The Great Mouse Detective

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Great Mouse Detective
Rato Basílio - O Grande Mestre dos Detectives (PT)
As Peripécias do Ratinho Detetive (BR)
Pôster original
 Estados Unidos
1986 •  cor •  74 min 
Direção Ron Clements
Burny Mattinson
Dave Michener
John Musker
Produção Burny Mattinson
Roteiro Peter Young
Vance Gerry
Steve Hulett
John Musker
Ron Clements
Baseado em Basil of Baker Street
(livro de Eve Titus)
Elenco Barrie Ingham
Val Bettin
Vincent Price
Susanne Pollatschek
Candy Candido
Alan Young
Género Suspense, Comédia
Música Henry Mancini
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Pictures
Silver Screen Partners
Distribuição Buena Vista International
Lançamento Estados Unidos 2 de Julho de 1986
Portugal 19 de Dezembro de 1986
Brasil 25 de Dezembro de 1986
Idioma Inglês
Orçamento US$ 14 milhões[1]
Receita US$ 25 milhões[1]
Página no IMDb (em inglês)

The Great Mouse Detective (As Peripécias do Ratinho Detetive no Brasil e Rato Basílio - O Grande Mestre dos Detectives em Portugal) é um filme de animação estadunidense produzido pela Walt Disney Pictures em 1986 e baseado em Basil of Baker Street de Eve Titus.

O longa é o vigésimo-sexto filme de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas estadunidenses em 2 de Julho de 1986, sendo dirigido por Burny Mattinson, David Michener, e a dupla John Musker e Ron Clements, que mais tarde dirigiu A Pequena Sereia e Aladdin.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta a história do ratinho detetive Basil e suas investigações na cidade de Londres por volta do ano de 1897. O filme começa com Flaversham, um fabricante de brinquedos, sendo raptado por um morcego. Olívia, a filha de Flaversham, com a ajuda do Dr. Dawson, decide contratar o detetive Basil para encontrar seu pai. Quando tenta contar a Basil sobre o ocorrido mas ele não lhe dá ouvidos até que ela diz que ele foi raptado por um morcego que havia pernas de pau. Então ele os conta que esse morcego trabalha pro Professor Ratagão, um gênio que todas as vezes que ele tentou prendê-lo ele escapou. Após a visita, Basil descobre rastros de Morcegão (ajudante de Ratagão) e segue suas pegadas até uma loja de brinquedos mas Olívia se descuida e é raptada pelo morcego. É descoberta uma lista para roubar e uma delas incluía a menina, então voltam para o laboratório e descobrem a localização mais aproximada do esconderijo de Ratagão. Então vão para um bar onde acontece um tumulto e entre a confusão, Morcegão vai para o esgoto. Basil e Dawson o seguem até o esgoto e são surpreendidos por Ratagão que havia tramado tudo. Então, com todos presos em ratoeiras e coisas do tipo, acabam se soltando e vão para o castelo da rainha. Ratagão tinha um plano que envolvia sequestrar a rainha e botar uma sózia robô em seu lugar para nomeá-lo rei da Inglaterra. Mas Basil acaba assumindo o controle do robô e acaba insultando Ratagão através dele. Depois, segue-se uma grande confusão e no meio dela, Ratagão pega Olívia e a leva em seu dirigível aéreo pilotado por Morcegão que é jogado do dirigível e morre. Basil, Dawson e Flaversham acabam improvisando um balão aéreo e vão atrás de Ratagão mas acabam se chocando com o Big Ben onde nele caem asil, Ratagão e Olívia que consegue se soltar e escapa de volta para o balão mas quando Basil tenta pular de volta, Ratagão o agarra e os dois caem nos ponteiro. Ratagão arranha Basil inúmeras vezes e o impurra do ponteiro mas basil não caiu e sim se segurou e uma das cordas. Nesse momento, o relógio badalou dez vezes mas o grande som foi suficiente para Ratagão se desequilibrar e os dois acabam caindo, e Ratagão morre. Basil acaba pegando um dispositivo com engrenagens e um hélice e acaba voando de volta para o balão. Tendo resolvido o caso Basil faz uma proposta para Dawson e eles tornam-se grandes amigos, resolvendo mistérios ao longo dos anos.

Produção[editar | editar código-fonte]

A elaboração da trama levou apenas um ano para ser concluída graças ao uso de computadores.

O personagem Professor Ratagão ficou 4 anos sendo desenvolvido.

O filme inclui algo revolucionário: é uma mistura de desenhos feitos à mão com computação gráfica (utilizada principalmente na locomoção das engrenagens do Big Ben) e de alguns personagens.

Música[editar | editar código-fonte]

  1. "The World's Greatest Criminal Mind" escrita por Larry Grossman e Ellen Fitzhugh, cantada por Vincent Price
  2. "Let Me Be Good To You" cantada e escrita por Melissa Manchester
  3. "Goodbye So Soon" escrita por Larry Grossman e Ellen Fitzhugh, cantada por Vincent Price

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Foi relançado nos cinemas pela Walt Disney em 1992 no Brasil com o título As peripécias do Ratinho Detetive.

Quando lançado originalmente, em 1986, o título do filme era The Great Mouse Detective. Quando a Disney trouxe o filme de volta aos cinemas, em 1992, o título foi alterado para The adventures of the Great Mouse Detective.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Edgar Allan Poe Awards (1986)

  • Indicado na categoria de melhor filme.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
The Black Cauldron
Lista de filmes da Disney
1980
Sucedido por
Oliver & Company