The Love of Siam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.

The Love of Siam (em tailandês: รัก แห่ง สยาม ; em português: O Amor de Sião) é um filme tailandês de 2007 dos gêneros romance e drama com temática gay. O filme foi escrito e dirigido por Chookiat Sakveerakul. A história baseia-se em um drama familiar e um romance gay entre dois adolescentes.

O filme foi lançado na Tailândia em 22 de novembro de 2007. O fato de possuir um enredo gay inicialmente causou polêmica, mas o filme foi recebido com aclamação da crítica e provou ser bem sucedido financeiramente. Ele dominou a temporada de premiações na Tailândia em 2007, vencendo a categoria de Melhor Filme em quase todos os grandes eventos de cinema do país.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Aos dez anos de idade, Mew e Tong são vizinhos. Mew é um garoto tímido e teimoso, enquanto Tong é um menino mais extrovertido e enérgico, que vive com seus pais e sua irmã, uma família católica romana de origem chinesa. Tong quer fazer amizade com Mew, mas o garoto mostra-se quieto e inicialmente fechado. Na escola, Mew é provocado por vários outros alunos e perseguido por ser afeminado, até Tong tomar a iniciativa de defendê-lo. Tong e Mew começam uma amizade. Mew recebeu de presente um piano de seu avô, usado constantemente por sua avó, que gosta de tocar uma canção chinesa. Perguntada por Mew o motivo de gostar de tocar a canção, ela responde que o avô a oferecia para ela quando estes eram jovens, e que um dia Mew irá entender o significado da canção.

Tang, a irmã mais velha de Tong, vai com seus amigos passar as féria em Bangkok com a permissão de seus pais. Tong compra um presente para Mew, um jogo com peças de caça ao tesouro, uma tradição em sua família. Um por um, Mew encontra todas as peças, com exceção da última que está escondida em uma árvore. A árvore é cortada, assim como Mew está prestes a recuperar a última peça do presente incompleto de Tong. Tong está decepcionado com seu infortúnio, mas Mew permanece grato aos esforços de Tong.

Os pais de Tong não conseguem entrar em contato com Tang e temem que ela possa estar perdida. Tong vê-se triste e preocupado, e chora enquanto Mew tenta consolá-lo. A família é incapaz de encontrar Tang, e decidem se mudar de Chiang Mai para Bangkok. Depois de se despedir de Mew, que lhe diz algumas palavras de despedida, Tong olha para trás e observa o amigo enxugando os olhos com a manga da camisa, enquanto o carro da família de Tong se afasta da cidade.

Seis anos se passam. O pai de Tong, Korn, tornou-se um alcoólatra devido a sua culpa por ter perdido a filha. Tong vive um namoro conturbado com Donut, uma garota de sua escola. Tong e Mew estão agora no último ano do ensino médio em Siam Square. Mew é um talentoso vocalista de uma banda. O encontro desperta sentimentos antigos que Mew tem abrigados desde a infância, seu amor por Tong.

O empresário da banda de Mew, Aod, instrui os jovens músicos a escrever uma canção sobre o amor, a fim de vender mais discos. Ele sugere a contratação de uma vocalista feminina para a banda. Coincidentemente, a nova vocalista, June, é muito parecida com Tang, a irmã desaparecida de Tong. Quando Tong finalmente encontra-a, ele e sua mãe, Sunee, elaboram um plano para fingir que June é Tang, na esperança de que Korn se recupere de sua depressão alcoólica. June aceita o pedido e tem um bom desempenho ao enganar Korn. Ela o convence a proferir uma oração budista na mesa de jantar, ao invés de uma oração católica. Surpreendentemente, para Sunee, June parece conhecer muito sobre o passado da família, mesmo com a garota negando que seja a filha desaparecida.

Mew também é objeto de uma paixão não correspondida de uma menina, sua vizinha obsessiva, Ying. A adolescente está tentando usar um boneco de vodu e outros truques para fazer com que Mew se apaixone por ela. Infelizmente, para ela, Mew está mais interessado em seu amigo de infância, Tong, que se tornou a inspiração para escrever a nova canção de amor. Aod e os colegas de banda de Mew estão impressionados com a composição de Mew.

Como parte do plano de Tong e Sunee, uma festa é realizada para receber Tang (na verdade, June). A banda de Mew é convidada para o entretenimento. Cantando a nova canção de amor pela primeira vez em público, os olhos de Mew se cruzam com os olhos de Tong. Depois da festa, quando todos saem, os dois garotos compartilham um beijo prolongado. Invisíveis, Sunee testemunha acidentalmente o beijo. No dia seguinte, ela ordena com firmeza que Mew se afaste de seu filho. Quando Tong descobre que sua mãe interferiu, os dois se desentendem, mas as ações conseguiram criar um racha entre os adolescentes. Mew está inconsolável e perde sua inspiração musical abandonando a banda musical.

O alcoolismo de Korn leva a uma doença hepática, que envia-o para um hospital. Enquanto isso, June questiona a eficácia do plano, notando que Korn não diminuiu seu consumo de álcool. Ela abandona Korn, enquanto este pergunta se ela vai voltar para o Natal. Depois que ela sai, Korn começa a comer mais e a tomar sua medicação para o fígado.

Na época do Natal, Tong e sua mãe decoram uma árvore de Natal. Ele mostra-lhe como ela é controladora. June parte de Bangkok com destino à Chiang Mai. Não fica claro se June e Tang eram a mesma pessoa.

Tong vai para a Praça Siam ao encontro com Donut. Mew já voltou à banda, e eles estão cantando nas proximidades. Tong abandona Donut, dizendo que eles não estão mais juntos. Ele, então, corre para ver Mew cantar e é ajudado por Ying, que aceitou o fato de que Mew ama Tong. Após a apresentação, Tong dá a Mew seu presente de Natal, um nariz faltando no boneco de madeira que Tong lhe deu quando eram crianças. Tong diz a Mew, então: "Eu não posso ser seu namorado, mas isso não quer dizer que eu não te amo."

O filme termina com Mew colocando o nariz desaparecido de volta no boneco de madeira, dizendo "obrigado" e chorando baixinho.

Elenco[editar | editar código-fonte]