The Spectacular Spider-Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Spectacular Spider Man / O Espetacular Homem Aranha (PT) / El Espectacular Hombre Araña (ES) / スペクタキュラースパイダーマン (JAP) /
Informação geral
Formato
Duração aprox. 20 minutos
Criador(es) Stan Lee
País de origem Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Director(es) Dave Bullock
Jennifer Coyle
Victor Cook
Troy Adomitis
Dan Fausett Kevin Altieri Michael Goguen
Produtor(es) Diane A. Crea
Joshua Fine
Craig Kyle
Stan Lee
Victor Cook
Greg Weisman
Eric S. Rollman
Produtor(es)
executivo(s)
Vitor Cook
Craig Kyle
Stan Lee
Supervisão Eric S. Rollman
Produtor(es)
associado(s)
Joshua Fine
Roteirista(s) Stan Lee
Kevin Hopps
Andrew Robinson
Matt Wayne
Greg Weisman
Nicole Dubuc
Randy Jandt
Vozes de Josh Keaton como Peter Parker
Lacey Chabert como Gwen Stacy
Joshua LeBar como Flash Thompson
Vanessa Marshall como Mary Jane Watson
Deborah Strang como Tia May
Tema de abertura "Spectacular Spider-man", The Tender Box
N.º de temporadas 2 Temporadas

O Espetacular Homem-Aranha (português brasileiro) ou O Incrível Homem-Aranha / Espectacular Spider-Man (português europeu) (The Spectacular Spider-man) é um seriado Estadunidense que Estreou em 2008 que conta as primeiras aventuras de Peter Parker como o Homem-Aranha.

Neste desenho Peter tem 16 anos, e faz cerca de quatro meses que ganhou seus poderes. A primeira temporada foi exibida no canal The CW. A série se tornou sucesso por apresentar os personagens e trabalhar com os mesmos, além de menções aos filmes, versão Ultimate do aracnídeo e às primeiras histórias do Aracnideo. Apesar de ser uma série feita para o público infantil, muito tem agradado aos adultos, exatamente pela caracterização dos personagens. A primeira temporada é exibida no Brasil pelo Cartoon Network às quartas-Feiras às 21:30 e é reprisado às quintas às 16:30. A Rede Globo também exibe o desenho na TV Globinho. Em Portugal, o desenho foi exibido pela TVI sob o nome de O Incrível Homem-Aranha, depois pelo Nickelodeon sob o nome de Espectacular Spider-Man e agora pelo Panda Biggs sob o mesmo nome da série na TVI[1] .

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada

A 1ª temporada apresenta um nerd chamado Peter Parker começando seu primeiro ano na Midtown Manhattan Magnet High School, tendo adquirido seus poderes de Homem Aranha há apenas 4 meses. Enquanto assediado na escola, especialmente pela estrela do futebol Flash Thompson, Peter tem uma estreita amizade com seus colegas de classe Gwen Stacy e Harry Osborn. A fim de ajudar sua Tia May, após a morte do seu Tio Ben, Peter começa a trabalhar como fotografo no Daily Bugle, dirigido por J. Jonah Jameson, fotografando seu alter-ego em ação para que Jameson possa levar a cabo sua difamação contra o herói. Peter e Gwen também são assistentes de laboratório do Dr. Curt Connors, onde se juntam com o melhor amigo de Peter e mentor, Eddie Brock. Enquanto o Homem-Aranha usa seus poderes para combater o crime, ele atrai a atenção do Rei do Crime. Com a ajuda de Norman Osborn, o cientista chefe Dr. Otto Octavius e o criminoso Cabeça de Martelo, o Rei do Crime supervisiona o desenvolvimento de um projeto para criar "vilões" para distrair o Homem-Aranha com outros crimes e parar de prejudicar seus lucros. Entre esses inimigos estão Homem-Areia e Rino, antigos criminosos que caiam regularmente nas garras do Homem-Aranha. No entanto, os planos do Rei do Crime se tornaram muito complicados quando o misterioso Duende Verde entrou em cena. Ao longo da primeira temporada, outros inimigos foram surgindo, como a Gata Negra, o Shocker e o Camaleão. Quentin Beck e Phineas Mason aparecem como sócios do Camaleão. Após o Duende Verde ser vencido, o terno preto simbionte do Homem-Aranha é introduzido, o que levou a transformação de Eddie Brock em Venom.

2ª Temporada

A vida de Peter Parker se torna muito complicada, pois ele se ve dividido entre Gwen Stacy e Liz Allan, as quais confessaram seu sentimento por ele; ele finalmente escolhe Liz. Norman Osborn assume o papel de mentor de Peter, puxando as cordas para restabelecer seu trabalho como assistente de trabalho do Dr. Connors, bem como supervisionar o trabalho do Dr. Miles Warren. Enquanto isso, como Homem-Aranha, Peter encontra dois novos inimigos, Mysterio e Kraven, levando-o a ivestigar os planos de um novo senhor do crime conhecido como "Planejador Mestre". Após o esquema do Planejador falhar, o Homem-Aranha se encontra em uma guerra de gangues entre o Rei do Crime, o Planejador Mestre e o antigo mestre de Nova York, Silverman. A busca de Peter por Eddie também leva ao retorno de Venom, que tenta expor a identidade secreta do Homem-Aranha e remover seus poderes. Finalmete, quando os tres senhores do crime estao presos, o Homem-Aranha mais uma vez se confronta com o Duende Verde, que voltou empenhado em eliminar o escalador de paredes de uma vez por todas.

Outros novos personagens introduzidos na segunda temporada incluem Calypso, Sha Shan Nyugen, Silver Sable, Roderick Kingsley e o Magma. Quentin Beck e Phineas Mason também retornam como Mysterio e o Consertador, respectivamente.

A série foi cancelada na 2ª temporada e substituída por Ultimate Spider-Man.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais

Peter Parker: É o protagonista da série. Picado por uma aranha geneticamente alterada, Peter vestiu um traje de Homem Aranha e procurou combater o crime depois de permitir que um assaltante escapasse, apenas para matar seu Tio Ben.

Gwen Stacy: É o interesse amoroso principal de Peter Parker. Gwen é filha do capitão da policia de Nova York, George Stacy, e é uma das melhores amigas de Peter. Embora seja a melhor amiga de Peter, seu ponto fraco é que ela tem uma queda colossal por ele.

Harry Osborn: É retratado como melhor amigo de Peter e é filho de Norman Osborn. Apesar de ser fiel a sua contraparte nos quadrinhos, ele vive constantemente na sombra de seu pai e considera Peter um bom amigo, as vezes se ressente dele por ganhar a aprovação de Norman, coisa que Harry nunca conseguiu fazer.

J.Jonah Jameson: É mostrado como um falastrão, irascível, egoísta e estressado editor do Daily Bugle, um grande jornal tabloide. Mostrando orgulho excessivo em seu filho John Jameson, ele é obcecado em expor reivindicações fraudulentas do heroísmo, e esta sempre exigindo imagens do Homem-Aranha para que ele possa continuar sua campanha de difamação contra o herói.

Mary Jane Watson: É retratada como a sobrinha de Anna Watson. Ela atende ao baile formal da Midtown como o par de Peter Parker. Mais tarde ela entra no colégio, se tornando amiga de Peter e Gwen, e é imediatamente determinada a ficar solteira, desejando ser uma "agente livre".

Flash Thompson: É um estudante do ensino médio, estrela do futebol de Midtown High, e um dos valentões da escola. Ele frequentemente intimida e assedia Peter, o chamando de "Parker molenga", embora eles haviam sido amigos quando eram crianças. Ele, no entanto, idolatra o Homem-Aranha, sendo um de seus maiores fãs e mais fiéis.

Liz Allan: É retratada como uma popular líder de torcida em Midtown High. Ao contrário dos quadrinhos onde é descrita como loira, nessa série ela e mais retratada como latino-americana. Ela é inicialmente a namorada de Flash Thompson e possui um grande ressentimento com Peter. Conforme a série progride, seus verdadeiros sentimentos se tornam mais abertos quando ela demonstra um lado mais receptivo e aberto.

Vilões[editar | editar código-fonte]

Norman Osborn: É um personagem recorrente e um antagonista por trás das cenas. Norman Osborn é um homem de negócios impiedoso, inventor e talentoso, o chefe das industrias Oscorp, e pai de Harry Osborn, que acredita-se incapaz de natureza e nunca pede desculpas. Norman esta envolvido em muitos negócios obscuros com o Rei do Crime, tais como ajudando a criar supervilões.

Duende Verde: É o maior vilão. O misterioso Duende Verde, aterrorizando Nova York, é um dos principais adversários do Homem-Aranha, juntamente com Venom e o Dr.Octopus. Ele planeja impiedosamente se tornar o Rei do Crime de Nova York, e, finalmente consegue. O Homem-Aranha inicialmente suspeitava que o Duende Verde fosse Norman Osborn, mas depois viu Harry Osborn desmascarado após um confronto. O Duende Verde desapareceu depois disso. Ao final, o Duende Verde é revelado sendo Norman Osborn.

Dr.Octopus/Planejador Mestre: É um físico nuclear respeitado, consultor de pesquisas atômicas, e inventor de trabalho na Oscorp. Como resultado de uma explosão acidental de radiação, quatro braços mecânicos foram permanentemente fundidos as suas costas e ele foi expulso de sua mente, tornando-se o vingativo Dr.Octopus. Ele tem o controle telepático desses braços e eles são fortes o bastante para machucar o Homem Aranha. Na segunda temporada, ele foi revelado como o "Planejador Mestre".

Sergei Kravinoff/Kraven, o Caçador: É um hábil caçador vestido com um colete de leão, semelhante a sua contraparte nos quadrinhos. Ele é o caçador mais qualificado conhecido no mundo, contando apenas com seus talentos naturais e usando as próprias mãos para subjugar sua presa. Utilizando um soro inventado a partir da pesquisa de Miles Warren, ele se transformou em um leão de juba negra humanoide e chamou-se de Kraven.

Sable Manfredi/Silver Sable: É a filha de Silverman que leva o nome de Silver Sable. Ela teve um relacionamento com o Cabeça de Martelo quando ele trabalhava para seu pai.

Silvio Manfredi/Silverman: É um senhor do crime de Nova York e um rival para Cabeça de Martelo, Lápide e Dr.Octopus.

Flint Marko/Homem-Areia: É apresentado como um pequeno criminoso até um experimento acidentalmente transforma-lo no Homem-Areia, um ser composto de areia e capaz de controlar a mesma. Ele também foi um membro do Sexteto Sinistro para derrotar o Homem-Aranha.

Adrian Toomes/Abutre: É um engenheiro de aerodinamica que desenvolveu uma tecnologia anti-gravidade. Em sua velhice, ele levou seus projetos para se tornar o Abutre e aterrorizar o Homem-Aranha e também fez parte do Sexteto Sinistro.

Max Dillon/Electro: Electro é o apelido adotado por Max Dillon, um ex-eletricista que foi vitima de um acidente elétrico que lhe deu poderes constituídos de eletricidade. Depois de uma luta feroz com o Homem-Aranha, o recém-nomeado Electro torna-se um supervilão, tornando-se parte tanto do Sexteto Sinistro quanto do Sete Sinistro.

Cabeça de Martelo: Tendo originalmente organizado muito do império criminoso do Rei do Crime, fornecendo seu rosto em varias relações, foi através do Cabeça de Martelo que o Rei do Crime fez um acordo com Norman Osborn para continuar a fazer supervilões para distrair o Homem-Aranha. Ele também trabalhou uma vez para Silverman e teve um relacionamento com Silver Sable.

Mark Allan/Magma: É o irmão de Liz Allan. Ele apareceu pela primeira vez em "Primeiros Passos", onde foi mencionado que ele acabou de sair da sala juvenil. Ele é o interesse amoroso de Mary Jane Watson. Devido ao seu vicio em jogos e suas dividas com Blackie Gaxton, ele foi colocado em divida com o Duende Verde, com o mesmo recorrendo a Miles Warren para fundir a pele de Mark com uma armadura impenetrável feita de magma usando nanites. Embora a armadura possa ser ligada e desligada, apenas o Duende tem o controle dessa armadura. A fim de obter o controle e sua vida de volta, Mark se torna o Magma e tenta eliminar o Homem-Aranha.

Phineas Mason/Consertador: É um dos parceiros do Camaleão. Sua habilidade principal é tecnologia, mas é inútil em uma luta. Ele é mostrado na série trabalhando para o Planejador Mestre na segunda temporada e ajuda a criar os Novos Executores.

Produtores[editar | editar código-fonte]

  • Greg Weisman - diretor de supervisão / escritor / editor
  • Victor Cook - produtor / diretor de supervisão
  • Matheus Gramosa - produtor
  • Kevin Hopps - roteirista
  • Matt Wayne - roteirista
  • Andrew Robinson - roteirista
  • Randy Jandt - coordenador de roteiro / roteirista
  • Jennifer Coyle - diretor
  • Sean Galloway - designer
  • Jaime Thomason - diretor de voz
  • Meagan Healy - supervisor de produção de arte
  • Brian G. Smith - supervisor de produção de arte
  • Ben Maloney - assistente de produção
  • Sherrian Felix - coordenador de produção
  • Jennifer L. Anderson - assistente de produtor
  • Sean Herbert - animação

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]