The Good German

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Good German
O Bom Alemão (PT)
O Segredo de Berlim (BR)
 Estados Unidos
2006 •  P&B •  105 min 
Direção Steven Soderbergh
Produção Ben Cosgrove
Gregory Jacobs
Roteiro Paul Attanasio
Baseado em Joseph Kanon
Elenco George Clooney
Cate Blanchett
Tobey Maguire
Género Suspense
Música Thomas Newman
Companhia(s) produtora(s) Virtual Studios
Section Eight
Distribuição Warner Bros.
Lançamento 15 de dezembro de 2006
Idioma Inglês

The Good German (br: O segredo de Berlim/ pt:O Bom Alemão) é um filme estadunidense de 2006 baseado no livro de Joseph Kanon dirigido por Steven Soderbergh.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Jacob "Jake" Geismer, um americano correspondente de guerra para o The New Republic , volta a Berlim durante as negociações de Potsdam entre as potências aliadas após a II Guerra Mundial foi mais na Europa (Maio de 1945), mas antes de hostilidades terminaram na Ásia (agosto 1945). Jacob testemunha seu motorista assassinado, um soldado norte - americano de marketeering chamado Tully ( Tobey Maguire ), sendo pescado de um rio, suspeitamente adjacente ao campo de conferências de Potsdam. Acredita-se que o cadáver esteja na posse de 50 mil reichsmarks alemães- que mais tarde foram revelados para serem impressos pelas forças de ocupação dos EUA.

Geismer se entrelaça tanto no mistério de seu motorista assassinado quanto na busca clandestina por forças soviéticas e americanas pelo desaparecido Emil Brandt. Ele se envolve mais nos dois mistérios quando sua investigação se interpela com a busca por Lena Brandt, uma judia - e a esposa de Emil - com quem Geismer tinha estado em um relacionamento antes da guerra. Lena sobreviveu ao Holocausto ao fazer "o que tinha que" para se manter vivo - no início do filme, isso é assumido como prostituição , mas Lena, na realidade, mantém um segredo mais sombrio de cumplicidade e culpa.

Emil Brandt é uma ex - oficial da SS que havia sido secretária de Franz Bettmann, engenheiro-chefe de produção do foguete V-2 no campo de concentração Mittelbau-Dora / Mittelwerk. Os soviéticos, os americanos e os britânicos tentam se apossar de Emil Brandt, por diferentes motivos. Os americanos já detiveram Bettmann em uma casa de segurança e pretendem transportá-lo para os EUA como parte de sua Operação Overcast / Paperclip para que ele trabalhe em seu próprio programa de foguete (ver Wernher von Braun). No filme, eles estão plenamente conscientes do papel de Bettmann no Camp Dora e sabem sobre o trabalho escravo usado no programa V-2, mas querem encobrir seu envolvimento (porque eles não poderiam empregar legalmente um criminoso de guerra conhecido ), que inclui eliminando Emil Brandt, cujo testemunho ou notas escritas evitariam o enxame de Bettmann.

A Geismer, em suas tentativas de obter seu antigo amante, Lena, fora de Berlim, se envolve cada vez mais na busca de Emil Brandt. Em um ponto, Lena dá as notas de Emil em Camp Dora para Geismer. Quando Lena e Geismer tentam entregar Emil Brandt ao promotor norte-americano acusado de lidar com casos de crimes de guerra, eles são interceptados pelas autoridades americanas que querem proteger Bettmann e Brandt é assassinado. Mas Geismer ainda tem os cadernos de Brandt, que ele agora negocia para os investigadores de crimes de guerra do Exército dos EUA (que acabaram por estar em liga com as outras autoridades americanas - as que querem manter essa evidência confidencial para esmagar Bettmann) troca de uma Persilschein (a desnazificação documento) e um visto para Lena, de modo que ela possa sair da Alemanha.

Através de um personagem menor de um dono judeu de uma casa de penhores que sobreviveu ao Holocausto com as pernas amputadas, o filme se refere à experimentação humana nazista , em particular para experimentos de transplante ósseo como foram feitos no campo de concentração de Ravensbrück.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.