The Spirit of '43

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Spirit of '43
O Espírito de 43 (BR)
 Estados Unidos
1943 •  cor •  6 min 
Direção Jack King
Produção Walt Disney
Elenco Clarence Nash
Fred Shields (narrador)
Género Comédia
Sátira
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Spirit of '43 (br: O espírito de 1943) é um desenho animado estadunidense de 1943, produzido pelos Estúdios Disney como parte do "esforço de guerra" (war effort) daquela país durante a II Guerra Mundial. A duração é de curta-metragem e é protagonizado pelo Pato Donald. Embora o desenho tenha sido concebido como uma "propaganda de guerra", dentre os diversos desse tipo que foram lançados pelos diferentes estúdios, ele é notável por ter apresentado (pela primeira vez) a figura de um velho pato escocês (característica que mais tarde seria aproveitada na criação do Tio Patinhas) e também a de uma versão esbanjadora do Donald, que se parece muito com o futuro personagem Gastão.É uma sequência de "The New Spirit" (1942).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A consciência poupadora de Donald, personificada como um pato escocês, ideia que depois inspiraria a criação do Tio Patinhas.

O Pato Donald é um operário que, ao receber seu salário no final da semana de trabalho, de imediato corre para gastá-lo em divertimentos. Mas ao meio caminho ele sofre um dilema de consciência, personificado pela aparição de duas versões de si próprio: o pato poupador, representado pela figura de um escocês, que o aconselha a guardar o dinheiro para pagar os impostos de guerra; e a do esbanjador, que o incentiva a gastar tudo rapidamente.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Outro desenho de propaganda de guerra com o Pato Donald é Der Fuehrer's Face[1] , no qual ele é um trabalhador na Alemanha Nazista.
  • A intenção do filme é clara, ao tentar apelar para o patriotismo da classe operária do país que sofre com a cobrança dos pesados impostos destinados a custear a guerra.
  • Ele foi relançado pela Disney em DVD em 2004, juntamente com outros desenhos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Spirit of '43