The Incredible Hulk (1982)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Incrível Hulk (The Incredible Hulk, no original) é uma série animada de televisão de 1982, baseada no personagem homônimo da Marvel Comics. A série teve apenas uma temporada com 13 episódios. Foi exibida pela NBC em combinação com Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos chamando-se The Amazing Spider-Man and The Incredible Hulk. É a segunda série sobre o Hulk feita para a TV.

O desenho é lembrado pela narração do próprio criador do Hulk, Stan Lee e pela BGM (música de pano de fundo) retirada de Caverna do Dragão.

Diferenças entre esta animação e a série de TV O Incrível Hulk[editar | editar código-fonte]

Diferentemente da série de TV, que foi produzida alguns anos antes, esta animação baseou-se mais fielmente na história original dos quadrinhos (fora o fato de a origem do Hulk, neste desenho, ter uma certa participação de alienígenas, ao invés de espiões soviéticos). Também nesta versão são mostrados muito mais personagens das histórias do Hulk, como: Betty Ross, o Major Glenn Talbot (que é chamado aqui de Ned), Rick Jones, Betty Ross e seu pai, o General Ross, bem como a prima de Banner, Jennifer Walters que se transformará na Mulher-Hulk, sendo essa a sua primeira aparição nos desenhos.

Apenas um clássico vilão das histórias do Hulk surge em toda a série: o Líder, os demais que aparecem costumam ser comumente vistos enfrentando outros heróis do Universo Marvel.

Neste desenho alguns personagens são inseridos na história do Hulk, como a namorada de Rick Jones, Rita, e seu pai, Rio, dono de uma lanchonete no Novo México. Essa família é de origem hispânica. Há outras mudanças com relação aos personagens típicos das narrativas do Hulk: Rick Jones é um jovem loiro com estilo de cowboy e Betty Ross é morena (branca de cabelos pretos) e trabalha com Banner no laboratório.

Alterações para evitar censura[editar | editar código-fonte]

A série teve que se submeter a uma série de adaptações para que não sofresse cortes, porque tratava-se de um programa destinado a um público mais jovem. Assim, por exemplo, o armamento da tropa da Base Gama não era composto de armas comuns, mas tratava-se de um arsenal no estilo de ficção científica bem futurístico. Tudo para evitar que se percebesse qualquer semelhança com as armas e o poder de destruição que as armas comuns do Exército têm. Uma outra mudança, e frequentemente lembrada, é que todas as vezes que o Hulk se transformava de novo em Banner suas roupas voltavam miraculosamente ao normal.

Guia de Episódios[editar | editar código-fonte]

Episódio Título (BR) Título (Original) Sinopse
1 "A Sepultura do Desconhecido Hulk" "Tomb of the Unknown Hulk" Hulk enfrenta o Dr Octopus que tenta invadir a Base Gama e roubar um armamento letal.
2 "Prisioneiro do Monstro" "Prisoner of the Monster"
3 "A Origem do Hulk" "Origin of the Hulk"
4 "Quando os Monstros se Encontram" "When Monsters Meet"
5 "O Projeto Cíclope" "The Cyclops Project"

O Dr. Donovan inventou Ciclope, o computador mais poderoso do planeta, para salvaguardar a toda a defesa militar dos Estados Unidos. Mas Ciclope logo começa a pensar em si como superior aos seres humanos e, tendo descoberto a verdadeira identidade do Hulk, planeja dominar o mundo.

6 "Bruce Banner é Desmascarado" "Bruce Banner Unmasked"

O General Ross ordena a Bruce e Betty que usem o computador Garth 7 para descobrir onde o Hulk se encontra para direcionar o Major Talbot e uma equipe de Hulkbusters ao encalço da criatura. Enquanto isso, o malvado Mestre das Marionetes (como é chamado aqui o Mestre dos Bonecos) está assumindo Mesa City, controlando a mente de cada cidadão como meras marionetes. Ele também fez uma figura de barro do Hulk para usar como parte de seu plano mestre e, com isso, acabou descobrindo a sua verdadeira identidade.

7 "A Criatura e a Garota das Cavernas" "The Creature and the Cavegirl"
8 "A Coisa Vive, Cresce e Destrói" "It Lives! It Grows! It Destroys!"
9 "O Incrível Hulk Que Encolheu" "The Incredible Shrinking Hulk"
10 "O Líder do Bando" "Punks on Wheels"
11 "A Mulher Hulk" "Enter: She-Hulk"
12 "O Jovem Que Viu o Futuro" "The Boy Who Saw Tomorrow"
13 "O Hulk Destrói Bruce Banner" "The Hulk Destroys Bruce Banner"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.