The Walking Dead (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a série de televisão inspirada na revista. Para a revista em quadrinhos, veja The Walking Dead.
TV Future Icon.svg
The Walking Dead é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 24 de setembro de 2016.
The Walking Dead
Os Mortos Vivos (PT)
The Walking Dead (BR)
Informação geral
Formato Série
Género Terror
Suspense
Drama
Duração 42 min. (aproximadamente)
Criador(es) Frank Darabont e Robert Kirkman
Baseado em The Walking Dead de Robert Kirkman
País de origem  Estados Unidos DJCTQ - 16.svg
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Frank Darabont
Gale Anne Hurd
David Alpert
Robert Kirkman
Charles H. Eglee
Greg Nicotero
Glen Mazzara
Scott M. Gimple
Tom Luse
Cinematografia Rohn Schmidt
David Boyd
Michael E. Satrazemis
Stephen Campbell
David Tattersall
Elenco Andrew Lincoln
Jon Bernthal
Sarah Wayne Callies
Laurie Holden
Jeffrey DeMunn
Steven Yeun
Chandler Riggs
Norman Reedus
Lauren Cohan
Danai Gurira
Melissa McBride
Emily Kinney
Michael Rooker
David Morrissey
Scott Wilson
Michael Cudlitz
Chad L. Coleman
Lennie James
Sonequa Martin-Green
Christian Serratos
Alanna Masterson
Josh McDermitt
Seth Gilliam
Austin Nichols
Ross Marquand
Xander Berkeley
Tom Payne
Austin Amelio
Jeffrey Dean Morgan
Compositor da música tema Bear McCreary
Localização Geórgia
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos AMC
Brasil FOX
Transmissão original 31 de outubro de 2010 - presente
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 99 (83 exibidos até agora) (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Fear the Walking Dead

The Walking Dead (The Walking Dead no Brasil e The Walking Dead: Os Mortos-Vivos em Portugal) é uma série de televisão dramática e pós-apocalíptica norte-americana, desenvolvida por Frank Darabont e baseada na banda desenhada com o mesmo nome de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard.[1] A série é protagonizada por Andrew Lincoln, que interpreta Rick Grimes, um vice-xerife que acorda de um coma e percebe que o mundo que ele conhecia já não existe.[2] Ele sai em busca de sua família e encontra muitos outros sobreviventes, ao longo do caminho. O título da série refere se aos sobreviventes, e não aos zumbis.[3] A série é transmitida em Portugal e no Brasil pelo canal FOX.

The Walking Dead estreou no dia 30 outubro de 2010, no canal de televisão a cabo AMC, nos Estados Unidos.[4] A série estreou internacionalmente durante a primeira semana de novembro de 2010, exibida na Fox International Channels.[5] Com base na sua recepção, a AMC renovou a série para uma segunda temporada de 13 episódios, que estreou em 16 de outubro de 2011.[6][7] Com o fim da segunda temporada, novamente a AMC anunciou que a série ganharia uma terceira temporada composta por 16 episódios, que começou a ser exibida em 14 de outubro de 2012.[8] Posteriormente, em 21 de dezembro de 2012, a AMC anunciou a quarta temporada de The Walking Dead.

A série tem sido bem recebida[9][10] e recebeu muitas indicações a prémios, incluindo para o Writers Guild of America Award[11] e o Prêmios Globo de Ouro na categoria melhor série dramática.[12] A série também tem atingido fortes avaliações, de acordo com Nielsen Ratings, superando vários registros de séries de canal a cabo, incluindo o registo de 12,4 milhões de espectadores no último episódio da sua terceira temporada.[13] A estreia da 5.ª temporada também bateu recordes, incluindo o de episódio de drama mais assistido da história da TV a cabo, com 17.3 milhões de telespectadores.

A série já foi renovada para uma sétima temporada, que terá 16 episódios, e tem estréia marcada para 23 de outubro de 2016[14].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Baseado na banda desenhada de mesmo nome, The Walking Dead conta a história de um pequeno grupo de sobreviventes de um apocalipse de zumbis ou "walkers" como as personagens os denominam. A maior parte da história se passa nos arredores de Atlanta e, em seguida, em torno da região rural do norte da Geórgia. Os sobreviventes são vistos em busca de um refúgio e local seguro, longe das hordas de mortos-vivos, que são chamados por eles de, "caminhantes" ou "mordedores", pois devoram pessoas e cuja mordida é infecciosa para os seres humanos. Os sobreviventes tem conhecimentos limitados sobre o que realmente está acontecendo no mundo. O enredo da série é voltado principalmente para os dilemas que o grupo enfrenta, como a luta para manterem-se vivos, os sentimentos confusos e os desafios do dia-a-dia em um mundo hostil e praticamente dominado por mortos-vivos.[15]

O grupo é liderado por Rick Grimes, que ocupava o posto de vice-xerife de uma pequena cidade antes do surto de zumbis. Juntos precisam adquirir novos meios apropriados de convívio social agora que as estruturas da sociedade entraram em colapso e a realidade se tornou atípica.[16]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original
Estreia da temporada Final da temporada
1 6 31 de outubro de 2010 (2010-10-31) 5 de dezembro de 2010 (2010-12-05)
2 13 16 de outubro de 2011 (2011-10-16) 18 de março de 2012 (2012-03-18)
3 16 14 de outubro de 2012 (2012-10-14) 31 de março de 2013 (2013-03-31)
4 16 13 de outubro de 2013 (2013-10-13) 30 de março de 2014 (2014-03-30)
5 16 12 de outubro de 2014 (2014-10-12) 29 de março de 2015 (2015-03-29)
6 16 11 de outubro de 2015 (2015-10-11) 3 de abril de 2016 (2016-04-03)
7 16 23 de outubro de 2016 (2016-10-23) 2017 (2017)

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Walking Dead (1.ª temporada)

A série inicia com o xerife Rick Grimes sendo ferido após travar um tiroteio com criminosos armados. Ele entra em coma e desperta semanas depois, em um hospital abandonado e danificado. Ao sair do hospital, Rick descobre-se em um mundo pós-apocalíptico dominado por mortos-vivos ("zumbis" ou "caminhantes", como são referidos muitas vezes na série). Rick inicia uma perigosa jornada para Atlanta, onde acredita-se que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CCD) tenha criado uma zona de quarentena onde sobreviventes podem ficar a salvo. Ao chegar a Atlanta, ele logo descobre que a cidade foi dominada pelos mortos.

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Walking Dead (2.ª temporada)

Após fugir de Atlanta, o grupo de sobreviventes parte em busca de algum lugar onde possam permanecer seguros e sobreviver à horda de zumbis espalhadas pelo mundo. Quando encontram uma fazenda que permanece isolada e livre da ameaça zumbi, o grupo tenta conquistar o seu lugar ali, dividindo o espaço com os donos da fazenda. Em meio ao caos, alguns dos sobreviventes vão revelando faces até então ocultas, e o grupo percebe que os zumbis não são o único perigo que existe.

3.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Walking Dead (3.ª temporada)

Depois que os zumbis invadiram a fazenda, os sobreviventes peregrinam por alguns meses procurando por outros abrigos, até que encontram proteção atrás das grades de uma prisão abandonada. Porém a paz conquistada não dura muito tempo, pois o novo abrigo dos sobreviventes desperta a inveja do primeiro grande vilão da serie: o Governador, sádico líder de uma comunidade não muito longe dali chamada Woodbury. Agora o grupo de Rick deverá lutar para defender seu novo lar e suas vidas.

4.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Walking Dead (4.ª temporada)

Superando as recentes perdas, os sobreviventes liderados por Rick Grimes continuam com suas vidas na prisão, agora reforçada com a presença dos antigos moradores de Woodbury. Juntos terão que enfrentar uma ameaça maior que os zumbis, incluindo a propagação de uma epidemia mortal que se espalha pela prisão e o retorno do cruel Governador, que consegue tomar a prisão e destruí-la, fazendo com que os personagens sobreviventes ao ataque fujam em busca de um novo lugar, encontrando a possível paz em Terminus, comunidade que oferece abrigo aos vivos.

5.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Walking Dead (5.ª temporada)

O grupo consegue escapar de Terminus, lugar onde foram enganados e aprisionados por um terrível grupo de canibais sobreviventes ao apocalipse. Agora todos juntos, eles precisam comandar duas missões, resgatar Beth Greene em um hospital em Atlanta, onde está aprisionada, e levar Eugene Porter até Washington para possivelmente conseguir a cura. Quando ambas missões dão errado, o grupo acaba ficando sem rumo novamente, é onde encontram uma comunidade chamada Alexandria, aos arredores de Washington.

6.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Walking Dead (6.ª temporada)

Após serem aceitos em Alexandria, Rick Grimes e seu grupo tentam se adaptar a nova vida, lidando com os recentes acontecimentos. Mas a paz não é duradoura. Dessa vez terão que enfrentar ameaça atrás de ameaça, como a manada de zumbis que invadem a comunidade, o grupo dos saqueadores psicopatas ''Wolves'' e o insano grupo de Negan, chamado ''Os Salvadores''. No último episódio da sexta temporada, Negan mata um dos sobreviventes do grupo de Rick, e a morte não é revelada.

Produção[editar | editar código-fonte]

Estande na Comic-Con com uma cena do piloto para a divulgação da série

Em 20 de janeiro de 2010, a AMC anunciou oficialmente que eles haviam encomendado um piloto para uma possível série adaptada do quadrinho The Walking Dead, com Frank Darabont e Gale Anne Hurd atuando como os produtores executivos e Darabont como diretor e roteirista também.[17] Toda a série foi pré-encomendada baseada apenas na força do material de origem, os roteiros de televisão e o envolvimento de Darabont.[18] Em janeiro de 2010, uma resenha do roteiro do piloto atraíu mais atenção.[19] As gravações do piloto começaram em 15 de maio de 2010, em Atlanta, Geórgia,[20] após a AMC ter encomendado uma temporada de seis episódios.[21] O restante dos episódios da temporada começaram a ser gravados em 2 de junho de 2010, com Darabont sendo o produtor responsável pela série.[22] Em 17 de julho de 2010, Darabont revelou quem iria escrever e dirigir os seis episódios. Darabont escreveu/co-escreveu os primeiros três episódios e dirigiu o piloto. Michelle MacLaren dirigiu o segundo episódio. O produtor executivo Charles H. Eglee e o co-produtor Jack LoGiudice co-escreveram o terceiro episódio com Darabont, com Gwyneth Horder-Payton dirigindo. O quarto episódio foi escrito pelo produtor executivo Robert Kirkman, o criador e roteirista dos quadrinhos, com Johan Renck sendo o diretor. O quinto episódio foi escrito por Glen Mazzara e dirigido por Ernest Dickerson. O sexto episódio foi escrito por Adam Fierro e dirigido por Guy Ferland.[23] A série foi filmada em sua totalidade em 16 mm.[24] David Tattersall foi o diretor de fotografia do piloto, com David Boyd assumindo o cargo no restante dos episódios. A direção de arte ficou a cargo de Greg Melton e Alex Hadju. A maquiagem de efeitos especiais foi feita por Gregory Nicotero.

Os direitos de exibição da série para o exterior foram vendidos e anunciados em 14 de junho de 2010.[25]

Em 31 de agosto de 2010, Darabont anunciou que The Walking Dead iria receber uma segunda temporada, com a produção começando em fevereiro de 2011. Em 8 de novembro de 2010, a AMC confirmou uma segunda temporada de 13 episódios que estreou dia 16 de outubro de 2011 nos Estados Unidos. Darabont também disse que ele gostaria de incluir alguns dos "elementos ambientais" que ocorrem durante o volume 2 do quadrinho de Kirkman.[26] No início da segunda temporada, o canal AMC já renovou o contrato para uma terceira e quarta temporada.[27] Baseado na série em quadrinhos homônima criada por Robert Kirkman, que também é produtor executivo da adaptação televisiva, mostra os desafios de um grupo de pessoas para fugir e sobreviver em um mundo tomado por zumbis.

Robert Kirkman, produtor executivo da série na Comic Con International de "The Walking Dead" de 2013 em San Diego.

"É com orgulho que anunciamos que os mortos continuarão vivos em uma terceira temporada de The Walking Dead", declarou o presidente da AMC, Charlie Collier. "Agradecemos a todos que contribuíram para fazer desta série uma experiência única na televisão."

A AMC renovou a série para uma quarta temporada em 21 de dezembro de 2012, com as filmagens ocorrendo no estado norte-americano da Geórgia em 6 de maio de 2013.[28] Em 29 de outubro do mesmo ano, a AMC renovou o contrato da série The Walking Dead para uma quinta temporada, com Scott Gimple retornando como showrunner.[29] A sexta temporada foi confirmada pela AMC durante a San Diego Comic-Con de 2014.[30]A sétima temporada da série foi confirma pelo produtor executivo Robert Kirkman.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A estreia da segunda temporada nos Estados Unidos quebrou recordes de audiência para um programa de TV a cabo feito para público entre 18 a 49 anos, uma marca que já durava dez anos. Foram 7,3 milhões de telespectadores.[31] O sucesso se repete em outros mercados. No Brasil, o seriado é transmitido pelo canal Fox, que também teve um recorde de audiência com a série.[32]. Na TV Aberta, a Band exibiu as quatros primeiras temporadas, a primeira estreou em 9 de janeiro de 2013 a 12 de fevereiro de 2013, a segunda estreou em 19 de fevereiro de 2013 a 19 de março de 2013, a terceira foi dividida em duas partes, a primeira parte estreou em 21 de maio de 2013 a 09 de julho de 2013 e a segunda parte estreou em 20 de fevereiro de 2014 a 27 de março de 2014, e a quinta temporada estreou em 05 de janeiro de 2015 a 02 de março de 2015.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira temporada, The Walking Dead teve aclamação por parte da crítica especializada. Com base de 25 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 82% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.4, usada para avaliar a recepção do público.[33] Em 2010, The Walking Dead foi indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Série Dramática[34], e venceu o Emmy Award de 2011 pelo trabalho de maquiagem dos walkers.[35]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

A atriz Laurie Holden, afirmou em uma convenção Walker Stalker Con, em Nova Jersey, que tinha até mesmo um contrato de longa duração para atuar na série e por isso estava prestes a se mudar para Georgia, onde The Walking Dead é gravado. Holden respondeu. "Bem, eu tinha um contrato de oito anos, eu deveria ficar até o fim. Eu deveria acabar me relacionando com Rick. Eu deveria ter salvo Woodbury a cavalo e eu estava comprando uma casa em Atlanta. Recebi a ligação às 22:00 na noite anterior às filmagens do showrunner que não está mais em The Walking Dead [Glen Mazzara] dizendo que não puderam escrever o episódio e que ele iria matar a minha personagem. Então recebemos o roteiro e todos nós estávamos chorando no set. Me senti como se tivesse levado um tiro. Nada aconteceu como deveria ter acontecido."

Elenco[editar | editar código-fonte]

Laurie Holden, como Andrea.

A série conta com vários atores com quem o desenvolvedor, Frank Darabont, já havia trabalhado anteriormente, incluindo Melissa McBride, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn e Juan Gabriel Pareja. Todos os quatro apareceram no filme The Mist, de sua autoria, lançado em 2007.[36] Laurie Holden também apareceu no filme de 2001, The Majestic, que Darabont dirigira. Jeffrey DeMunn também já apareceu em vários filmes de Darabont; além de The Mist e The Majestic, ele apareceu em The Shawshank Redemption (1994) e À Espera de um Milagre (1999).[37]

Lista de indicadores
  • Uma célula cinza claro indica que o personagem não apareceu na temporada.
  • Uma célula cinza escuro com "TBA" (To Be Announced) indica que o personagem ainda não foi confirmado na temporada.
  • Um V indica um papel só de voz.
Ator Personagem Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 7.ª

Elenco Regular[editar | editar código-fonte]

Andrew Lincoln Rick Grimes Regular
Jon Bernthal Shane Walsh Regular Convidado
Sarah Wayne Callies Lori Grimes Regular
Laurie Holden Andrea Regular
Jeffrey DeMunn Dale Horvath Regular
Steven Yeun Glenn Rhee Regular
Chandler Riggs Carl Grimes Regular
Norman Reedus Daryl Dixon Recorrente Regular
Melissa McBride Carol Peletier Recorrente Regular
Michael Rooker Merle Dixon Recorrente Participação Regular
Lennie James Morgan Jones Participação Convidado Recorrente Regular
Scott Wilson Hershel Greene Recorrente Regular
Lauren Cohan Maggie Greene Recorrente Regular
Emily Kinney Beth Greene Recorrente Regular
Danai Gurira Michonne Stand-in Regular
David Morrissey O Governador Regular Convidado
Chad Coleman Tyreese Williams Recorrente Regular
Sonequa Martin-Green Sasha Williams Recorrente Regular
Lawrence Gilliard, Jr. Bob Stookey Regular
Michael Cudlitz Abraham Ford Recorrente Regular
Josh McDermitt Eugene Porter Recorrente Regular
Christian Serratos Rosita Espinosa Recorrente Regular
Alanna Masterson Tara Chambler Recorrente Regular
Andrew J. West Gareth Participação Regular
Seth Gilliam Gabriel Stokes Regular
Ross Marquand Aaron Recorrente Regular
Alexandra Breckenridge Jessie Anderson Recorrente Regular
Tovah Feldshuh Deanna Monroe Recorrente Regular
Austin Nichols Spencer Monroe Recorrente Regular
Tom Payne Paul "Jesus" Rovia Recorrente Regular
Jeffrey Dean Morgan Negan Convidado Regular
Austin Amelio Dwight Recorrente Regular
Xander Berkeley Gregory Recorrente Regular

Elenco Recorrente[editar | editar código-fonte]

Emma Bell Amy Recorrente ConvidadaV
Jeryl Prescott Sales Jacqui Recorrente ConvidadaV
Andrew Rothenberg Jim Recorrente ConvidadoV
Irone Singleton Theodore "T-Dog" Douglas Recorrente
Madison Lintz Sophia Peletier Recorrente
Adam Minarovich Ed Peletier Recorrente Participação
Juan Pareja Morales Recorrente
Jane McNeill Patricia Recorrente
Pruitt Taylor Vince Otis Recorrente
James Allen McCune Jimmy Recorrente
Vários Bebês Judith Grimes Recorrente
Jose Pablo Cantillo Martinez Recorrente
Melissa Ponzio Karen Recorrente Participação
Daniel Thomas May Allen Recorrente Participação
Travis Amor Shumpert Recorrente Participação
Lew Temple Axel Recorrente
Vincent Ward Oscar Recorrente
Dallas Roberts Milton Mamet Recorrente
Tyler Chase Ben Recorrente
Brighton Sharbino Lizzie Samuels Recorrente Convidada
Kyla Kenedy Mika Samuels Recorrente Convidada
Denise Crosby Mary Recorrente Participação
Vincent Martella Patrick Recorrente
Michael Zegen Randall Culver Recorrente
Sunkrish Bala Dr. Caleb Subramanian Recorrente
Jeff Kober Joe Recorrente
Audrey Marie Anderson Lilly Chambler Recorrente
Meyrick Murphy Meghan Chambler Recorrente
Chris Coy Martin Recorrente
Christine Woods Dawn Lerner Recorrente
Erik Jensen Dr. Steven Edwards Recorrente
Tyler James Williams Noah Recorrente
Steve Coulter Reg Monroe Recorrente
Daniel Bonjour Aiden Monroe Recorrente
Corey Brill Pete Anderson Recorrente
Major Dodson Sam Anderson Recorrente
Austin Abrams Ron Anderson Recorrente
Michael Traynor Nicholas Recorrente
Jordan Woods-Robinson Eric Recorrente
Ann Mahoney Olivia Recorrente
Katelyn Nacon Enid Recorrente
Jason Douglas Tobin Recorrente
Corey Hawkins Heath Recorrente
Merritt Wever Dra. Denise Cloyd Recorrente

Dublagem Brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio: Sigma (1ª-2ª temporadas) / Dublavídeo (3ª temporada) / Dubrasil (4ª temporada) / Sigma (5ª-)
Direção: Renato Soares e Silvio Giraldi (Sigma) / João Francisco Garcia (Dublavídeo) / Hermes Baroli e Zodja Pereira (Dubrasil)
Tradução: Alexandre Arcanjo

Audiência[editar | editar código-fonte]

Temporada Horário de exibição
(por fuso horário)
Nº de episódios Estreia Final Média de espectadores
(em milhões)
Data Espectadores da estreia
(em milhões)
Data Espectadores do final da temporada
(em milhões)
1.ª temporada Domingo 10:00 pm 6 31 de Outubro de 2010 5.35[38] 5 de Dezembro de 2010 5.97[39] 5.24[40]
2.ª temporada Domingo 9:00 pm 13 16 de Outubro de 2011 7.26[41] 18 de Março de 2012 8.99[42] 6.90[43]
3.ª temporada 16 14 de Outubro de 2012 10.87[44] 31 de Março de 2013 12.40[45] 10.40[46]
4.ª temporada 16 13 de Outubro de 2013 16.11[47] 30 de Março de 2014 15.68[48] 13.30[49]
5.ª temporada 16 12 de Outubro de 2014 17.30[50] 29 de Março de 2015 15.78[51] 14.40[52]
6.ª temporada 16 11 de Outubro de 2015 14.63[53] 3 de Abril de 2016 14.19[54] 13.15[55]
Temporada Episódio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
1 5,35 4,71 5,07 4,75 5,56 5,97
2 7,26 6,70 6,10 6,29 6,12 6,08 6,62 8,10 6,89 7,04 6,77 6,89 8,99
3 10,87 9,55 10,51 9,27 10,37 9,21 10,43 10,48 12,26 11,05 11,01 11,30 11,46 10,84 10,99 12,42
4 16,11 13,95 12,92 13,31 12,20 12,00 11,29 12,05 15,76 13,34 13,12 12,61 12,65 12,87 13,47 15,68
5 17,29 15,14 13,80 14,52 13,53 14,07 13,33 14,81 15,64 12,27 13,44 14,43 14,53 13,78 13,76 15,78
6 14,63 12,18 13,14 13,34 12,44 12,87 13,22 13,98 13,74 13,48 12,79 12,82 12,53 12,69 12,38 14,19

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Em 2015, novamente a atriz Melissa McBride ganhou o prêmio de "Melhor Atriz Coadjuvante" no Saturn Awards por seu papel de Carol Peletier. Essa é a primeira vez que uma atriz ganha por dois anos consecutivos. [57]

    Referências

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]