The O.C. (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The O.C. (1.ª temporada)
Informações
Elenco
Série The O.C.
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
de episódios 27
Exibição
Emissora
original
FOX
Exibição
original
8 de agosto de 2003 (2003-08-08) – 5 de maio de 2004 (2004-05-05)
Lançamento em DVD
Região 1 26 de outubro de 2004
Região 2 18 de outubro de 2004
Região 4 2 de fevereiro de 2005
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada
Lista de episódios de The O.C.

A primeira temporada de The O.C. começou a ser exibida nos Estados Unidos em 5 de agosto de 2003, concluída em 5 de maio de 2004, e consiste em 27 episódios. Conta a história das "famílias Cohen e Cooper" e de "Ryan [Atwood], um adolescente problemático do lado errado dos trilhos", que é empurrado para a rica comunidade de Newport Beach, e "vai mudar para sempre a vida dos moradores."[1]

Os primeiros sete episódios de The O.C. foi ao ar nos EUA às terças-feiras às 9:00 da noite na FOX. Após um hiato de sete semanas no meio da temporada, o restante da temporada foi ao ar às quartas-feiras às 9:00 da noite. A temporada foi lançada em DVD como um box set de sete discos sob o título de The O.C.: The Complete First Season em 26 de setembro de 2004 pela Warner Bros Home Video.[2] Em 17 de junho de 2008, a temporada ficou disponível para compra para usuários registrados da iTunes Store dos EUA.

Equipe técnica[editar | editar código-fonte]

A temporada foi produzida pela Warner Bros. Television, Hypnotic (agora Dutch Oven), Wonderland Sound and Vision e College Hill Pictures, Inc. (agora Fake Empire Productions).[3] Os produtores executivos foram o criador Josh Schwartz, Doug Liman, Dave Bartis e McG, com o showrunner Bob DeLaurentis se juntando a eles após o episódio piloto.[4][5] Melissa Rosenberg e Allan Heinberg atuaram como produtores co-executivos. Stephanie Savage foi produtora supervisora e Loucas George produtor. Os roteiristas da equipe foram Schwartz, Savage, Heinberg, Rosenberg, Jane Espenson, Debra J. Fischer, Erica Messer, Brian Oh, J.J. Philbin e Liz Friedman. Os diretores regulares durante toda a temporada foram Liman, Sanford Bookstaver, Michael Lange, Patrick Norris, Michael Fresco, James Marshall e Sandy Smolan.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco da primeira temporada; da esquerda para a direita: Jimmy, Summer, Marissa, Julie, Ryan, Sandy, Kirsten, Seth e Luke.

A temporada teve nove papéis principais que receberam o faturamento de estrelas. Peter Gallagher interpretou Sandy Cohen, um advogado da defensoria pública,[6] com Kelly Rowan estrelando como Kirsten Cohen, a poderosa empresária. Benjamin McKenzie interpretou Ryan Atwood, um adolescente problemático que é empurrado para o estilo de vida rico de Newport. Mischa Barton interpretou a girl next door, Marissa Cooper. Adam Brody atuou como o adolescente geek Seth Cohen, filho de Sandy e Kirsten. Chris Carmack interpretou o namorado de Marissa, Luke Ward. Tate Donovan estrelou como o pai financeiramente problemático de Marissa, Jimmy Cooper.[7] Originalmente apenas estrelas convidadas, Melinda Clarke estrelou como a mãe de Marissa, Julie Cooper, e Rachel Bilson interpretou Summer Roberts,[8] melhor amiga de Marissa e paixão de Seth. Ambas ganharam contratos para a lista principal do elenco após treze episódios.[9]

Vários personagens coadjuvantes receberam aparições expansivas e recorrentes no enredo progressivo, incluindo Samaire Armstrong como Anna Stern,[10] Alan Dale como o rico empresário e pai de Kirstin, Caleb Nichol.[11] Taylor Handley interpretou Oliver Trask,[10] um personagem psicótico que os espectadores amavam odiar.[12] Amanda Righetti estrelou como a irmã mais nova de Kirstin, Hailey Nichol.[10] Navi Rawat interpretou Theresa Diaz, namorada de infância de Ryan.[13] Bonnie Somerville atuou como Rachel Hoffman, uma ex-colega de Sandy,[14] e Ashley Hartman interpretou Holly Fischer uma amiga de Marissa e Summer.[14]

Outras estrelas convidadas em papéis recorrentes incluem Linda Lavin como Nana Cohen, Daphne Ashbrook como a mãe de Ryan Dawn e Michael Nouri como o pai de Summer, Neil.[15] Os atores Bradley Stryker, como o irmão de Ryan, Trey,[16] e Shailene Woodley, como a irmã mais nova de Marissa, Kaitlin, foram ambos apenas estrelas convidadas neste momento. No entanto, ambos os personagens, interpretados por diferentes atores, retornariam a um papel maior nas temporadas seguintes.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto da temporada ganhou 7,5 milhões de telespectadores e foi indicado ao prêmio Writers Guild of America Award de melhor drama episódico.[17] À medida que a temporada progrediu, os índices de audiência aumentaram, com 8 milhões de espectadores se sintonizando no terceiro episódio e 8,6 milhões de espectadores assistindo ao quarto episódio.[18][19] Isso resultou na FOX inicialmente pedindo mais seis episódios. A temporada foi dividida em duas partes, a primeira consistindo em sete episódios exibidos semanalmente, com média de 8,43 milhões de telespectadores.[20] Isto foi seguido por um hiato de sete semanas, em que a FOX anunciou que havia encomendado mais cinco episódios, elevando a temporada total para vinte e sete.[21]

O intervalo de tempo para a segunda metade da temporada foi originalmente planejado para as noites de quinta-feira, mas enfrentando a concorrência de CSI: Crime Scene Investigation na CBS e Will & Grace na NBC foi transferido para as noites de quarta às 21:00. Em geral, a primeira temporada foi o novo drama mais bem cotado da temporada entre adultos de 18 a 34 anos,[22] com média de 9,7 milhões de telespectadores.[23] A série ganhou quatro Teen Choice Awards e foi indicada para mais dois, além de ser indicada ao prêmio para Outstanding New Program TCA.[24] Na Austrália, a série recebeu o Logie Award para Most Popular Overseas Program in 2005.[25]

O site de agregadores de revisão Rotten Tomatoes tem um índice de aprovação de 77% com uma classificação média de 6.56/10 com base em 22 comentários. O consenso crítico do site diz: "Mesmo que não tenha uma opinião original sobre a angústia dos adolescentes, The O.C. funciona bem o suficiente para seu público-alvo, produzindo muitas histórias de novelas com um elenco talentoso."[26] No Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu uma pontuação de 67 de 100 com base em avaliações de 17 críticos, indicando "geralmente favorável comentários".[27] No entanto, a série recebeu algumas críticas desfavoráveis. San Jose Mercury News criticou o enredo e o elenco dizendo que "as histórias normalmente envolvem o obrigatório arco de três episódios sobre problemas com drogas ou a virgindade perdida com diálogos criados para manter o cão em dia com rapidez", afirmou.[28] e que "Quem na FOX pensou que Benjamin McKenzie (Ryan em The O.C.) poderia se passar por qualquer um mais jovem que 25 deveria ser demitido". Uma revisão do DVD foi crítica do enredo repetitivo afirmando que o relacionamento "Ryan-Marissa fica cansativo à medida que se transforma em um timing implacavelmente ruim",[29] enquanto Entertainment Weekly não achou que as atuações estavam sempre à altura, afirmando que "é lamentável ter todo esse potencial para drama de arremesso de braço investido em Barton, uma atriz que pode ser tão lisa quanto uma boneca de papel".[30] Também foi criticada por brigas excessivas e glamourização de consumo de bebidas alcoólicas por menores.[31]

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência
(milhões)
11 "Premiere"
"Piloto"
Doug LimanJosh Schwartz5 de agosto de 20034751977.5[32]
Logo depois que Ryan escapa da prisão e é expulso por sua mãe, seu advogado, Sandy Cohen, o leva para casa, para a consternação de sua esposa, Kirsten. Ryan conhece o filho dele, Seth, e outros adolescentes de Newport que o levam a problemas, fazendo Kirsten pensar novamente em deixar Ryan ficar em casa. 
22 "The Model Home"
"A Casa Modelo"
Doug LimanAllan Heinberg & Josh Schwartz13 de agosto de 20031765017.9[32]
Marissa e Seth convencem Ryan a não sair de Newport e escondê-lo em uma das casas-modelo desocupadas de Kirsten. Quando Luke confronta Ryan sobre seu relacionamento com Marissa, a lutas deles acabam incendiando a casa, fazendo com que os dois sejam presos. 
33 "The Gamble"
"A Aposta"
Ian ToyntonJane Espenson19 de agosto de 20031765028.0[32]
Sandy vem para o resgate de Ryan mais uma vez. Kirsten decide convidar Dawn para uma noite de cassino de elite, mas ela se perde na bebida, desapontando Ryan. Dawn acredita que Ryan está melhor com os Cohens, deixando ele com Sandy e Kirsten. 
44 "The Debut"
"O Baile"
Daniel AttiasAllan Heinberg & Josh Schwartz26 de agosto de 20031765038.6[32]
Agora que Ryan está hospedado com os Cohens, ele deve participar do Baile Cotillion, onde as melhores moças de Newport entram na sociedade. O ciúme de Luke resulta em Ryan acompanhando Marissa. Jimmy se torna suspeito de uma investigação de fraude e o pai de Holly decide confrontá-lo no Baile na frente de todos. 
55 "The Outsider"
"O Forasteiro"
Jesús Salvador TreviñoMelissa Rosenberg2 de setembro de 20031765049.1[32]
Ryan consegue um emprego e conhece Donnie, um adolescente de Newport de Corona. Seth decide convidar Donnie para a festa na praia de Holly, mas sua participação termina com Luke levando um tiro. Julie diz a Jimmy que ela quer o divórcio. 
66 "The Girlfriend"
"A Namorada"
Steve RobmanJosh Schwartz & Debra J. Fisher9 de setembro de 20031765059.1[32]
O pai de Kirsten, Caleb Nichol, vem para a cidade com sua nova namorada de 24 anos, Gabrielle. Marissa não está pronta para escolher entre Luke e Ryan, mas quando ela flagra Ryan com Gabrielle, ela escolhe Luke. Os crescentes sentimentos de Summer por Seth começam a aparecer. 
77 "The Escape"
"A Fuga"
Sanford BookstaverJosh Schwartz16 de setembro de 20031765068.8[32]
Marissa não aceita bem o divórcio de seus pais, e quando encontra Luke com Holly durante uma viagem de fim de verão na Tijuana, ela é encontrada desmaiada em um beco devido a uma overdose de drogas/álcool. Kirsten, chateada que Sandy está considerando o trabalho, encontra-se em uma posição comprometedora com Jimmy em seu novo apartamento. 
88 "The Rescue"
"O Resgate"
Michael LangeMelissa Rosenberg & Allan Heinberg29 de outubro de 20031765079.27[33]
Julie culpa Ryan pelo incidente de Marissa e diz a ele para ficar longe. Sandy começa seu novo emprego e Kirsten está descontente com sua nova colega de trabalho, Rachel. Ryan deve fazer um teste de colocação para determinar sua inscrição na The Harbor School. Julie tenta fazer com que Marissa procure uma terapeuta em San Diego, ao contrário do que Jimmy e Marissa querem. 
99 "The Heights"
"Nas Alturas"
Patrick NorrisDebra J. Fisher & Erica Messer5 de novembro de 20031765087.52[34]
Ryan não se sente como se ele pertencesse a Harbor e Luke não ajuda sua situação. Summer mantém sua amizade com Seth em particular, mas está com ciúmes de seu relacionamento com Anna. Sandy aceita um processo contra Caleb em seu novo emprego, que testará seu relacionamento com Kirsten. 
1010 "The Perfect Couple"
"O Casal Perfeito"
Michael FrescoAllan Heinberg12 de novembro de 20031765098.28[35]
Kirsten fica preocupada com o relacionamento profissional de Sandy com Rachel. Ryan vê Caleb e Julie juntos, e torna-se responsável por Marissa expor o relacionamento privado deles em um evento de caridade. Summer diz a Seth como ela se sente. 
1111 "The Homecoming"
"A Volta para Casa"
Keith SamplesJosh Schwartz & Brian Oh19 de Novembro de 20031765109.03[36]
Ryan e Marissa vão a Chino visitar Trey para o Dia de Ação de Graças, mas ele pede um favor a Ryan. Seth deve escolher entre Anna e Summer. Kirsten e Sandy tentam juntar Jimmy e Rachel. 
1212 "The Secret"
"O Segredo"
James MarshallAllan Heinberg & Josh Schwartz26 de novembro de 20031765116.9[37]
A confiança de Ryan é posta à prova quando ele e Luke vêem Carson com outro homem. Seth luta para se reconciliar com Anna e Summer. Caleb e Julie concordam em se separar por um tempo. Jimmy e Sandy entram em negócios juntos. 
1313 "The Best Chrismukkah Ever"
"O Melhor Nata Nukká de Todos"
Sanford BookstaverStephanie Savage3 de dezembro de 20031765129.27[38]
Kirsten descobre algo sobre seu pai que ajudará o caso de Sandy, mas colocará seu trabalho em risco. O Natal de Ryan não sai como planejado. Marissa conhece alguém em terapia. Enquanto isso, Seth luta escolhendo entre Anna e Summer. 
1414 "The Countdown"
"Contagem Regressiva"
Michael FrescoJosh Schwartz17 de dezembro de 20031765137.99[39]
A irmã de Kirsten, Hailey, chega na casa do Cohen e faz uma festa de Ano Novo que sai do controle. Ryan está preocupado com o relacionamento de Marissa com Oliver. Anna decide passar a noite com Seth, sem o conhecimento de Summer. 
1515 "The Third Wheel"
"Três é Demais"
Sandy SmolanMelissa Rosenberg7 de janeiro de 20041765149.4[40]
Hailey percebe que não é mais bem-vinda na residência dos Cohen. Oliver convida a turma para um show de Rooney, mas Ryan o pega em um tráfico de drogas no estacionamento. Seth tem dificuldades em contar a Summer sobre seu relacionamento com Anna. 
1616 "The Links"
"Elos"
Michael LangeDebra J. Fisher & Erica Messer14 de janeiro de 20041765158.9[41]
A amizade de Oliver com Marissa estressa seu relacionamento com Ryan. Summer fica com ciúmes do relacionamento de Seth e Anna. Enquanto isso, Hailey e Kirsten se confrontam quando Kirsten convence Caleb a interrompê-la. 
1717 "The Rivals"
"Rivais"
Ian ToyntonJosh Schwartz21 de janeiro de 200417651612.72[42]
Oliver se transfere para Harbor, enquanto Ryan arrisca seu futuro acadêmico para expô-lo. Seth fica com ciúmes do relacionamento de Summer com Danny, forçando-o a duvidar de seu relacionamento com Anna. Enquanto isso, Jimmy e Sandy entram em negócios juntos. Além disso, Kirsten fica preocupada com a empresa quando Caleb contrata Julie como designer de interiores. 
1818 "The Truth"
"A Verdade"
Rodman FlenderAllan Heinberg11 de fevereiro de 200417651712.70[43]
Luke começa a ver as verdadeiras intenções de Oliver depois que Ryan fica suspenso, mas Marissa não vê. Anna confronta Seth sobre seu relacionamento com Summer. Enquanto isso, Caleb faz com que Kirsten rompe com Julie por ele. 
1919 "The Heartbreak"
"Coração Partido"
Lev L. SpiroJosh Schwartz18 de fevereiro de 200417651810.95[44]
Ryan e Marissa precisam reconstruir a confiança após o incidente com Oliver, mas é difícil quando Theresa chega à cidade. Jimmy descobre que ele tem uma admiradora secreta, enquanto Luke passa a noite com Julie. Enquanto isso, Seth e Summer chegam a um acordo com seus sentimentos um pelo outro e consumam o relacionamento deles. 
2020 "The Telenovela"
"A Telenovela"
Sanford BookstaverStephanie Savage25 de fevereiro de 20041765199.56[45]
Ryan percebe que Theresa não está dizendo a verdade sobre o porquê dela ficar em Newport. Summer mantém seu relacionamento com Seth privado, virando ele para Anna em busca de apoio. Enquanto isso, Sandy se encontra no meio da bagunça de Caleb. Além disso, Jimmy suspeita de algo entre Julie e Luke. 
2121 A ser anunciado
"A Garota do Adeus"
Patrick NorrisJosh Schwartz3 de março de 200417652010.27[46]
Seth se sente culpado quando Anna anuncia que ela está voltando para Pittsburgh. Problemas legais fermentam para Caleb e Kirsten, enquanto Sandy trabalha para resolvê-los. Luke e Julie acham o caso secreto deles mais difícil de manter. Enquanto isso, o namorado de Theresa de Chino chega trazendo problemas. 
2222 "The L.A."
"Los Angeles"
David M. BarrettJosh Schwartz24 de março de 200417652111.09[47]
Ryan, Marissa, Seth e Summer vão até L.A. e encontram Hailey trabalhando como stripper. Jimmy e Sandy abordam Caleb em busca de ajuda nos negócios. Enquanto isso, Ryan tenta manter o caso de Luke e Julie em segredo de Marissa. 
2323 "The Nana"
"A Vovó"
Michael LangeAllan Heinberg31 de março de 200417652211.37[48]
A mãe de Sandy, da Flórida, vem a Newport para uma visita com uma atitude diferente. Ryan procura por Marissa. Summer tenta impressionar a Nana. Jimmy e Hailey dão um passo à frente com o novo romance deles. 
2424 "The Proposal"
"O Pedido"
Helen ShaverLiz Friedman & Josh Schwartz14 de abril de 200417652310.49[49]
Marissa não quer ouvir o que Luke tem a dizer, mas dá a ele uma chance depois de um acidente de carro quase fatal. Enquanto isso, Jimmy se torna um obstáculo na obtenção de uma licença de bebidas alcoólicas. Caleb propõe casamento a Julie. 
2525 "The Shower"
"Chá de Panela"
Sandy SmolanJ.J. Philbin21 de abril de 200417652410.13[50]
Kirsten e Marissa fazem um chá de panela para Julie, mas Marissa convida a indesejada irmã de Julie. Theresa chama Sandy para aconselhamento jurídico, mas tenta evitar Ryan. Hailey e Jimmy continuam o romance deles. Enquanto isso, Summer fica desapontada quando Seth conhece o pai dela. 
2626 "The Strip"
"Despedida"
James MarshallAllan Heinberg28 de abril de 200417652510.52[51]
Enquanto os rapazes estão em Las Vegas, Jimmy e Sandy descobrem os verdadeiros motivos de Caleb. Hailey planeja um plano em uma tentativa de conseguir que Caleb termine com Julie. Marissa passa a noite com Theresa e descobre algo que pode afetá-la. 
2727 "The Ties That Bind"
"Laços"
Patrick NorrisJosh Schwartz5 de maio de 200417652610.72[52]
Caleb e Julie se casam oficialmente e Marissa vai morar com eles. Ryan e Theresa enfrentam uma decisão difícil em relação à gravidez. Seth faz um movimento ousado quando as coisas ao seu redor começam a desmoronar. 

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

O lançamento em DVD da primeira temporada foi lançado pela Warner Bros. nos Estados Unidos em 26 de outubro de 2004, depois de ter terminado a transmissão na televisão. Além de todos os episódios da temporada, o lançamento em DVD inclui material bônus, incluindo uma prévia da segunda temporada, cenas deletadas, comentários em áudio e featurettes nos bastidores.[53]

Referências

  1. «The O.C.». Warner Bros. Consultado em 26 de junho de 2010. Cópia arquivada em 14 de maio de 2008 
  2. «The O.C. – The Complete 1st Season». TVShowsOnDVD.com. Consultado em 10 de julho de 2008. Arquivado do original em 21 de junho de 2008 
  3. «Broadcast Upfront Presentations: FOX Part 1». The Futon Critic. 15 de maio de 2003. Consultado em 13 de junho de 2008 
  4. Stanley, Alessandra (5 de agosto de 2003). «TELEVISION REVIEW; Take One Enclave, Add Rebellious Youth». The New York Times. Consultado em 18 de junho de 2008 
  5. «Backstage Pass – Insider Commentary: Stephanie Savage». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 13 de julho de 2008. Arquivado do original em 8 de setembro de 2015 
  6. «Peter Gallagher – The O.C.». PeterGallagher.com. Consultado em 10 de junho de 2008. Arquivado do original em 25 de junho de 2008 
  7. Maxwell, Alison; Jim Cheng (14 de abril de 2004). «A grown-up's guide to 'The O.C.'». USA Today. McLean, Virginia: Gannett Company. Consultado em 11 de junho de 2008 
  8. O'Toole, Lesley (31 de outubro de 2006). «Rachel Bilson: She's the one». The Independent. Canary Wharf, London: Independent News & Media. Consultado em 11 de junho de 2008 
  9. «Backstage Pass: Episode Guide – "The Countdown"». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 15 de junho de 2008 
  10. a b c «Backstage Pass: Episode Guide – "The Links"». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 15 de junho de 2008 
  11. Barnes, Ken (13 de abril de 2004). «Five reasons you should watch 'The O.C.'». USA Today. McLean, Virginia: Gannett Company. Consultado em 11 de junho de 2008 
  12. Ausiello, Michael (11 de fevereiro de 2004). «O.C. Exec Defends Oliver». TV Guide. Consultado em 16 de julho de 2008. Arquivado do original em 12 de junho de 2008 
  13. «Backstage Pass: Episode Guide – "The Hearbreak"». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 15 de julho de 2008 
  14. a b «Backstage Pass: Episode Guide – "The Rescue"». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 15 de julho de 2008 
  15. «Backstage Pass: Episode Guide – "The Pilot"». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 15 de julho de 2008 
  16. «Backstage Pass: Episode Guide – "The Homecoming"». The O.C. Insider. Warner Bros. Consultado em 15 de julho de 2008 
  17. «Today's News: Our Take». TV Guide. 7 de agosto de 2003. Consultado em 5 de julho de 2008 
  18. «Today's News: Our Take». TV Guide. 27 de agosto de 2003. Consultado em 5 de julho de 2008 
  19. «Today's News: Our Take». TV Guide. 28 de agosto de 2003. Consultado em 5 de julho de 2008 
  20. Ford Sullivan, Brian (20 de outubro de 2003). «FOX EXTENDS 'THE O.C.' TO 27 EPISODES». The Futon Critic. Consultado em 5 de julho de 2008 
  21. «Today's News: Our Take». TV Guide. 20 de outubro de 2003. Consultado em 5 de julho de 2008 
  22. «Ratings shine in 'The O.C.'» (Note: Payment required). USA Today. McLean, Virginia: Gannett Company. 2 de março de 2004. Consultado em 20 de julho de 2008 
  23. «I.T.R.S. Ranking Report: Primetime Mon-Sun». ABC Medianet. 2 de junho de 2004. Consultado em 20 de julho de 2008. Cópia arquivada em 8 de fevereiro de 2007 
  24. "The Television Critics Association Awards Arquivado em 15-7-2008 no Wayback Machine.", Television Critics Association. Documented at "Complete list of nominees Arquivado em 1-7-2017 no Wayback Machine." Page white excel.png (XLS).
  25. «Logie award winners 2005». The Daily Telegraph. Sydney: News Limited. 16 de outubro de 2004. Consultado em 23 de junho de 2008 
  26. «THE O.C.: SEASON 1». Rotten Tomatoes. Fandango Media. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 
  27. «THE O.C. : SEASON 1». Metacritic. CBS Interactive. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 
  28. «Unreality TV». San Jose Mercury News. MediaNews Group. 18 de maio de 2004. Consultado em 8 de fevereiro de 2008. Cópia arquivada em 23 de junho de 2004 
  29. Dorr, Gregory P. «The O.C.: Season One». DVD Journal. Consultado em 17 de julho de 2008 
  30. Flynn, Gillian (19 de novembro de 2004). «TV Review – The O.C.». Entertainment Weekly. Time Inc. Consultado em 17 de julho de 2008 
  31. Isaac, Steven (2003). «The O.C.». Plugged In. Consultado em 20 de julho de 2008. Cópia arquivada em 8 de maio de 2006 
  32. a b c d e f g Gallagher, Peter. «The O.C. Ratings Summary». PeterGallagher.org. Consultado em 11 de agosto de 2008 
  33. Berman, Marc (31 de outubro de 2003). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  34. Berman, Marc (7 de novembro de 2003). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  35. Berman, Marc (14 de novembro de 2003). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  36. Berman, Marc (21 de outubro de 2003). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  37. Kissel, Rick (30 de novembro de 2003). «Thanksgiving 'Survivor' Roasts the Competish». Variety. Consultado em 29 de novembro de 2008 
  38. Berman, Marc (5 de dezembro de 2003). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  39. Berman, Marc (19 de dezembro de 2003). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  40. Kissel, Rick (8 de janeiro de 2004). «Fox's 'Simple' Rules Wednesday». Variety. Consultado em 29 de novembro de 2008 
  41. Kissel, Rick (15 de janeiro de 2004). «'Bachelorette', 'Simple' Socko». Variety. Consultado em 29 de novembro de 2008 
  42. Berman, Marc (23 de janeiro de 2004). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. Consultado em 29 de outubro de 2008. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2009 
  43. Berman, Marc (13 de fevereiro de 2004). «The Programming Insider». Mediaweek. Nielsen Company. 5 páginas. Consultado em 11 de agosto de 2008 
  44. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 24 de fevereiro de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  45. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 2 de março de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  46. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 9 de março de 2004. Consultado em 30 de agosto de 2008 
  47. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 30 de março de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  48. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 6 de abril de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  49. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 20 de abril de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  50. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 27 de abril de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  51. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 4 de maio de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  52. «Weekly Program Rankings Report». ABC Medianet. 11 de maio de 2004. Consultado em 30 de julho de 2008 
  53. «Complete First Season». Warner Bros. Consultado em 9 de setembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]