The Space Pirates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
049 – The Space Pirates
Serial de Doctor Who
Informação geral
Escrito por Robert Holmes
Dirigido por Michael Hart
Edição de roteiro Derrick Sherwin
Produzido por Peter Bryant
Música Dudley Simpson
Temporada 6.ª temporada clássica
Código de produção YY
Duração 6 episódios; 25 minutos cada
Exibição inicial 8 de março de 1969
Exibição final 12 de abril de 1969
Episódios perdidos 5 episódios (1, 3–6)
Elenco
Convidados
Cronologia
The Seeds of Death
The War Games
Lista de episódios de Doctor Who

The Space Pirates é o sexto serial da sexta temporada clássica da série de ficção científica britânica Doctor Who, que foi transmitido originalmente na BBC1 em seis partes semanais entre 8 de março e 12 de abril de 1969. Foi escrito por Robert Holmes e dirigido por Michael Hart. Esta é a segunda história escrita por Holmes, um dos os roteiristas de maior sucesso da série, que posteriormente se tornaria editor de roteiro da série na época do Quarto Doutor.

Devido a BBC não ter uma política de preservação de imagens até meados dos anos 1970, os episódios deste serial foram apagados dos arquivos da emissora e apenas o segundo episódio sobreviveu. Apesar de ainda existirem gravações de áudio e fotografias das demais partes, elas continuam perdidas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Faróis espaciais estão sendo explodidos e saqueados por causa da preciosa argonita por uma gangue de piratas espaciais liderados por Caven e seu associado Dervish. O cruzador V-41 do Earth Space Corps percebe a destruição e, com o general Hermack e o major Warne no comando, eles decidem prender os piratas. Depois de falharem em defender outro farol, Hermack envia tropas para todos os faróis próximos para evitar assaltos futuros. A tripulação da TARDIS chega ao farol Alfa Quatro pouco antes dos piratas, e estes conseguem prendê-los e explodem o farol. O Doutor, Jamie e Zoe sobrevivem e são resgatados por Milo Clancey em sua nave velha, a LIZ-79, mas eles perdem a TARDIS no processo.

Hermack visita o planeta, acreditando que Milo é o líder pirata, mas parte antes da chegada dele junto com o Doutor e seus acompanhantes. Enquanto isso, Caven força Dervish a redirecionar alguns dos fragmentos de farol para Lobos, um planeta de fronteira onde Milo tem sua base, de modo a lançar suspeitas sobre ele. Demora, mas Hermack descobre o truque, mas ele passa horas orbitando Lobos.

Quando o Doutor e seu grupo chegam aos escritórios de Madeleine, a líder da Corporação de Mineração Issigri em Ta, fica claro que ela está ligada a Caven, e o Doutor e seus acompanhantes são presos na biblioteca de Dom Issigri, pai de Madeleine que era acreditado ter sido assassinado por Milo. Madeleine decide romper sua aliança com Caven, e comunica Hermack para trazer suas tropas para Ta. Caven reafirma sua autoridade dizendo a Madeleine que seu pai está vivo e ameaça matá-lo, a menos que ela retorne ao seu estado de conformidade. Ela responde entrando em contato com Hermack novamente e dizendo para ele não vir para Ta. Enquanto isso, o Doutor e seus amigos escapam e rumam para a LIZ-79, mas apenas Milo e Dom embarcam. Caven força Dervish a cortar o suprimento de oxigênio da nave e, com isso, Madeleine finalmente é convencida a não mais apoiar Caven. O Doutor, Jamie e Zoe salvam seus amigos e Dom faz contato com Hermack, convencendo-o da verdade da situação.

Caven fica desesperado, ameaçando destruir Ta, a base de Dom por meio de uma série de bombas. O Doutor consegue desengatar o dispositivo de disparo, enquanto o major Warne explode a nave de Caven e Dervish. Enquanto a nave de Hermack pousa, Madeleine aguarda ansiosamente a reunião com seu pai, mas sabe que ela também será presa por sua parte na conspiração, enquanto o Doutor e seus acompanhantes se preparam para procurar a TARDIS em um dos fragmentos de farol.

Produção[editar | editar código-fonte]

EpisódioTítuloDuraçãoExibição originalAudiência no Reino Unido
(milhões)
Arquivo [1]
1 "Episódio Um" 24:118 de março de 1969 (1969-03-08)5,8Existem apenas fotogramas e/ou fragmentos
2 "Episódio Dois" 25:0215 de março de 1969 (1969-03-15)6,835mm t/r
3 "Episódio Três" 23:5022 de março de 1969 (1969-03-22)6,4Existem apenas fotogramas e/ou fragmentos
4 "Episódio Quatro" 22:2529 de março de 1969 (1969-03-29)5,8Existem apenas fotogramas e/ou fragmentos
5 "Episódio Cinco" 24:445 de abril de 1969 (1969-04-05)5,5Existem apenas fotogramas e/ou fragmentos
6 "Episódio Seis" 24:2612 de abril de 1969 (1969-04-12)5,3Existem apenas fotogramas e/ou fragmentos

↑† Episódio perdido.

Este serial foi escrito com substituto de The Dream Spinner, escrito por Paul Wheeler, que, por razões técnicas, foi retirado da série em estágio avançado de produção. Esta é a última história a ser produzida por Peter Bryant, embora originalmente se pretendesse que ele recebesse o crédito de produtor em Doctor Who and the Silurians. Isso mudou quando Barry Letts foi nomeado produtor da série em período integral.

Patrick Troughton, Frazer Hines e Wendy Padbury estavam todos filmando The War Games durante a produção do episódio seis e aparecem apenas em inserções pré-filmadas. Portanto, este é um dos dois episódios da década de 1960 em que nenhum elenco regular está presente para uma gravação em estúdio, sendo a outro a história de 1965 "Mission to the Unknown".[2]

Este foi o primeiro serial de Doctor Who em que John Nathan-Turner trabalhou como assistente de estúdio.[3] Nathan-Turner se tornaria o gerente de produção da série em 1977 e o produtor em 1980, cargo que desempenhou até o seu cancelamento em 1989.

Episódios perdidos[editar | editar código-fonte]

Todos os episódios, exceto segundo (preservado como uma telegravação de 35 mm), estão perdidos dos arquivos da BBC. Também existem inserções pré-filmadas do episódio 1, bem como o áudio de todos os episódios. O episódio 6 é cronologicamente o último episódio perdido de Doctor Who.

Em 1998, o episódio 2 desta história (o único episódio já mantido nos arquivos da BBC) foi descoberto na coleção de um entusiasta de vídeo amador. O episódio é a mais antiga gravação de fita doméstica de um episódio de Doctor Who.[4]

Esta é a história final que é considerada como tendo episódios perdidos devido ao fato de não existir nenhuma gravação em vídeo. Embora alguns episódios do Terceiro Doutor estejam sem a filmagem colorida original, eles têm todo o arquivo em vídeo, mesmo que apenas disponível em preto e branco.

Lançamentos comerciais[editar | editar código-fonte]

Na impressão[editar | editar código-fonte]

Um romance deste serial, escrito por Terrance Dicks, foi publicado pela Target Books em março de 1990.

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

O episódio 2 foi lançado em VHS em 1991 no Doctor Who - The Troughton Years; a introdução do episódio foi gravada no Lime Grove Studios, onde o episódio um havia sido gravado. Em novembro de 2004, foi lançado em DVD na Região 2 no box set Lost in Time. O DVD também inclui inserções pré-filmadas sobreviventes do episódio 1. Em fevereiro de 2003, o áudio do serial foi lançado em CD com a narração de Frazer Hines.

Referências

  1. Shaun Lyon; et al. (31 de março de 2007). «The Space Pirates». Outpost Gallifrey. Consultado em 31 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 18 de junho de 2008 
  2. «BBC – Doctor Who Classic Episode Guide – The Space Pirates – Details». www.bbc.co.uk 
  3. Sullivan, Shannon. «The Space Pirates». A Brief History Of Time (Travel). Consultado em 8 de julho de 2019 
  4. Roberts, Steve. «Missing episode hunting». Arquivado do original em 21 de julho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]