The Middle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre uma telessérie. Para a canção, veja The Middle (canção).
No Meio do Nada (PT)
The Middle: Uma Família Perdida no Meio do Nada (BR)


Foto promocional do elenco durante a primeira temporada.
Informação geral
Formato sitcom
Gênero comédia
Duração 20-22 min
Estado Finalizada
Criador(es) DeAnn Heline
Eileen Heisler
Elenco Patricia Heaton
Neil Flynn
Charlie McDermott
Eden Sher
Atticus Shaffer
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 9
Episódios 215 (lista de episódios)
Produção
Câmera Câmera única
Narrador(es) Patricia Heaton
Empresa(s) produtora(s) Warner Bros. Television
Exibição
Emissora original ABC
Distribuição Warner Bros. Television Distribution
Formato de exibição 720p
1080i (HDTV)
Transmissão original 30 de setembro de 2009 - 22 de maio de 2018

The Middle (bra: The Middle: Uma Família Perdida no Meio do Nada[1]; prt: No Meio do Nada[2]) é uma série de televisão norte-americana de comédia que estreou na ABC em 30 de setembro de 2009.[3] Depois de apenas 2 episódios, foi renovada para uma temporada completa de 22 episódios e teve o contrato renovado a 12 de janeiro de 2010, para uma nova temporada.

Em 2 de agosto de 2017, foi anunciado que a série acabaria na nona temporada, após o pedido dos criadores.[4] Em 22 de maio de 2018, foi exibido o último episódio.[5]

No Brasil, a série estreou em 2010 pelo canal a cabo Warner Channel, que não exibe mais a série. Em outubro de 2012, começou a ser exibida pelo SBT, nas madrugadas de sábado para o domingo,[6] até ser substituída pelo jornal SBT Notícias, em 2016. Atualmente, a série é exibida logo após as novelas da tarde, apenas no sinal do SBT SAT 2, para ajudar as suas emissoras filiais e afiliadas na exibição de conteúdo local, no horário das 19h20.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série conta com Francis "Frankie" Heck (Patricia Heaton), mulher de meia-idade e de classe média,  e o seu marido Mike (Neil Flynn), que residem na pequena cidade fictícia de Orson, Indiana. Eles são pais de três filhos, Axl (Charlie McDermott), Sue (Eden Sher),e Brick (Atticus Shaffer).

A série é narrada por Frankie, que inicialmente era uma vendedora de baixo desempenho em uma concessionária de carros usados e mais tarde uma assistente dentária. Seu marido, Mike, administra uma pedreira local e serve como um estabilizador da família. Frankie muitas vezes queixa-se sobre a falta de amor na família. As crianças são muito diferentes umas das outras: o filho mais velho, Axl, um adolescente popular, mas pouco motivado e cínico, é bom em desporto, mas não na escola; a filha Sue é uma adolescente entusiasmada, mas mal-sucedida e socialmente desajeitada; e o filho mais novo, Brick, é um leitor compulsivo inteligente, mas introvertido e com traços comportamentais estranhos. A família Heck é mostrada muito frequentemente em frente a televisão; já os jantares da família são constituídos basicamente por congelados e fast-food.[7]

Elenco e Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Patricia Heaton interpreta Frances "Frankie" Heck, que é casada e possui três filhos. Frankie é a personagem principal e também a narradora do programa. Esposa e mãe devotada, ela vê a família como a coisa mais importante que possui na vida. A frase "you do for family" ("Você faz pela família") guia sua rotina diária, apesar das frustrações que ela tem com os três filhos e as tias idosas (Edie e Ginny), que sempre dependem dela. Ela trabalha como vendedora de carros na Ehlert Motors até à quarta temporada, quando é despedida. Em vez de continuar à procura dos trabalhos habituais, decide estudar e começa a trabalhar como assistente de dentista em um consultório odontológico. No final da primeira temporada, descobrimos que Frankie frequentou a faculdade, mas nunca concluiu o seu curso.[8]
  • Neil Flynn interpreta Michael "Mike" Heck, marido de Frankie. Conhecido pela sua honestidade e comportamento antiquado. Mike trabalha numa pedreira como gerente e, apesar do comportamento incomum em relação à família e ao trabalho, ele é um marido devotado que sempre está presente quando Frankie precisa de sua ajuda. Do que foi mostrado na série até agora, sabemos que Mike corria atrás de Frankie quando eram jovens e que ela não gostava dele e até mentia a respeito do próprio nome para tentar enganá-lo. Apesar de uma breve interrupção no namoro, eles estão juntos desde o primeiro encontro.[9]
  • Charlie McDermott interpreta Axl Heck, adolescente desportista, filho de Frankie e Mike, que não liga para usar nada além de cuecas samba-canção quando está em casa. Ele representa o estereótipo do irmão mais velho: sarcástico, preguiçoso e malvado para com os irmãos. Contudo, ele, às vezes, até parece se importar com a família e, além disso, Axl também possui um bom coração. Ele é um desafio para Frankie, que deseja que ele fosse mais próximo a ela, já que aparentemente ele era o "filhinho da mamãe" quando criança, algo que Frankie quer ter de volta.[10]
  • Eden Sher interpreta Sue Sue Heck, a adolescente que é um fracasso social, filha do meio de Frankie e Mike. Ela parece falhar em tudo o que tenta, mas o otimismo e determinação que possui a fazem continuar tentando.[11] Sue é tanto o primeiro nome quanto o nome do meio dela, já que o nome dela foi escrito acidentalmente duas vezes na certidão de nascimento.
  • Atticus Shaffer interpreta Brick Heck, filho mais novo, que é um garoto estranho que gosta de ler e tem o hábito de sussurrar para si mesmo. Ele é excepcionalmente inteligente, mas muito disperso e se distrai facilmente, o que o leva a ignorar - ou simplesmente esquecer - os trabalhos de casa e tarefas escolares.[12]

Personagens Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Brian Doyle Murray interpreta Don Ehlert, dono da revendedora de carros onde o trabalho Frankie e Bob. Ehlert é um grosseirão, misógino e desprezível. Frankie e Bob constantemente se preocupam que ele ira demiti-los.
  • Chris Kattan interpreta Bob Weaver, o melhor amigo de Frankie no trabalho, que se sai ligeiramente melhor do que ela nas vendas de automóveis. Ele é frequentemente descrito como uma pessoa solitária. Ele tem uma maneira não tão sutil de tentar ajudar Frankie, o que tende a ir sempre ao caminho errado.[13] (Personagem recorrente até a 3ª temporada, aparece como convidado na 4ª e na 5ª).
  • Jeanette Miller interpreta Tia Edie e Frances Bay, Tia Gina são as tias-avós de Frakie que são fumantes. Tia Edie costumava trabalhar na pedreira de Mike como o contadora, enquanto a tia Gina, que era cadeirante ficava do lado de fora da pedreira. Elas têm um Basset Hound doente chamado Doris. Na Terceira Temporada, a atriz que interpretava a Tia Gina, Frances Bay, morreu, o que causou a morte da sua personagem na série.
  • Jen Ray interpreta Nancy Donahue, e Beau Wirick, Sean Donahue (filho de Nancy e melhor amigo de Axl), os Donahue são vizinhos dos Heck, é considerada a família "perfeita" da vizinhança e o oposto dos Hecks, e constantemente invejada por Frankie.
  • Brock Ciarlelli interpreta Brad Bottig, o namorado de Sue durante a 1ª temporada, que segue sendo o melhor amigo dela durante as temporadas seguintes, Brad tem um jeito meio afeminado, que somente Sue não nota, apesar de desconfiarem que ele seja gay, Frankie e Mike preferem não dizer isso à filha.
  • Blaine Saunders interpreta Carly, melhor amiga de Sue Heck na escola. Em um episódio da 9ª temporada, Carly participa da festa de Ano Novo da Hecks, onde é revelado que ela teve um bebê (e está implícito que ela é uma mãe solteira).
  • John Gammon interpreta Darrin,outro melhor amigo de Axl. A partir da terceira temporada passa a ser namorado de Sue.
  • Brooke Shields interpreta Rita Glossner, vizinha grosseira e problemática dos Hecks. Ela é mãe solteira de quatro meninos indisciplinados que infernizam os vizinhos.
  • Marsha Mason interpreta Pat Spence, a mãe de Frankie. Sua última aparição foi no episódio da 9ª temporada, "The Setup".
  • Jerry Van Dyke interpreta Tag Spence, o pai de Frankie. Sua última aparição foi no episódio episódio 21 ("Two of a Kind"), da 6ª temporada.
  • Molly Shannon interpreta Janet, a irmã de Frankie.
  • John Cullum interpreta Michael "Big Mike" Heck Sr., o pai de Mike. Viúvo, recluso e de poucas palavras, ele parece ser um pai não amoroso e indiferente, mas isso ocorre porque ele não quer ser um "incômodo" para os seus filhos. Também é retratado como um acumulador.
  • Norman Gene Macdonald interpreta Orville "Rusty" Heck, o irmão de Mike. Costuma inventar desculpas para não assumir responsabilidades ou fazer qualquer coisa que o Mike peça.
  • Paul Hipp interpreta Reverendo Timothy "Tim-Tom" Thomas, jovem pastor profundamente admirado por Sue e que é conhecido por compor músicas sobre qualquer assunto.
  • Moisés Arias interpreta Matt, um garoto da equipe de luta livre da Orson High que gosta da Sue; ele se torna o primeiro namorado de verdade de Sue, mas eventualmente termina o relacionamento depois de se mudar e se apaixonar por outra garota.
  • Katlin Mastandrea interpreta Ashley "Weird Ashley", é a colega de classe "estranha" de Axl, que vira seu encontro acidental no baile de formatura em duas ocasiões. Ela também faz parte da equipe de wrestlerette da Sue.
  • Galadriel Stineman interpreta Cassidy Finch, a namorada de Axl em seu último ano do ensino médio. Conheceu Axl quando ele estava tentando aumentar suas notas e precisava de um tutor.
  • Gia Mantegna interpreta Devin Levin, namorada do Axl entre a 6ª e a 7ª temporada.
  • Casey Burke interpreta Cynthia Violet "Cindy" Hornberger, colega de classe e namorada de Brick entre a 6ª e a 9º temporada. Sua primeira aparição é para devolver um sapato que o Brick perdeu em um baile da escola, no estilo "Cinderela" ao contrário. Embora ela seja mais alta que Brick, ela é tão esquisita quanto ele. Ela sempre usa um chapéu de safári, sua expressão facial não mostra emoção e ela é muito breve e direta em sua comunicação. Ela declarou em vários episódios que sua comida favorita é camarão. Os pais esquisitos de Cindy são apresentados no episódio "Crushed" da 7ª temporada, quando pedem aos Hecks um empréstimo.
  • Jack McBrayer interpreta Dr. Ted Goodwin, é o dentista que contrata Frankie como sua assistente na 4ª temporada.[14]
  • Greer Grammer interpreta April, namorada de Axl durante a 7ª e 8ª temporadas. April é bonita e doce, mas não muito inteligente. Frankie não gosta dela e isso causa um distanciamento entre ela e o Axl. Para desafiar Frankie, Axl se casa com April no cartório. Depois que seus pais descobrem, o casamento é anulado.
  • Daniela Bobadilla interpreta Lexie Brooks, companheira de dormitório e melhor amiga de Sue na faculdade a partir da 7.ª temporada. Ela vira namorada do Axl. No futuro (como mostrado no último episódio) ela e Axl se casam e têm três meninos que se comportam de maneira semelhante a ele quando adolescente e um quarto filho a caminho.

Dublagem Brasileira (Wan Macher)[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Dublador
Patricia Heaton Frankie Priscila Amorim
Neil Flynn Mike Mauro Ramos
Charlie McDermott Axl Erick Bougleux
Eden Sher Sue Hannah Buttel
Atticus Shaffer Brick Matheus Perissé
Chris Kattan Bob Paulo Vignolo
Brian Doyle-Murray Don Ehlert José Santa Cruz

Lista de Episódios[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento e Produção[editar | editar código-fonte]

A série começou a ser desenvolvida para a temporada 2006-2007. Na época, chegou a ser produzido um episódio piloto estrelado por Ricki Lake no papel de Frankie mas a rede ABC não aprovou a produção da série. O projeto foi para a gaveta, sendo resgatado em 2009 com um novo elenco e mantendo apenas Atticus Schaffer como Brick.[15]

A série foi criada por Eileen Heisler & Heline DeAnn e o episódio piloto foi dirigido por Julie Anne Robinson. Originalmente a série se passaria em Jasper, Indiana, mas acabou sendo alterada para fictícia Orson, a conselho dos advogados do canal.[16] A série foi filmada no estúdio 31, da Warner Bros. Ranch, em Burbank.[17]

Em 8 de outubro de 2009, após a exibição de dois episódios, o show foi renovado para um temporada inteira.[18]

Recepção da Crítica[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira temporada, The Middle teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base de 25 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 71% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 7.5, usada para avaliar a recepção do público.[19]

O USA Today , escreveu: "... Esta série tem um olhar bem-humorado, sincero e realista para a família de classe média e baixa da América."[20] Os elogios foram consistentes na Entertainment Weekly, que observou durante a segunda temporada "... um show sólido, a saga de uma família lutando para manter a cabeça acima das agitadas águas econômicas do País..."[21]

Audiência[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto teve uma audiência de 8.707 milhões de espectadores,[22] mantendo esse mesmo número nas temporadas posteriores. O episódio "Halloween II" da terceira temporada foi o episódio mais assistido da série, visto por 10,16 milhões de espectadores.

Temporada Nº de

Episódios

Dia/Hora de Exibição Exibição Original (EUA) Exibição no Brasil Média de Espectadores

(em milhões)

Rank Final
1 24 Quarta-feira

20:30

30 de setembro de 2009 - 19 de maio de 2010 14 de julho de 2010[23] 6,90 #68[24]
2 24 Quarta-feira

20:00

22 de setembro de 2010 - 25 de maio de 2011 7 de fevereiro de 2011[25] 8,11 #51[26]
3 24 21 de setembro de 2011 - 23 de maio de 2012 3 de novembro de 2011[27] 8,08 #60[28]
4 24 26 de setembro de 2012 - 22 de maio de 2013 12 de junho de 2013[29] 8,40 #45[30]
5 24 24 de setembro de 2013 - 21 de maio de 2014 24 de julho de 2014[31] 8,24 #44[32]
6 24 24 de setembro de 2014 - 13 de maio de 2015 12 de março de 2015[33] 8,68 #53[34]
7 24 23 de setembro de 2015 - 18 de maio de 2016 12 de maio de 2016[35] 8,15 #53[34]
8 23 Terça-feira

20:00

11 de outubro de 2016 - 16 de maio de 2017 15 de julho de 2017[36] 7,02 #53[37]
9 24 Terça-feira 20:00 (1-17)

20:30 (18-23) / 21:00 (24)

3 de outubro de 2017 - 22 de maio de 2018 2 de junho de 2018[38] 7.28 #55[39]

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

Nas Regiões 1 e 2 as temporadas de 1 à 4 foram lançadas oficialmente em DVD, a partir da quinta temporada foram lançada como MOD DVD-R pela Warner Archive Collection.[40]

No Brasil foi lançado em DVD apenas as duas primeiras temporadas pela Warner Home Video.[41]

Spin-off[editar | editar código-fonte]

Um episódio piloto de um spin-off da série, centrado na personagem Sue Heck, foi produzido em 2019.[42] No entanto, o canal ABC não aprovou, mas deixou o caminho livre para que a série seja comprada e desenvolvida por outras redes.[43]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicados Resultado
2010 Young Artist Awards[44] Recurring Young Actress Eden Sher Indicado
Recurring Young Actor 14 and Over Brock Ciarlelli Indicado
Humanitas Prize 30 Minute Category Alex Reid (roteirista) por "The Block Party" Indicado
2011 Gracie Award[45] Outstanding Comedy The Middle Venceu
1st Critics' Choice Television Awards[46] Best Comedy Series Indicado
Best Actress in a Comedy Series Patricia Heaton Indicado
Best Supporting Actress in a Comedy Series Eden Sher Indicado
Young Artist Awards[47] Guest Starring Young Actor Ten and Under Parker Contreras Venceu
Mason Cook Indicado
Recurring Young Actor Brock Ciarlelli Venceu
Guest Starring Young Actress 11–15 Kelly Heyer Indicado
Recurring Young Actress 17–21 Blaine Saunders Indicado
Outstanding Young Ensemble in a TV Series Eden Sher, Atticus Shaffer e Charlie McDermott Indicado
2012 2nd Critics' Choice Television Awards[48] Best Comedy Supporting Actress Eden Sher Indicado
PAAFTJ Television Awards[49] Best Comedy Series The Middle Indicado
Best Lead Actress In A Comedy Series Patricia Heaton (Episódio: “Thanksgiving III”) Venceu
Best Supporting Actress In A Comedy Series Eden Sher (Episódio: “The Test”) Indicado
Best Production Design In A Comedy Series Pelo episódio “The Map” Indicado
Young Artist Award[50] Recurring Young Actor 17–21 Brock Ciarlelli Venceu
Guest Starring Young Actress 17–21 Katlin Mastandrea Indicado
Guest Starring Young Actress Ten and Under Marlowe Peyton Indicado
Emmy Awards[51] Outstanding Makeup For A Single-Camera Series Pelo episódio "The Play" Indicado
Humanitas Prize 30 Minute Category Eileen Heisler e DeAnn Heline (escritores) por "The Map" Indicado
Online Film & Television Association Award[52] Best Guest Actress in a Comedy Series Whoopi Goldberg Indicado
2013 Young Artist Award Best Recurring Young Actor 17-21 Brock Ciarlelli Venceu
Best Recurring Young Actress 17-21 Katlin Mastandrea Indicado
3rd Critics' Choice Television Awards Best Comedy Series The Middle Indicado
Best Supporting Actress in a Comedy Series Eden Sher Venceu
Teen Choice Awards Choice TV Female Scene Stealer Indicado
TV Guide Award Favorite Comedy Series The Middle Indicado
2nd PAAFTJ Television Awards[53] Best Comedy Series Indicado
Best Supporting Actor in a Comedy Series Charlie McDermott Indicado
Best Artistic/Visual Achievement in a Comedy Series Episódio: "Hallelujah Hoedown" Indicado
EWwy Awards Best Actor in a Comedy Series Neil Flynn Indicado
2014 Young Artist Award Best Recurring Young Actor 17–21 Brock Ciarlelli Indicado
Best Recurring Young Actress 17–21 Katlin Mastandrea Indicado
EWwy Awards Best Supporting Actress in a Comedy Series Eden Sher Venceu
ASCAP Film and Television Music Awards Top TV Series Joey Newman Venceu
Humanitas Prize[54] 30 Minute Category Episódio: "Halloween IV: The Ghost Story" Indicado
TV Guide Award Favorite Comedy Series The Middle Indicado
Teen Choice Awards[55] Choice TV Scene Stealer: Female Eden Sher Indicado
2015 5rd Critics' Choice Television Awards Best Supporting Actress in a Comedy Series Indicado
Young Artist Award Best Recurring Young Actor 17–21 Brock Ciarlelli Venceu
Best Guest Starring Young Actress 14–16 Ava Allan Indicado
Kids' Choice Awards[56] Favorite TV Actor Charlie McDermott Indicado
Online Film & Television Association Award Best Guest Actor in a Comedy Series Dick Van Dyke Indicado
2016 6rd Critics' Choice Television Awards[57] Best Supporting Actress in a Comedy Series Eden Sher Indicado
Best Supporting Actor in a Comedy Series Neil Flynn Indicado
Humanitas Prize[58] 30 Minute Category Episódio: "The Graduate" Venceu
Young Entertainer Awards Best Recurring Young Actress – Television Series Casey Burke Indicado
Best Guest Starring Young Actor – Television Series Matt Cornett Venceu
2017 ASCAP Film and Television Music Awards Top TV Series Joey Newman Venceu
2018 Young Entertainer Awards Best Recurring Young Actress – Television Series Casey Burke Venceu
The Movieguide Awards[59] Faith and Freedom Award for TV Episódio: "The 200º" Indicado
2019 9rd Critics' Choice Television Awards[60] Best Comedy Series The Middle Indicado

Referências

  1. «The Middle: Uma Família Perdida no Meio do Nada». Cineplayers. 19 de abril de 2019. Consultado em 1 de abril de 2023 
  2. «No Meio do Nada - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 1 de abril de 2023 
  3. «WarnerBros.com | The Middle | TV» 
  4. «'The Middle' to End Its Run on ABC Next Year» (em inglês) 
  5. AdoroCinema. «The Middle: Nona temporada será a última da comédia». AdoroCinema 
  6. Ronei, Postado por. «SBT ESTREIA "THE MIDDLE"» 
  7. Warner Channel The Middle. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  8. Warner Channel The Middle-Personagens. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  9. Warner Channel Pesonagens-Mike. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  10. Warner Channel Axl. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  11. Warner Channel Sue. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  12. Warner Channel Brick. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  13. Warner Channel Bob. Página visitada em 7 de Janeiro de 2011.
  14. Roots, Kimberly; Roots, Kimberly (16 de fevereiro de 2013). «Exclusive: ABC's The Middle Recruits 30 Rock's Jack McBrayer for Toothsome Arc» (em inglês) 
  15. «Shows A-Z – middle, the (2007 version) on abc – TheFutonCritic.com» (em inglês). thefutoncritic.com 
  16. «Roll credits: New ABC sitcom won't use 'Jasper, Ind.' after all» (em inglês) 
  17. Bingen, Steven (16 de setembro de 2014). Warner Bros.: Hollywood's Ultimate Backlot (em inglês). [S.l.]: Rowman & Littlefield 
  18. «Modern Family, The Middle and Cougar Town Renewed». TV By The Numbers (em inglês). 12 de janeiro de 2010. Consultado em 1 de junho de 2020 
  19. «The Middle» (em inglês). Metacritic. Consultado em 2 de outubro de 2014 
  20. «These TV series are back, but are they better than ever? - USATODAY.com». usatoday30.usatoday.com. Consultado em 1 de junho de 2020 
  21. «The Middle». EW.com (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2020 
  22. «Glee rises to a 3.3, Criminal Minds to a 3.8; Eastwick drops to a 2.3 in finals». TV By The Numbers (em inglês). 1 de outubro de 2009. Consultado em 1 de junho de 2020 
  23. «Warner Estreia The Middle». veja. 14 de julho de 2010 
  24. Andreeva, Nellie; Andreeva, Nellie (28 de maio de 2010). «Full Series Rankings For The 2009-10 Broadcast Season». Deadline (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2020 
  25. «Férias, é o fim: vêm aí cenas inéditas». estadão. 7 de fevereiro de 2011 
  26. Andreeva, Nellie; Andreeva, Nellie (27 de maio de 2011). «Full 2010-2011 TV Season Series Rankings». Deadline (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2020 
  27. «Warner Channel traz estreias de séries e novas temporadas». adnews. 22 de setembro de 2011 
  28. «Full 2011-2012 TV Season Series Rankings». Deadline (em inglês). 25 de maio de 2012. Consultado em 1 de junho de 2020 
  29. «Novas temporadas de The Mentalist e mais 3 séries chegam à Warner em junho». minhaserie. 27 de maio de 2013 
  30. Patten, Dominic; Patten, Dominic (23 de maio de 2013). «Full 2012-2013 TV Season Series Rankings». Deadline (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2020 
  31. «Nova temporada de "The Middle" estreia na Warner Channel». natelinha. 24 de julho de 2014 
  32. Team, The Deadline; Team, The Deadline (22 de maio de 2014). «Full 2013-2014 TV Season Series Rankings». Deadline (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2020 
  33. «Março: estreias da TV paga incluem Chicago Fire, Blacklist e How to Get Away». minhaserie. 5 de março de 2015 
  34. a b «Full 2014-15 TV Season Series Rankings». Deadline (em inglês). 22 de maio de 2015. Consultado em 1 de junho de 2020 
  35. «Warner Channel estreia a sétima temporada de "The Middle: No Meio do Nada"». TV Magazine. 7 de maio de 2016 
  36. «"The Middle" e "Superstore" voltam à programação da Warner!». TV Magazine. 9 de julho de 2017 
  37. «Final 2016-17 TV Rankings». Deadline (em inglês). 26 de maio de 2017. Consultado em 1 de junho de 2020 
  38. «Junho: Sete séries do canal Warner ganham novas temporadas». VCFAZ.TV. Consultado em 23 de maio de 2018 
  39. «2017-18 TV Series Ratings Rankings». Deadline (em inglês). 23 de maio de 2018. Consultado em 1 de junho de 2020 
  40. «The Middle DVD news: Announcement for The Complete 8th Season | TVShowsOnDVD.com». www.tvshowsondvd.com. Consultado em 6 de setembro de 2017 
  41. «"The Middle: Primeira Temporada" chega ao Brasil em DVD – ArteView». www.arteview.com.br. Consultado em 6 de setembro de 2017 
  42. «'The Middle' Spinoff Gets Title, Adds Brock Ciarlelli as Series Regular (Exclusive)» (em inglês) 
  43. «'The Middle' spin-off focused on Sue Heck is no longer happening» (em inglês) 
  44. «31st Annual Young Artist Awards – Nominations / Special Awards» 
  45. «2011 Gracie Awards Winners» 
  46. «Nominations for First Critics' Choice Television Awards Include MODERN FAMILY, THE WALKING DEAD, GAME OF THRONES and More». Collider (em inglês). 6 de junho de 2011 
  47. «33rd Annual Young Artist Awards – Nominations / Special Awards» 
  48. «2012 // Critics' Choice Television Awards Announces Nominations - Critics' Choice Awards». Critics' Choice Awards (em inglês) 
  49. «PAAFTJ Television Awards winners announced: "Community" and "Breaking Bad" earn top honors». TV By The Numbers by zap2it.com. 8 de julho de 2012. Consultado em 6 de setembro de 2017 
  50. «33rd Annual Young Artist Awards – Nominations / Special Awards» 
  51. «The Middle». Television Academy (em inglês). Consultado em 6 de setembro de 2017 
  52. «Online Film & Television Association». ofta.cinemasight.com. Consultado em 6 de setembro de 2017 
  53. «2nd PAAFTJ Television Awards nominations announced; "Arrested Development" leads». Pan-American Association of Film & Television Journalists (em inglês). 18 de junho de 2013. Consultado em 1 de junho de 2020 
  54. «Humanitas Prize Sets Finalists For 40th Annual Writing Awards». Variety (em inglês). 19 de novembro de 2014. Consultado em 1 de junho de 2020 
  55. «teen-choice-awards-2014-nominations» 
  56. «Slime Time! Who Won at the Kids' Choice Awards?». Us Weekly (em inglês). 29 de março de 2015. Consultado em 1 de junho de 2020 
  57. «Critics' Choice Awards Nominations». Deadline (em inglês). 14 de dezembro de 2015. Consultado em 1 de junho de 2020 
  58. «The Humanitas Prize | 2016 HUMANITAS Prize Winners». web.archive.org. 9 de setembro de 2017. Consultado em 1 de junho de 2020 
  59. «2018 Movieguide Awards Nominations | The Movieguide® Awards». Movieguide® Awards (em inglês). 17 de janeiro de 2018. Consultado em 1 de junho de 2020 
  60. «Best Picture - Critics' Choice Awards: 'The Favourite' Leads With 14 Nominations». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 1 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]