The Giant Claw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Giant Claw
A ameaça vem do Pólo (BR)
 Estados Unidos
1957 • P&B • 75 min 
Direção Fred F. Sears
Produção Sam Katzman
Roteiro Paul Gangelin
Samuel Newman
Elenco Jeff Morrow
Mara Corday
Género ficção científica
Idioma Inglês
Música Mischa Bakaleinikoff
Efeitos especiais Ralph Hammeras
Cinematografia Benjamin H. Kline
Edição Anthony Dimarco
Saul A. Goodkind
Estúdio Clover Productions
Distribuição Estados Unidos Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 1957
Página no IMDb (em inglês)

The Giant Claw (br.:A ameaça vem do Pólo) é um filme de ficção científica estadunidense de 1957, dirigido por Fred F. Sears. Produção da Clover Productions que usou o título provisório "Mark of the Claw" com distribuição da Columbia Pictures. Pouco conhecido no mercado de vídeo, apenas em outubro de 2007 foi lançado em DVD, como um dos dois discos reunidos sob o título Icons of Horror Collection - Sam Katzman.

The Giant Claw ganhou notoriedade pela baixa qualidade dos efeitos especiais.[1] [2] [3] O monstro do filme é particularmente mal feito: trata-se de uma marionete de uma ave gigante com um pescoço alongado, garras e dentes além de um penacho na cabeça dos mais esquisitos. Foram incluidas cenas de arquivo em alguns trechos do filme.

O protagonista Jef Morrow mais tarde confessou numa entrevista que ninguém do elenco tinha visto o monstro até o filme ser lançado. Morrow o assistiu pela primeira vez em um cinema de sua cidade natal mas deixou a sessão no meio, com medo de ser reconhecido e embaraçado com as gargalhadas do público a cada vez que a criatura surgia na tela.[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Jeff Morrow...Mitchell "Mitch" MacAfee
  • Mara Corday...Sally Caldwell
  • Morris Ankrum...General Edward Considine
  • Louis Merrill...Pierre Broussard
  • Edgar Barrier...Dr. Karol Noymann
  • Robert Shayne...General Van Buskirk
  • Frank Griffin...Piloto Pete
  • Clark Howat...Major Bergen
  • Morgan Jones...Leutnant

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Mitch MacAfee é um engenheiro eletrônico civil que trabalha para a Força Aérea Americana testando sistemas de radar em aviões. Quando pilotava um jato nas imediações do Pólo Norte, Mitch ficou alarmado ao avistar um "OVNI" que ele descreveu como uma sombra de um grande "navio de batalha". Ninguém acredita nele pois o radar não assinalara nada e nenhum outro piloto avistou o objeto. Mas com novos ataques a aeronaves a Força Aérea começa a investigar mais seriamente o assunto. A matemática Sally Caldwell confere fotos tiradas por balões meteorológicos e descobre a aparência do OVNI: uma ave gigante com garras e presas. Um sitiante canadense o chama de "La Carcagne", entidade do folcolore daquele pais descrita como uma mulher com cabeça de lobo e asas negras cuja aparição seria um prenúncio da morte de quem a vê [5] . Ao examinarem os destroços das aeronaves atacadas, os cientistas descobrem que o pássaro escapa do radar por ser protegido por um campo de energia de antimatéria que também o deixa imune ao ataque das armas mais pesadas, inclusive atômicas. Mitch então constroi uma arma emissora de partículas mésons que, segundo ele, será capaz de anular o campo de força do monstro. Enquanto isso, o pássaro chega à Nova Iorque e ataca o Empire State e o Prédio das Nações Unidas.

Referências

  1. Bad Movie Planet Recuperado em 08-09-2008
  2. The Monster Shack Recuperado em 08-09-2008
  3. B-Movie Graveyard Recuperado em 08-09-2008
  4. "The Giant Claw" on imdb.com
  5. Not So Scary... Top Ten Worst Movie Monsters!. BloodyDisgusting.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]