The Movies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Movies
Produtora Lionhead Studios
Editora(s) Activision
Plataforma(s) PC
Data(s) de lançamento 8 de novembro de 2005
Gênero(s) Simulação
Modos de jogo Single Player e Multiplayer (Filmes On-line)
Número de jogadores 1
Classificação ESRB Teen 12 +
Mídia CD e DVD
Controles Teclado e Mouse

The Movies é um jogo de simulação para computadores criado pela Lionhead studios. Foi lançado em 2005, no dia 8 de novembro nos Estados Unidos e no dia 11 na Europa. No jogo, o jogador assume o papel de dono de um estúdio de Hollywood, onde ele deve criar filmes e contratar grandes estrelas e diretores. O principal atrativo do jogo é a capacidade de poder realizar seus próprios filmes, inserindo diálogos, trilhas sonoras e legendas.

O jogo foi lançado para computadores com a plataforma Windows, a Activision anunciou planos de lançar o jogo para os consoles Playstation 2, Gamecube e XBox, porém acabaram cancelando devido ao baixo número de cópias vendidas para a versão de computador.

The Movies terminou seu desenvolvimento e começou a ser publicado em massa no dia 4 de outubro de 2005 [1].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Em "The Movies", o jogador deve criar e manter seu próprio estúdio de cinema. O jogo pode ser dividido em 3 partes - desenvolvimento do estúdio, manter e buscar estrelas de cinema e criar filmes. É possível se concentrar apenas em uma dessas partes, deixando as menos importantes para o jogador com menos atenção.

O jogo vem com dois modos, Story Mode e o Sandbox Mode (jogo livre). O Story Mode começa desde o nascimento do cinema, os dias atuais até um futuro próximo. As tecnologias e interesses vão mudando com o passar do tempo, e certos eventos do jogo ajudam a determinar qual gênero de filme será mais popular em determinada época. No modo Sandbox, o jogador pode escolher com quanto dinheiro quer começar, em que época e outras opções, como tecnologias destravadas e todos os sets de filmagem disponíveis.

Funcionários[editar | editar código-fonte]

The Movies conta com vários empregados: Atores, diretores, extras, faxineiros, escritores, cientistas , equipe de filmagem e comitiva para os atores e diretores.

Os atores e diretores são parcialmente personalizáveis - eles podem ter diversas roupas, passar por cirurgias plásticas e fazer maquiagem. Conforme o progresso da carreira de cada um, seus interesses vão mudando, refletindo o sucesso ou o fracasso de seus filmes.

Eles formam relacionamentos entre si, e tem diferentes formas de comportamento para reagir a diversas situações, como ser pego pela imprensa bêbado, começar brigas e ter romances com pessoas do sexo oposto. Quanto melhor a relação entre o elenco, melhor se sairá o resultado final de um filme.

Até mesmo cachorros e cavalos podem participar dos sets de filmagens, e também requerem certo cuidado. Por enquanto ainda não existem atores jovens, ou crianças para estrelar filmes, pois, devido a sua baixa estatura, usariam um sistema de programação completamente diferente do que é usado para os adultos atualmente no jogo, isso deverá ser incluído em um futuro pacote de expansão.

Atores[editar | editar código-fonte]

Cada ator contém uma especificação por algum gênero de filme, mas ele pode desenvolver sua habilidade treinando em um estúdio vazio que envolva o gênero. Após fazer alguns filmes de sucesso, os atores vão começar a exigir mais de seu salário e suas mordomias dentro do estúdio, conforme seu preço no mercado (e interesse de estúdios concorrentes) aumenta.

Como The Movies se passa ao longo dos anos, os atores mostrarão diferenças de interesses de quando estão no início e no final de suas carreiras. O jogador verá eles envelhecer, assim como o público. Para um ator continuar mantendo a atenção amorosa do público jovem, é necessário serem enviados para uma academia de ginástica para torná-los mais fortes e atraentes, ou recorrer a cirurgia plástica.

Os atores também estão preocupados com sua imagem, e ficarão deprimidos conforme seu figurino fique fora de moda. O jogador pode escolher uma roupa específica para cada ator, ou deixar que o jogo decida o que é melhor. São possíveis 4.205.165 tipos de variações de roupas. Os atores também pode ter tatuagens, cicatrizes, furos de bala, etc.

Diretores[editar | editar código-fonte]

Os diretores dirigem os filmes para ter certeza que nada saia errado. Os diretores, assim como os atores, se preocupam muito com sua imagem mas utilizam mais o intelecto que sua aparência. Os diretores estressam com mais facilidade que os atores e alguns precisam de assistentes para ficarem satisfeitos.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Existem cinco gêneros principais: Ação, Terror, Comédia, Ficção Científica e Romance. É permitido combinar dois gêneros e criar subgêneros, como Faroeste/Romance ou Suspense/Terror.

Os filmes que o jogador cria podem ser de qualquer duração. O tempo normal de um filme fica entre 30 segundos e 3 minutos, mas se o usuário tiver tempo e dinheiro, o filme pode durar até 2 horas, porém grande parte do público não vai querer ficar no cinema até o fim. No mode sandbox, os jogadores podem produzir filmes sem se procupar com o dinheiro investido.

Os jogadores podem mandar seus filmes para o site oficial do jogo. Os melhores filmes são indicados para o prêmio Stanley, a versão da Lionhead para o prêmio Oscar.

Scripts e diálogos[editar | editar código-fonte]

Os roteiros pré-programados são feitos por escritores que o estúdio contrata, conforme a experiência que eles possuem, roteiros melhores serão produzidos. A variedade do roteiro dependerá do número de sets de filmagem que seu estúdio possui. Diversos roteiristas podem escrever em um mesmo script, agilizando este processo, porém se nem todos tiverem a mesma qualidade, algumas cenas podem ser mais bem recebidas pela crítica do que outras. Quanto mais tempo um script fica em produção, mais estrelas de nota ele vai ganhar, porém, mais dinheiro os escritores exigirão para produzir outros filmes no futuro.

O jogador pode pegar um script feito pelo jogo ou escrever o seu próprio roteiro. Cada script pode ser interpretado de uma diferente maneira, usando a barra de humor. Após o filme ser gravado, é possível levá-lo para uma pós produção e adicionar alguns detalhes e efeitos e depois lança-los na mídia. Depois de escrever um script, os escritores lhe fornecem o material, que pode ser editado, re-ordenando cenas e adicionando conteúdo que não estava no script original.

Os jogadores podem adicionar qualquer tipo de diálogo nas cenas (que podem também ter sincronia com os lábios dos atores digitais) e podem ser colocadas legendas. A trilha sonora dos filmes também vai da escolha do jogador, é possível usar uma determinada música de suspense em um filme de terror, e uma música mais animada em um filme de comédia.

Sets[editar | editar código-fonte]

Sets são os locais do estúdio cinamatográfico onde o elenco e a produção gravam os filmes. Eles são costumizáveis em termos de aparência, e diversos objetos podem ser adicionados no set, dependendo da cena. Existem diversos sets e milhares de cenas disponíveis no jogo, divididas entre 5 categorias, existem sets e cenas específicas para cada um dos 8 gêneros de filmagem. Os sets variam de locais abertos, para a cidade ou um tradicional bar do Faroeste, cada um com mobílias únicas.

Marketing[editar | editar código-fonte]

Para cada filme que o jogador lança, parte do dinheiro pode ser destinado ao marketing do mesmo, resultando que será exibido em mais cinemas e atrairá um público maior, trazendo mais dinheiro. O jogador pode deixar a tarefa de distribuição de renda para seus conselheiros ou distribuir o marketing do filme em diferentes tipos de propaganda: Pôsters, Revistas, Cinema, Rádio, Televisão, Vídeo, DVD e a Internet. Pôsters, revistas e cinema estão disponíveis desde o início, o restante surge através de pesquisas.

Dinheiro[editar | editar código-fonte]

O dinheiro que sustenta o estúdio vem da bilheteria e vendagem que os filmes produzidos geram. Quanto mais um filme for bem recebido pela crítica, mais ele deverá lucrar.

Conforme o salário dos contratados do estúdio vão sendo pagos, um pequeno símbolo de "$" aparece em cima de suas cabeças. Uma boa forma de conseguir dinheiro é vendendo atores que não estão mais produzindo para outros estúdios de cinema concorrentes. Antes de comprar um ator o jogador deve sempre verificar seus egos e seus maus hábitos (facilmente estressado, bebe com freqüência, etc.).

A expansão[editar | editar código-fonte]

A expansão do jogo já foi lançada. A expansão é baseada nos efeitos especiais e dublês. O título é: The Movies: Stunts & Effects Expansion Pack. Ela adiciona novos sets,objetos,cenas e a possibilidade de escolher como a câmera se mover,ter dublês e fazer efeitos especiais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]