The Turn of the Screw

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Turn of the Screw
Calafrio (PT)
A volta do parafuso (BR)
Autor (es) Henry James
Idioma Língua inglesa
País  Reino Unido  Estados Unidos
Género Ficção
Editora William Heinemann, London

The Macmillan Company, New York City

Lançamento 13 de outubro de 1898
Edição portuguesa
Tradução João Gaspar Simões
Editora Portugália
Lançamento 1965
Páginas 197

The Turn of the Screw (A volta do parafuso ou A outra volta do parafuso (título no Brasil) ou Calafrio (título em Portugal)[1]), originalmente publicado em 1898[2], é uma novela de fantasma escrita por Henry James[3].

Devido a seu conteúdo ambíguo, tornou-se um texto frequentado pelos acadêmicos que aderiram ao New Criticism. A novela tem diferentes interpretações, geralmente mutuamente excludentes. Muitos críticos tentaram determinar a exata natureza do mal insinuado na história. Contudo, outros argumentam que a verdeira genialidade da história vem de sua habilidade de criar uma confusão íntima e suspense no leitor.

O livro foi adaptado algumas vezes para o cinema. A versão mais conhecida é Os inocentes(1961), dirigida por Jack Clayton, com Deborah Kerr e Michael Redgrave.

Referências

  1. JAMES, Henry. A volta do parafuso. Tradução de Olívia Krähenbühl. São Paulo: Ediouro, 1998. JAMES, Henry. A outra volta do parafuso. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Penguin Companhia das Letras, 2011.
  2. PARKINSON, Edward J. The Turn of the Screw:A History of Its Critical Interpretations 1898 - 1979, disponível online em inglês. Consultado em 11/1/2013.
  3. JAMES, Henry. The turn of the screw, disponível online em inglês no Projeto Gutemberg.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.