À Espera de um Milagre
| The Green Mile | |
|---|---|
| À Espera de um Milagre (PRT/BRA) | |
| Pôster promocional desenhado por Drew Struzan | |
1999 • cor • 189 min | |
| Direção | Frank Darabont |
| Produção | Frank Darabont David Valdes |
| Roteiro | Frank Darabont |
| Baseado em | The Green Mile, de Stephen King |
| Elenco | Tom Hanks David Morse Bonnie Hunt Michael Clarke Duncan James Cromwell Michael Jeter Graham Greene Doug Hutchison Sam Rockwell Barry Pepper Jeffrey DeMunn Patricia Clarkson Harry Dean Stanton |
| Gênero | Drama Policial Fantasia |
| Música | Thomas Newman |
| Direção de arte | Terence Marsh |
| Direção de fotografia | David Tattersall |
| Figurino | Karyn Wagner |
| Edição | Richard Francis-Bruce |
| Companhia(s) produtora(s) | Darkwoods Productions Castle Rock Entertainment |
| Distribuição | Warner Bros. |
| Lançamento | 10 de dezembro de 1999 |
| Idioma | Inglês |
| Orçamento | US$ 60 milhões[1] |
| Receita | US$ 290.701.374[1] |
| Página no IMDb (em inglês) | |
The Green Mile (À Espera de um Milagre[2][3]) é um filme norte-americano de 1999, dos gêneros drama, policial e fantasia, dirigido e roteirizado por Frank Darabont, com base no livro homônimo de Stephen King, lançado em 1996. O filme é narrado em flash-back e estrelado por Tom Hanks como Paul Edgecomb e Michael Clarke Duncan como John Coffey, narrando a história de Paul e de sua vida como agente penitenciário do corredor da morte durante a Grande Depressão e os eventos sobrenaturais por ele presenciados. O filme Recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor ator coadjuvante para Michael Clarke Duncan, Melhor som e Melhor roteiro adaptado.[4][5]
Sinopse[editar | editar código-fonte]
Em 1999, numa casa de repouso em Louisiana, Paul Edgecomb começa a chorar enquanto assiste ao filme Top Hat, da década de 30. Sua companheira de quarto, Elaine, fica preocupada, e Paul lhe diz que o filme lhe lembrou os eventos de 1935, que ocorreram durante a Grande Depressão, quando ele era chefe de guarda da prisão, encarregado do corredor da morte.
Naquele ano, Paul supervisiona os oficiais Brutus Howell, Dean Stanton, Harry Terwilliger e Percy Wetmore, na Penitenciária de Cold Mountain. Paul, que está sofrendo de uma infecção da bexiga, recebe o mais novo prisioneiro, John Coffey, um homem negro fisicamente forte, mas mentalmente bondoso e gentil, que está sob sua custódia. Coffey, que é um homem grandes proporções, foi condenado à morte pelo assassinato de duas jovens garotas brancas. Um dos outros presos é um nativo americano chamado Arlen Bitterbuck, que também foi acusado de assassinato e é o primeiro a ser executado. Enquanto isso, Percy demonstra ser um grande sádico. Ele é abusivo com um preso chamado Eduard Delacroix (Del), lhe quebrando os dedos com seu bastão, pisando em um rato de estimação chamado Sr. Jingles, que Del adotou, e repetidamente o ofendendo com insinuações homossexuais, além de sabotar sua execução, deliberadamente não absorvendo a esponja usada para conduzir eletricidade à cabeça de Del.
John começa a demonstrar poderes sobrenaturais. Ele cura a infecção de Paul, ressuscita o Sr. Jingles e cura Melinda Moores, a mulher do diretor da prisão, que sofria de um tumor no cérebro. Mais tarde, ele libera sua aflição em Percy, que sob sua influência, atira contra um outro prisioneiro, o assassino em massa, William "Wild Bill" Wharton. Wharton era um encrenqueiro, desde sua chegada. Ele agrediu os guardas quando lhe escoltaram para o quarteirão, fez travessuras em duas ocasiões, que mais tarde levaram Paul a mandá-lo para cela acolchoada do bloco, tateou Percy, fez uma observação racista na presença de John e revelou psiquicamente a John que foi ele quem havia estuprado e matado as duas meninas brancas. John foi preso injustamente, pelo crime de Wharton, já que ele havia estado no local sem sucesso tentando ressuscitar as duas crianças com seus poderes. John revela a história psiquicamente para Paul, que também recebe um pouco de sua energia sobrenatural. Enquanto isso, Percy é mandado para um manicômio, depois de entrar em estado vegetativo.
Paul discute com John a possibilidade de uma improvável fuga a longo prazo, pois ele não quer executar um homem que ele percebe ser um milagre de Deus. Embora esteja perturbado com a fato de ser executado injustamente, John diz a Paul que ele já passou por experiências psíquicas suficientes, e que está cansado da crueldade do mundo. Após revelar que nunca havia visto um filme, John assiste a Top Hat, com os outros guardas, como um forma de último pedido. John é executado naquela noite. Ele pede que o capuz habitual não seja colocado em sua cabeça, pois ele tem medo do escuro. Paul conclui sua história dizendo a Elaine que aquela foi a última execução, supervisionada por ele e Brutus. Após a execução de John, ambos tiveram empregos no sistema juvenil.
Elaine percebe que, desde que ele teve um filho adulto em 1935, Paul deve ser muito mais velho do que parece. Paul revela que ele tem, na verdade, 108 anos de idade. Ele tinha 44 anos quando conheceu John Coffey. Não só ele ainda está vivo, como o rato de Del, o Sr. Jingles, também está. Paul continua explicando que embora John nunca tenha pretendido que isso acontecesse, a cura de Paul lhe deu uma vida extraordinária, fazendo com que ele sobrevivesse mais que sua família e amigos, o que ele acredita ser um castigo de Deus por ter executado John. Mais tarde, Paul comparece ao funeral de Elaine e se pergunta, se o poder de John fez um rato, de vida curta, viver por seis décadas, quanto tempo ele próprio ainda terá na Terra.
Elenco[editar | editar código-fonte]
- Tom Hanks – Paul Edgecomb
- Dabbs Greer – Velho Paul Edgecomb
- Michael Clarke Duncan – John Coffey
- David Morse – Brutus "Brutal" Howell
- Bonnie Hunt – Jan Edgecomb
- James Cromwell – Warden Hal Moores
- Jeffrey DeMunn – Harry Terwilliger
- Barry Pepper – Dean Stanton
- Michael Jeter – Eduard Delacroix
- Graham Greene – Arlen Bitterbuck
- Doug Hutchison – Percy Wetmore
- Sam Rockwell – 'Wild Bill' Wharton
- Patricia Clarkson – Melinda Moores
- Harry Dean Stanton – Toot-Toot
- Bill McKinney – Jack Van Hay
- Brent Briscoe – Bill Dodge
- Eve Brent – Elaine Connelly
- William Sadler – Klaus Detterick
- Paula Malcomson – Marjorie Detterick
- Gary Sinise – Burt Hammersmith
Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]
As principais indicações e premiações do filme:
- Oscar 2000 (EUA)
- Globo de Ouro 2000 (EUA)
- Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Michael Clarke Duncan)[carece de fontes]
- Prêmio Saturno 2000 (EUA)
- Venceu nas categorias de melhor filme - ação, aventura, suspense[carece de fontes], melhor ator coadjuvante (Michael Clarke Duncan)[carece de fontes] e melhor atriz coadjuvante (Patricia Clarkson)[carece de fontes]
- Indicado nas categorias de melhor diretor[carece de fontes] e melhor música[carece de fontes]
- Academia Japonesa de Cinema 2001 (Japão)
- Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro[carece de fontes]
- Prêmio PFS 2000 (Political Film Society, EUA)
- Venceu na categoria Direitos Humanos[carece de fontes]
| A Wikipédia tem os portais: |
Referências
- ↑ a b «The Green Mile». Box Office Information (em inglês). The Numbers. Consultado em 28 de outubro de 2012
- ↑ «À Espera de um Milagre». Portugal: CineCartaz. Consultado em 29 de novembro de 2018
- ↑ «À Espera de um Milagre». Brasil: CinePlayers. Consultado em 29 de novembro de 2018
- ↑ a b c d e «The 72nd Academy Awards (2000) Nominees and Winners» (em inglês). oscars.org. Consultado em 28 de outubro de 2012
- ↑ «Oscar Victory Finally Lifts the Cloud for DreamWorks». The New York Times. 28 de março de 2000. Consultado em 28 de outubro de 2012
- Filmes dos Estados Unidos de 1999
- Filmes com trilha sonora de Thomas Newman
- Filmes baseados em obras de Stephen King
- Filmes sobre a velhice
- Filmes dirigidos por Frank Darabont
- Filmes premiados com o Prémio Saturno
- Filmes sobre pena de morte
- Filmes da Castle Rock Entertainment
- Filmes em língua inglesa
- Filmes ambientados em 1999
- Filmes sobre a Grande Depressão
- Filmes baseados em romances
- Filmes ambientados em 1935
- Filmes sobre psicopatas
- Filmes de drama dos Estados Unidos
- Filmes da Warner Bros.
- Filmes sobre prisões