The Rains Came

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Rains Came
A maldição da Índia (PRT)
E as Chuvas Chegaram (BRA)
 Estados Unidos
1939 •  pb •  103 min 
Gênero drama romântico
Direção Clarence Brown
Roteiro Philip Dunne
Julien Josephson
Elenco Tyrone Power
Myrna Loy
George Brent
Música Alfred Newman
Idioma inglês

The Rains Came (br.: E as Chuvas Chegaram / pt.: A maldição da Índia) é um filme de drama romântico estadunidense de 1939, dirigido por Clarence Brown e produzido por Darryl F. Zanuck para a 20th Century Fox. Roteiro baseado no livro de Louis Bromfield publicado em junho de 1937 por Harper & Brothers. Um remake foi lançado em 1955 com o título The Rains of Ranchipur.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tom Ransome é um herdeiro aristocrata e artista inglês que foi a Ranchipur na Índia para pintar um retrato do marajá e lá ficou por mais de sete anos, numa vida dissoluta e socialmente ativa. Sua rotina muda quando uma ex-amante, Lady Edwina Esketh, chega com o marido Lorde Esketh para negociarem cavalos com o marajá. Lady Edwina ainda flerta com Tom mas quando conhece o médico Major Rama Safti numa festa, resolve seduzi-lo. Tom não está interessado em retomar o caso com Edwina pois se encantara com a jovem vizinha Fern, filha de missionários ingleses. A cidade atravessava uma grande seca mas no início da primavera fortes chuvas enchem os rios e os reservatórios. Em seguida, ocorre um terremoto, o que faz com que as águas transbordem e inundem toda a cidade, causando muitas vítimas. Durante a catástrofe, Edwina se oferece para trabalhar no hospital, o que causa admiração no Major Rama mas desagrada a Marani, que acha que a inglesa será má influência para ele e prejudicará os planos de fazer com que médico a sucedesse no trono.

Produção[editar | editar código-fonte]

A escolha do elenco aparentemente foi um processo lento. Loy e o diretor Brown foram emprestados para a 20th Century Fox pela MGM (como parte da negociação que levou Power a ser emprestado a MGM para Maria Antonieta de 1938). Brent veio também de outro estúdio, o Warner Bros..Ouspenskaya era da Fox e foi memorável no papel da Marani. A atriz mais tarde afirmou que tudo que precisava saber para personificar a realeza indiana aprendera com a Grã-Duquesa russa Maria Pavlovna (1890–1958).

O orçamento foi de 2 milhões e meio de dólares.[1]

Premiação[editar | editar código-fonte]

Adaptação de 1955[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Rains of Ranchipur

The Rains of Ranchipur é estrelado por Richard Burton, Lana Turner e Fred MacMurray que interpretaram os papeis anteriormente de Power, Loy e Brent. No filme de 1939 foi usado o final do livro; no remake, o final foi mudado.

Referências

  1. Brown Guides 'Rains Came" with Budget of $2,500,000. Los Angeles Times (1923-Atual) [Los Angeles, Calif]. 1 de maio de 1939: 9.
  2. «The 12th Academy Awards (1940) Nominees and Winners». oscars.org. Consultado em 12 de agosto de 2011 
  3. Database (n.d.). «The Rains Came (1939)». The New York Times. Consultado em 12 de dezembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]