  70. Hatchett, Keisha (24 de julho de 2017). «Candice Patton Teases a "Very Hardened" Iris in The Flash Season 4». TV Guide. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  71. Holbrook, Damian (22 de julho de 2017). «Comic-Con 2017: Your 'The Flash' Burning Questions Answered». TV Insider. Consultado em 8 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 8 de setembro de 2017 
  72. Sobon, Nicole (10 de julho de 2017). «Supergirl Comic Writer Sterling Gates Joins Flash Writing Staff». Comic Book Resources. Consultado em 1 de junho de 2017. Cópia arquivada em 1 de junho de 2017 
  73. Thomas, Kaitlin (12 de agosto de 2017). «The CW Boss Promises a Lighter Season of The Flash Is Coming». TV Guide. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  74. Bricker, Tierney (12 de agosto de 2017). «Another The Vampire Diaries Spinoff? Where's the Charmed Reboot? And More The CW News». E! Online. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  75. Abrams, Natalie (12 de agosto de 2017). «Spoiler Room: Scoop on Once Upon a Time, Supergirl, Teen Wolf, and more». Entertainment Weekly. Consultado em 4 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2017 
  76. «Fall TV Spoilers 2017: Scoop on 35+ Returning Favorites – The Flash». TVLine. 4 de setembro de 2017. Consultado em 4 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2017 
  77. Abrams, Natalie (4 de setembro de 2017). «Spoiler Room: Scoop on Supergirl, Arrow, The Good Place and more». Entertainment Weekly. Consultado em 4 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2017 
  78. Abrams, Natalie (4 de setembro de 2017). «The Flash: Barry and Iris heading to couples therapy». Entertainment Weekly. Consultado em 4 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2017 
  79. Plante, Corey (26 de fevereiro de 2018). «Everything We Know About Every Earth in the Arrowverse». Inverse. Consultado em 24 de maio de 2018. Cópia arquivada em 24 de maio de 2018 
  80. Mitovich, Matt Webb (24 de maio de 2018). «The Flash Recap: Will the Wisdom of the Crowd Be DeVoe's Undoing?». TVLine. Consultado em 24 de maio de 2018. Cópia arquivada em 24 de maio de 2018 
  81. Abrams, Natalie (15 de julho de 2017). «The Flash: Tom Felton not returning as series regular». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  82. Mitovich, Matt Webb (16 de setembro de 2017). «Matt's Inside Line: Scoop on Arrow, Lucifer, Flash, Supernatural, Gotham, #OneChicago, Elementary and More». TVLine. Consultado em 16 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 16 de setembro de 2017 
  83. «'The Flash' Season 4 Review: Restoring Hope». Collider (em inglês). 9 de outubro de 2017. Consultado em 2 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2017 
  84. Holbrook, Damian (2017). «The Flash: Behind the Scenes». TV Guide Comic-Con Special 2017. p. 12. With so many speedsters present in the season finale, executive producer Andrew Kreisberg decided to put a hold on Violett Beane's planned return as Jesse Quick. "But she has been such a great addition to the show," Kreisberg says. "We'll see what happens in Season 4." 
  85. Mitovich, Matt Webb (13 de junho de 2017). «Matt's Inside Line: Scoop on The Flash, Once, Lucifer, The Strain, Blindspot, Orphan Black, This Is Us and More!». TVLine. Consultado em 15 de julho de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  86. Damore, Meagan (15 de julho de 2017). «The Flash S4 Character Breakdown Reportedly Confirms Popular DC Hero». Comic Book Resources. Consultado em 15 de julho de 2017. Cópia arquivada em 15 de julho de 2017 
  87. Abrams, Natalie (15 de julho de 2017). «The Flash casts Hartley Sawyer as the Elongated Man». Entertainment Weekly. Consultado em 12 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2017 
  88. «The Flash Season 4 Begins Filming!». Fox8. 4 de julho de 2017. Consultado em 15 de julho de 2017. Cópia arquivada em 15 de julho de 2017 
  89. «DGC BC Production List» (PDF). Directors Guild of Canada. Consultado em 8 de junho de 2017. Cópia arquivada (PDF) em 4 de julho de 2017 
  90. Sobon, Nicole (19 de outubro de 2017). «Kevin Smith Wants To Direct Arrow, But Says He Won't Be Allowed To». Comic Book Resources. Consultado em 19 de outubro de 2017. Cópia arquivada em 19 de outubro de 2017 
  91. Blake Neely [cowonthewall] (30 de agosto de 2017). «#TheFlashSeason4 scoring has begun with co-composer @nblumeathan. And you thought last season was fun. Here we go!» (Tweet). Consultado em urlmorta=no 2017 – via Twitter  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  92. Andreeva, Nellie (23 de maio de 2017). «The CW Plans New 4-Series DC Crossover & What About Peak Superhero TV». Deadline Hollywood. Consultado em 23 de maio de 2017. Cópia arquivada em 23 de maio de 2017 
  93. Abrams, Natalie (4 de agosto de 2017). «CW sets two-night event for four-way superhero crossover». Entertainment Weekly. Consultado em 4 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2017 
  94. Goldberg, Matt (8 de junho de 2017). «'Westworld' Is Coming to Comic-Con; WBTV Announces Full Line-Up». Collider. Consultado em 4 de julho de 2017. Cópia arquivada em 4 de julho de 2017 
  95. Whitbrook, James (22 de julho de 2017). «The New Flash Trailer Is All About Trying to Live in a World Without Barry Allen». io9. Consultado em 13 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2017 
  96. Pearson, Ben (22 de julho de 2017). «Here's a Round-Up of All of The DC Comics TV Show Trailers From Comic-Con». /Film. Consultado em 13 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2017 
  97. Keene, Allison (22 de julho de 2017). «'The Flash' Season 4 Trailer Shows the Team Dealing with a Barry-less World». Collider. Consultado em 13 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 22 de julho de 2017 
  98. Andreeva, Nellie (8 de junho de 2017). «The CW Sets Fall 2017 Premiere Dates For 'Dynasty' & 'Valor' And Returning Series Returning Series». Deadline Hollywood. Consultado em 8 de junho de 2017. Cópia arquivada em 8 de junho de 2017 
  99. «Catch The CW's Season Finales This April and May!». The Futon Critic. 15 de março de 2018. Consultado em 15 de março de 2018 
  100. «The Flash: The Complete Fourth Season Blu-ray». Blu-ray.com. Consultado em 24 de maio de 2019. Cópia arquivada em 24 de maio de 2019 
  101. Porter, Rick (25 de outubro de 2017). «'The Good Doctor' is the most-watched show on TV in week 3 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 25 de outubro de 2017. Arquivado do original em 25 de outubro de 2017 
  102. Porter, Rick (2 de novembro de 2017). «'Chicago PD,' 10 more shows double in week 4 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 2 de novembro de 2017. Arquivado do original em 2 de novembro de 2017 
  103. Porter, Rick (9 de novembro de 2017). «'Grey's Anatomy' keeps rolling along in week 5 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de novembro de 2017. Arquivado do original em 9 de novembro de 2017 
  104. Porter, Rick (17 de novembro de 2017). «'This Is Us' and 12 more shows double in week 6 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 17 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2017 
  105. Porter, Rick (27 de novembro de 2017). «'This Is Us' rides high in week 7 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de novembro de 2017. Arquivado do original em 27 de novembro de 2017 
  106. Porter, Rick (5 de dezembro de 2017). «'Jane the Virgin,' 10 other shows double in week 8 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de dezembro de 2017. Arquivado do original em 5 de dezembro de 2017 
  107. Porter, Rick (7 de dezembro de 2017). «'Chicago Med' premiere makes solid gains in week 9 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de dezembro de 2017. Arquivado do original em 7 de dezembro de 2017 
  108. Porter, Rick (15 de dezembro de 2017). «CW crossovers get another bump in week 10 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2017 
  109. Porter, Rick (21 de dezembro de 2017). «'Agents of SHIELD' gets a good bump in week 11 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 21 de dezembro de 2017. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2017 
  110. Porter, Rick (1 de fevereiro de 2018). «'This Is Us,' 'The Good Doctor' both double in week 17 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 1 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2018 
  111. Porter, Rick (9 de fevereiro de 2018). «'This Is Us' sets NBC records in week 18 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2018 
  112. Porter, Rick (16 de fevereiro de 2018). «Closing the book on the Super Bowl 'This Is Us': Week 19 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 16 de fevereiro de 2018 
  113. Porter, Rick (22 de fevereiro de 2018). «'The Good Doctor' and 'This Is Us' on top again: Week 20 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 22 de fevereiro de 2018 
  114. Porter, Rick (15 de março de 2018). «'Agents of SHIELD,' 16 other shows double in week 23 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de março de 2018. Arquivado do original em 15 de março de 2018 
  115. Porter, Rick (22 de março de 2018). «'This Is Us' leads the week 24 broadcast Live +7 ratings – by quite a bit». TV by the Numbers. Consultado em 22 de março de 2018. Arquivado do original em 22 de março de 2018 
  116. Porter, Rick (29 de março de 2018). «'This Is Us' goes out on top: Week 25 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 29 de março de 2018. Arquivado do original em 29 de março de 2018 
  117. Porter, Rick (26 de abril de 2018). «'New Girl' premiere doubles in week 29 broadcast Live +7 ratings». Consultado em 23 de maio de 2018. Arquivado do original em 26 de abril de 2018 
  118. Porter, Rick (23 de maio de 2018). «'Scandal' and 'Criminal Minds' get biggest finale bumps in week 30 broadcast Live +7 ratings». Consultado em 23 de maio de 2018. Arquivado do original em 23 de maio de 2018 
  119. Porter, Rick (23 de maio de 2018). «'Agents of SHIELD,' 13 more shows double in week 31 broadcast Live +7 ratings». Consultado em 23 de maio de 2018. Arquivado do original em 23 de maio de 2018 
  120. Pucci, Douglas (23 de maio de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Originals' on CW More Than Doubles its Live Plus Same Day Figures in Delayed Viewing». Programming Insider. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  121. Porter, Rick (23 de maio de 2018). «'Chicago PD' wins the Windy City battle in week 33's broadcast Live +7 ratings». Consultado em 23 de maio de 2018. Arquivado do original em 23 de maio de 2018 
  122. Pucci, Douglas (23 de maio de 2018). «Live+7 Weekly Ratings: ABC Finale of 'Designated Survivor' Tops Broadcast Network Telecasts' Viewers Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 13 de junho de 2018 
  123. Porter, Rick (13 de junho de 2018). «'Roseanne' finale tops the week 35 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 13 de junho de 2018. Arquivado do original em 13 de junho de 2018 
  124. «The Flash: Season 4». Rotten Tomatoes. Consultado em 30 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  125. Keene, Allison (19 de outubro de 2017). «'The Flash' Season 4 Review: Restoring Hope». Collider. Consultado em 19 de outubro de 2017. Cópia arquivada em 19 de outubro de 2017 
  126. Schedeen, Jesse (23 de maio de 2018). «The Flash: "We Are the Flash" review». IGN 
  127. Cecchini, Mike (23 de maio de 2018). «The Flash Season 4 Episode 23 Review: We Are The Flash». Den of Geek!. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  128. Von Doviak, Scott (23 de maio de 2018). «The Flash season finale delivers a whirlwind conclusion to the Thinker saga». The A.V. Club. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  129. Valentine, Evan (21 de dezembro de 2017). «All of the Year's Superhero TV Shows, Ranked». Collider. Consultado em 14 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 14 de janeiro de 2018 
  130. «John Williams Honored With Special Award at 34th Annual BMI Film, TV & Visual Media Awards». Broadcast Music, Inc. 23 de maio de 2018. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  131. a b Pedersen, Erik (27 de fevereiro de 2018). «Nickelodeon Unveils 2018 Kids' Choice Awards Nominations». Deadline Hollywood. Consultado em 27 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 27 de fevereiro de 2018 
  132. Nordyke, Kimberly (23 de maio de 2018). «MTV Movie & TV Awards: 'Black Panther,' 'Stranger Things' Top Nominations». The Hollywood Reporter. Consultado em 23 de maio de 2018. Cópia arquivada em 23 de maio de 2018 
  133. a b c McNary, Dave (15 de março de 2018). «'Black Panther,' 'Walking Dead' Rule Saturn Awards Nominations». Variety. Consultado em 15 de março de 2018. Cópia arquivada em 15 de março de 2018 
  134. Hammond, Pete (13 de junho de 2018). «'Black Panther' Tops 44th Saturn Awards With Five; 'Blade Runner 2049' , 'Shape Of Water', 'Get Out' Also Score». Deadline Hollywood. Consultado em 13 de junho de 2018. Cópia arquivada em 13 de junho de 2018 
  135. a b c d e «Teen Choice Awards: Winners List». The Hollywood Reporter. 12 de agosto de 2018. Consultado em 12 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2018 
  136. a b «2019 Nominees & Winners by Name». Leo Awards. Consultado em 13 de junho de 2019. Cópia arquivada em 13 de junho de 2019 

Referênciais gerais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]