The Little Drummer Girl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre um livro. Para sua adaptação cinematográfica, veja The Little Drummer Girl (filme).
The Little Drummer Girl
A Rapariga do Tambor (PT)
A Garota do Tambor (BR)
Autor(es) John le Carré
Idioma inglês
País Reino Unido
Gênero romance de espionagem
Editora Hodder & Stoughton (UK)
Alfred A. Knopf (USA)
Lançamento 1983
Páginas 430
ISBN 0-340-32847-9
Edição portuguesa
Tradução Wanda Ramos
Editora Presença
Lançamento 2001
Páginas 371
ISBN 9789722030489
Edição brasileira
Editora Record
Lançamento 1983
ISBN 978-8501021892
Cronologia
Smiley's People
A Perfect Spy

The Little Drummer Girl[1] (Brasil: A Garota do Tambor / Portugal: A Rapariga do Tambor) é um romance de espionagem de John le Carré, publicado em 1983. A história segue as manipulações de Martin Kurtz, um espião israelita que pretende matar Khalil, um terrorista palestino que está a atacar alvos judaicos na Europa, particularmente na Alemanha, e de Charlie, uma atriz inglesa e agente dupla que trabalham em nome dos israelitas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Martin Kurtz, um espião israelita que trabalha numa agência clandestina para permitir uma negativa plausível para os seus superiores, recruta Charlie, uma atriz de esquerda radical de Inglaterra, como parte de um elaborado esquema para descobrir o paradeiro de Khalil, um terrorista palestino. Joseph é o agente encarregue de Charlie. O irmão mais novo de Khalil, Salim, é sequestrado, interrogado e morto pela unidade de Kurtz. Joseph faz-se passar por Salim e viaja pela Europa com Charlie, a fim de fazer Khalil acreditar que Charlie e Salim são amantes. Quando Khalil descobre o caso e contata Charlie, os israelitas descobrem o seu paradeiro.

Charlie é levado para campos de refugiados palestinos para ser treinada como bombista. Ela torna-se mais simpatizante com a causa palestina, e as suas lealdades divididas levam-na perto do colapso. Charlie é enviada numa missão para colocar uma bomba numa palestra dada por um israelita moderado cujas propostas de paz não são do gosto de Khalil. Ela executa a missão sob a supervisão dos israelitas. Como resultado, Joseph mata Khalil. Charlie, posteriormente, sofre um colapso mental causado pela tensão da sua missão e das suas próprias contradições internas.

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

The Little Drummer Girl foi adaptado ao cinema por George Roy Hill em 1984. Foi protagonizado por Diane Keaton como Charlie, Yorgo Voyagis como Joseph e Klaus Kinski como Kurtz.

Referências

  1. «Books Of The Times». New York Times. Consultado em 25 de Outubro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.