The Human Factor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Human Factor
O factor humano (PT)
Autor (es) Graham Greene
Idioma língua inglesa
País Reino Unido Reino Unido
Género Thriller, romance de espionagem
Editora The Bodley Head
Lançamento 1978
Páginas 344
Edição portuguesa
Editora Bertrand, Círculo de Leitores
ISBN ISBN 972-42-2543-7
Cronologia
Último
Último
O Cônsul Honorário
A festa da bomba
Próximo
Próximo

O fator humano (The Human Factor, no original em inglês) é um romance de espionagem escrito pelo autor inglês Graham Greene, publicado em 1978 e adaptado para o cinema em 1979.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Maurice Castle é agente do serviço secreto inglês. Quando vivia na África do Sul, foi ajudado por um comunista a tirar do país Sarah, a mulher por quem estava apaixonado. Sentindo-se grato, concorda em colaborar com a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Torna-se um agente duplo.

Passados alguns anos, em Londres, o vazamento de informações é descoberto e o serviço secreto inglês começa uma investigação. A suspeita recai, porém, em Arthur Davis, amigo de Castle, que acaba sendo eliminado.

A narrativa do livro concentra-se em Londres, com algumas referências ao tempo em que Castle viveu na África do Sul.

Além de Castle, Davis e Sarah, participam da trama as seguintes personagens: John Hargreaves, o 'C', chefe do serviço secreto inglês; Doutor Percival, amigo de C e membro desse serviço, que elimina Davis; o Coronel Daintry, também membro do serviço Secreto inglês - ele participa da investigação para descobrir o agente duplo, mas discorda da precipitação do Doutor Percival em eliminar Davis; Sam, o filho de Sarah; e Muller, do serviço secreto sul-africano.