The Spirit of '43

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Spirit of '43
O Espírito de 43 (BR)
1943 • cor • 6 min 
Direção Jack King
Produção Walt Disney
Elenco Clarence Nash
Fred Shields (narrador)
Género Comédia
Sátira
País  Estados Unidos
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Spirit of '43 (br: O espírito de 1943) é um desenho animado estadunidense de 1943, produzido pelos Estúdios Disney como parte do "esforço de guerra" (war effort) daquela país durante a II Guerra Mundial. A duração é de curta-metragem e é protagonizado pelo Pato Donald. Embora o desenho tenha sido concebido como uma "propaganda de guerra", dentre os diversos desse tipo que foram lançados pelos diferentes estúdios, ele é notável por ter apresentado (pela primeira vez) a figura de um velho pato escocês (característica que mais tarde seria aproveitada na criação do Tio Patinhas) e também a de uma versão esbanjadora do Donald, que se parece muito com o futuro personagem Gastão.É uma sequência de "The New Spirit" (1942).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A consciência poupadora de Donald, personificada como um pato escocês, ideia que depois inspiraria a criação do Tio Patinhas.

O Pato Donald é um operário que, ao receber seu salário no final da semana de trabalho, de imediato corre para gastá-lo em divertimentos. Mas ao meio caminho ele sofre um dilema de consciência, personificado pela aparição de duas versões de si próprio: o pato poupador, representado pela figura de um escocês, que o aconselha a guardar o dinheiro para pagar os impostos de guerra; e a do esbanjador, que o incentiva a gastar tudo rapidamente.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Outro desenho de propaganda de guerra com o Pato Donald é Der Fuehrer's Face[1] , no qual ele é um trabalhador na Alemanha Nazista.
  • A intenção do filme é clara, ao tentar apelar para o patriotismo da classe operária do país que sofre com a cobrança dos pesados impostos destinados a custear a guerra.
  • Ele foi relançado pela Disney em DVD em 2004, juntamente com outros desenhos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Spirit of '43