The Wall Live

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.


The Wall Live
Roger Waters en el Palau Sant Jordi de Barcelona (The Wall Live) - 01.jpg
Roger Waters em show no Palau Sant Jordi em Barcelona
Turnê de Roger Waters
Álbum(ns) associado(s) The Wall
Duração da apresentação Entre 2 e 3 horas
Data de início 15 de Setembro de 2010
Data de fim 21 de Julho de 2012
Partes 5
Número de
apresentações
98 na América do Norte
64 na Europa
15 na Oceania
15 na América do Sul
192 no Total
Cronologia de turnês de Roger Waters
The Dark Side of the Moon Live
(2006-2008)

The Wall Live é uma turnê mundial de Roger Waters,[1] um dos fundadores da banda Pink Floyd.[2][3] Na turnê, foi a primeira vez que o álbum do Pink Floyd The Wall foi executado na íntegra pela banda ou por qualquer um de seus integrantes desde que Roger Waters tocou o álbum em um show em Berlim em 1990. O show é considerado um dos mais complexos realizado por Roger Waters, custando aproximadamente £37 milhões para ser realizado.

A turnê começou em Toronto no dia 15 de setembro de 2010 e continuou por toda a América do Norte antes do fim da primeira parte na Cidade do México em 21 de dezembro de 2010. A parte europeia começou em Portugal, havendo shows dias 21 e 22 de março de 2011 no país,[4] e a segunda parte teve fim dia 12 de julho no mesmo ano em Atenas. Haverá shows na Austrália e Nova Zelândia entre 27 de Janeiro e 23 de fevereiro. No dia 2 de março é iniciada a parte da turnê na América do Sul, passando pelo Chile, Argentina e Brasil, havendo neste 4 shows: um no Estádio Beira Rio em Porto Alegre no dia 25 de março, um no Engenhão na cidade do Rio de Janeiro no dia 29 e dois no Estádio do Morumbi em São Paulo nos dias 01 e 03 (inicialmente marcado para o dia 31 de março, porém adiado devido a questões técnicas e de logística [5]) de abril. Após a passagem na América do Sul, Waters fará shows na América do Norte novamente a partir de 27 de abril. Waters disse que pode haver mais shows na Europa em 2013. A turnê terminou no dia 21 de julho de 2012, em Quebec, apresentando o segundo maior muro de todos (O maior foi o muro do show The Wall Live in Berlin em 1990). Waters, grande pacifista, enfatizou as mensagens antiguerra dos shows, pedindo a fãs fotos de pessoas amadas que morreram em guerra, essas fotos foram postadas em sua página de Facebook.

Snowy White[6] e Dave Kilminster[7] foram os primeiros músicos confirmados para tocar ao lado de Roger Waters na turnê. Kipp Lennon, Mark Lennon e Michael Lennon da banda Venice participaram como backing vocals. No dia 23 de abril, foi anunciado todos que iriam participar dos shows. Waters disse que David Gilmour, que tocava com Waters na época do Pink Floyd, tocaria Comfortably Numb em um dos seus shows. No dia 12 de maio de 2011, Gilmour tocou e cantou Comfortably Numb em cima de um muro gigante feito no palco, na O2 Arena em Londres, nesse mesmo show eles, juntamente com o baterista do Pink Floyd Nick Mason, tocaram Outside the Wall, última música dos shows.

Músicos[editar | editar código-fonte]

A banda, Kansas, 30 de Outubro de 2010 (da esquerda para a direita, Kilminster, White, Joyce, Pat Lennon, Mark Lennon, Kip Lennon, Wyckoff, Roger Waters, Smith, Harry Waters, Carin, Broad). Atrás da banda os "destroços" do muro

Os seguintes músicos tocaram nos shows:

Resumo dos shows[editar | editar código-fonte]

Pré-Show[editar | editar código-fonte]

Durante o pré-show, na parte Americana da turnê, um homem aparentando ser um mendigo empurra um carrinho de compras pelo estádio perto das cadeiras. Ele veste uma jaqueta de flanela e um chapéu de cowboy, e conversa um pouco com alguns fãs enquanto ele anda pelo lugar. Seu carro é cheio de latas de refrigerantes vazias, lixo e uma placa com frases que variavam de um show para outro, incluindo "No Thought Control", em um lado e "Homeless people need money for booze and hookers" no outro. Em seu carro também tem um boneco do personagem "Pink", que é usado depois no show. Em ordem, as músicas que tocam durante o pré-show são " Mother" de John Lennon, " Masters of War" de Bob Dylan, " A Change Is Gonna Come" de Sam Cooke, "Imagine" de John Lennon, "Strange Fruit" de Billie Holiday, "Whole Lotta Love" de Led Zeppelin e "People Get Ready" de The Impressions.

Parte Um[editar | editar código-fonte]

O boneco do Professor, em show no Kansas em 30 de Outubro de 2010

Durante o passeio do mendigo pela plateia, a música do pré show para, e assim que ele chega no palco, o clímax do filme Spartacus é tocado. Após o áudio do filme, o homem joga "Pink" no palco.

Para os shows Europeus e todos os shows em 2012, o mendigo foi substituído por dois "soldados", vestindo o uniforme com os martelos cruzados, que trazem "Pink" para o palco, e seguram-no durante o clipe de Spartacus, antes de jogá-lo no chão e marcharem para fora do palco.

Após isso, O áudio dá lugar a um trompete, tocando a melodia de Outside the Wall. O trompete toca a melodia desacompanhado por alguns segundos, até a banda começar com In the Flesh? sem nenhum aviso. Fogos de artificio explodem durante os acordes iniciais e projeções contendo os martelos cruzados são vistas tanto no muro quanto no telão circular que fica no meio do palco, atrás do muro. Um pouco depois, Waters aparece pela primeira vez, vestido de preto, e logo depois coloca um sobretudo preto, com uma braçadeira dos martelos, e coloca óculos escuros, interpretando Pink. Durante o clímax da música, um avião de guerra, suspendido por um fio, voa em direção ao palco, e colide no muro enquanto fogos explodem. Durante "The Happiest Days of Our Lives" e " Another Brick in the Wall pt.2" aparece um marionete inflável gigante do professor, um ícone do show original, que parece andar, suspendido por cabos. Crianças de escolas locais são trazidas para o palco para cantar e dançar. Do show em Berlim, em 16 de Junho em diante, Waters canta uma reprise acústica de " Another Brick in the Wall pt.2" com letras se referindo a Jean Charles de Menezes antes de agradecer a plateia e lhes contar sobre as filmagens dos shows da primeira The Wall Tour. Ele então canta "Mother" acompanhado de um vídeo dele tocando a música na turnê original de 1980. Um boneco da Mãe inflável baseado na versão animada da personagem, aparece no lado esquerdo, atrás do muro. A música apresenta maiores mensagens políticas do que antes, as palavras "Big Brother Is Watching You" [O Grande Irmão Está te Observando] é escrita no muro, com o "Br" riscado e substituído com a letra "M". Depois da linha "Mother, should I trust the government?" [Mãe, devo confiar no governo?], as palavras "No Fucking Way" [Nem Fodendo] são projetadas no muro, assim como a tradução local da frase em países cujo idioma não é Inglês.

As projeções mostradas em "Goodbye Blue Sky" causaram certas controvérsias. Durante a música, aviões são vistos lançando bombas em forma de Foice e martelo, cruzes, símbolo do Dólar, Estrela de Davi, Logotipo da Shell, logo da Mercedes-Benz, assim como o logo do McDonald's em futuros shows. O avião lançando o símbolo do Dólar aparece diretamente depois do avião lançar a Estrela de Davi. Apesar de Waters ter dito não havia relevância na ordem das bombas, ele mudou a ordem após reclamações do presidente da Liga Antidifamação. Durante "Empty Spaces" e "What Shall We Do Now?" (presente no filme e na turnê original), é projetado no muro uma sequência desenhada por Gerald Scarfe, que mostra a famosa sequência das "Flores Fornicadoras". Durante "Don't Leave Me Now", aparece uma marionete gigante da esposa, similar em design e execução ao Professor. Em " Another Brick in the Wall pt.3" o muro está quase completo, e assim como na turnê original, um instrumental chamado "The Last Few Bricks" é tocada para dar mais tempo para a construção do muro. Em "Goodbye Cruel World", Waters canta no espaço do último tijolo, e assim que a música termina, o último tijolo é colocado, completando o muro e encerrando a primeira parte do show. Segue um intervalo de 15 minutos, com fotos e biografias de pessoas perdidas em conflitos são projetadas no muro.

Parte Dois[editar | editar código-fonte]

Roger Waters e David Gilmour durante o solo de Comfortably Numb na O2 Arena,Londres

A segunda parte começa com " Hey You" e é tocada com poucos efeitos visuais no muro, com exceção de um trecho em que o muro se abre, e uma criatura vem correndo em direção a tela e dá um soco. A banda toca agora escondida da vista da audiência, atrás do muro. Para o solo acústico de "Is There Anybody Out There?" um tijolo é removido para que a plateia veja os guitarristas Dave Kilminster e G.E. Smith. Em "Nobody Home", uma parte do muro desce revelando um pequeno quarto de hotel com televisão (exibindo filmes de guerra), cadeira, abajour e uma cama desfeita. Waters, como "Pink", canta enquanto fica sentado numa cadeira que fica numa plataforma estendida no muro. Durante " Vera", imagens de Vera Lynn são exibidas, junto de vídeos de crianças reencontrando seus pais veteranos de guerra. "Bring the Boys Back Home" apresenta um discurso de Dwight D. Eisenhower. Durante "Comfortably Numb", Robbie Wyckoff e Dave Kilminster aparecem no topo do muro assim como David Gilmour fez na turnê original - coisa que ele fez novamente durante uma aparição no show na O2 Arena em Londers, no dia 12 de Maio de 2011. No final da música, a projeção do muro explode, e pilares se levantam, completando o muro.

A banda toca "The Show Must Go On" vestida em fantasias de fascistas com as braçadeiras dos martelos cruzados. O famoso porco inflável aparece, preto em cabos, durante "In the Flesh", e guiados depois por membros da equipes, passando pela plateia. Waters adicionou mais tarde uma sequência no final da música em que ele atira na plateia com uma metralhadora. Durante "Run Like Hell", projeções no muro parodiam o famoso "i" do iPod. Fotos de porcos são vistas perto das palavras "iLead", cães perto de "iProtect", ovelhas perto de "iFollow" (cães, porcos e ovelhas indicando seus papéis no álbum do Pink Floyd Animals), George Bush e outros líderes próximo de "iBelieve", Hitler próximo de "iPaint" e crianças próximas de "iLearn", entre outras. Em todas as imagens, os sujeitos estão usando iPods. Depois disso, a filmagem vazada do Ataque aéreo em Bagdá de 12 de julho de 2007 é exibida, com legendas das falas dos pilotos Americanos e destacando os funcionários da Reuters Saeed Chmagh e Namir Noor-Eldeen, cujas câmeras foram confundidas com armas; depois do ataque, aparece a mensagem: "Namir Noor-Eldeen e Saeed Chmagh, Nós vamos nos lembras de vocês."

"Waiting for the Worms" apresenta mais animações de Gerald Scarfe, tanto do filme quanto da turnê original. A famosa Marcha dos Martelos aparece renderizada com a utilização da técnica Cel shading. Mais tarde na turnê imagens de Waters como um ditador fascista é projetada no muro entre as cenas dos martelos marchando. " Stop" abruptamente escurece todo o muro, com uma luz iluminando apenas o boneco de Pink do início do show, que aparece sentado em cima do muro; e é então jogado ao chão.

No clímax do show, em "The Trial", a sequência animada de Gerald Scarfe é projetada inteiramente no muro durante toda a música. Assim que a canção chega ao seu clímax, e a plateia, e os músicos gritando "Tear Down the Wall", o muro é derrubado, e logo depois confetes caem sobre a plateia. Em alguns shows, nesse momento, o porco inflável vai indo ao chão, de encontro com a plateia, que o destrói. A banda toda então aparece no palco, e tocam "Outside the Wall" com uma variedade de instrumentos acústicos. (Em certos shows da parte Australiana, a banda tocou uma versão acústica completa de "Waltzing Matilda" imediatamente depois de "Outside the Wall". Similarmente, nos shows no México, a banda tocou "Las Mañanitas") Waters então apresenta a banda ao público, e em fileira, todos se retiram do palco.

Setlist[editar | editar código-fonte]

Parte Um[editar | editar código-fonte]

  1. "In the Flesh?"
  2. "The Thin Ice"
  3. "Another Brick in the Wall (Part 1)"
  4. "The Happiest Days of Our Lives"
  5. "Another Brick in the Wall (Part 2)"
  6. "Another Brick in the Wall (Part 2) Reprise"
  7. "Mother"
  8. "Goodbye Blue Sky"
  9. "Empty Spaces"
  10. "What Shall We Do Now?"
  11. "Young Lust"
  12. "One of My Turns"
  13. "Don't Leave Me Now"
  14. "Another Brick in the Wall (Part 3)"
  15. "The Last Few Bricks"
  16. "Goodbye Cruel World"

Parte Dois[editar | editar código-fonte]

  1. "Hey You"
  2. "Is There Anybody Out There?"
  3. "Nobody Home"
  4. "Vera"
  5. "Bring the Boys Back Home"
  6. "Comfortably Numb"
  7. "The Show Must Go On"
  8. "In the Flesh"
  9. "Run Like Hell"
  10. "Waiting for the Worms"
  11. "Stop"
  12. "The Trial"
  13. "Outside the Wall"

Datas[editar | editar código-fonte]

Data Cidade País Lugar
Leg 1: North America
15 de setembro de 2010 Canadá Toronto Canadá Air Canadá Centre
16 de setembro de 2010 Canadá
18 de setembro de 2010 Canadá
20 de setembro de 2010 Estados Unidos Chicago Estados Unidos United Center
21 de setembro de 2010 Estados Unidos
23 de setembro de 2010 Estados Unidos
24 de setembro de 2010 Estados Unidos
26 de setembro de 2010 Estados Unidos Pittsburgh Consol Energy Center
28 de setembro de 2010 Estados Unidos Cleveland Quicken Loans Arena
30 de setembro de 2010 Estados Unidos Boston TD Garden
1 de outubro de 2010 Estados Unidos
3 de outubro de 2010 Estados Unidos
5 de outubro de 2010 Estados Unidos New York City Madison Square Garden
6 de outubro de 2010 Estados Unidos
8 de outubro de 2010 Estados Unidos Buffalo First Niagara Center
10 de outubro de 2010 Estados Unidos Washington, D.C. Verizon Center
12 de outubro de 2010 Estados Unidos Uniondale Nassau Veterans Memorial Coliseum
13 de outubro de 2010 Estados Unidos
15 de outubro de 2010 Estados Unidos Hartford XL Center
17 de outubro de 2010 Canadá Ottawa Canadá Scotiabank Place
19 de outubro de 2010 Canadá Montreal Bell Centre
20 de outubro de 2010 Canadá
22 de outubro de 2010 Estados Unidos Columbus Estados Unidos Value City Arena
24 de outubro de 2010 Estados Unidos Auburn Hills The Palace of Auburn Hills
26 de outubro de 2010 Estados Unidos Omaha Qwest Center Omaha
27 de outubro de 2010 Estados Unidos Saint Paul Xcel Energy Center
29 de outubro de 2010 Estados Unidos St. Louis Scottrade Center
30 de outubro de 2010 Estados Unidos Kansas City Sprint Center
3 de novembro de 2010 Estados Unidos East Rutherford Izod Center
4 de novembro de 2010 Estados Unidos
6 de novembro de 2010 Estados Unidos New York City Madison Square Garden
8 de novembro de 2010 Estados Unidos Philadelphia Wells Fargo Center
9 de novembro de 2010 Estados Unidos
11 de novembro de 2010 Estados Unidos
13 de novembro de 2010 Estados Unidos Fort Lauderdale BankAtlantic Center
14 de novembro de 2010 Estados Unidos
16 de novembro de 2010 Estados Unidos Tampa St. Pete Times Forum
18 de novembro de 2010 Estados Unidos Atlanta Philips Arena
20 de novembro de 2010 Estados Unidos Houston Toyota Center
21 de novembro de 2010 Estados Unidos Dallas American Airlines Center
23 de novembro de 2010 Estados Unidos Denver Pepsi Center
26 de novembro de 2010 Estados Unidos Las Vegas MGM Grand Garden Arena
27 de novembro de 2010 Estados Unidos Phoenix US Airways Center
29 de novembro de 2010 Estados Unidos Los Angeles Staples Center
30 de novembro de 2010 Estados Unidos
3 de dezembro de 2010 Estados Unidos Oakland Oracle Arena
5 de dezembro de 2010 Estados Unidos Los Angeles Staples Center
7 de dezembro de 2010 Estados Unidos San Jose HP Pavilion at San Jose
8 de novembro de 2010 Estados Unidos
10 de outubro de 2010 Canadá Vancouver Canadá Rogers Arena
11 de dezembro de 2010 Estados Unidos Tacoma Estados Unidos Tacoma Dome
13 de dezembro de 2010 Estados Unidos Anaheim Honda Center
14 de dezembro de 2010 Estados Unidos
18 de dezembro de 2010 México Cidade do México México Palacio de los Deportes
19 de dezembro de 2010 México
21 de dezembro de 2010 México
Leg 2: Europe
21 de março de 2011 Portugal Lisbon Portugal Pavilhão Atlântico
22 de março de 2011 Portugal
25 de março de 2011 Espanha Madrid Espanha Palacio de Deportes de la Comunidad
26 de março de 2011 Espanha
29 de março de 2011 Espanha Barcelona Palau Sant Jordi
30 de março de 2011 Espanha
1 de abril de 2011 Itália Milan Itália Mediolanum Forum
2 de abril de 2011 Itália
4 de abril de 2011 Itália
5 de abril de 2011 Itália
8 de abril de 2011 Países Baixos Arnhem Holanda GelreDome
9 de abril de 2011 Países Baixos
11 de abril de 2011 Países Baixos
13 de abril de 2011 Croácia Zagreb Croácia Arena Zagreb
15 de abril de 2011 República Checa Prague República Tcheca O2 Arena
16 de abril de 2011 República Checa
18 de abril de 2011 Polónia Łódź Polônia Arena Łódź
19 de abril de 2011 Polónia
23 de abril de 2011 Rússia Moscow Rússia Olimpiyskiy Stadion
25 de abril de 2011 Rússia Saint Petersburg Petersburg Sports and Concert Complex
27 de abril de 2011 Finlândia Helsinki Finlândia Hartwall Areena
28 de abril de 2011 Finlândia
30 de abril de 2011 Noruega Oslo Noruega Telenor Arena
1 de maio de 2011 Noruega
4 de maio de 2011 Suécia Stockholm Suécia Ericsson Globe
5 de maio de 2011 Suécia
7 de maio de 2011 Dinamarca Copenhagen Dinamarca Parken Stadium
11 de maio de 2011 Inglaterra London Inglaterra The O2 Arena
12 de maio de 2011 Inglaterra
14 de maio de 2011 Inglaterra
15 de maio de 2011 Inglaterra
17 de maio de 2011 Inglaterra
18 de maio de 2011 Inglaterra
20 de maio de 2011 Inglaterra Manchester Manchester Evening News Arena
21 de maio de 2011 Inglaterra
23 de maio de 2011 República da Irlanda Dublin Irlanda The O2
24 de maio de 2011 República da Irlanda
27 de maio de 2011 Bélgica Antwerp Bélgica Sportpaleis
28 de maio de 2011 Bélgica
30 de maio de 2011 França Paris França Palais Omnisports de Paris-Bercy
31 de maio de 2011 França
3 de junho de 2011 Alemanha Mannheim Alemanha SAP Arena
4 de junho de 2011 Alemanha
6 de junho de 2011 Suíça Zurique Suíça Hallenstadion
7 de junho de 2011 Suíça
10 de junho de 2011 Alemanha Hamburg Alemanha O2 World Hamburg
11 de junho de 2011 Alemanha
13 de junho de 2011 Dinamarca Herning Dinamarca Jyske Bank Boxen
15 de junho de 2011 Alemanha Berlin Alemanha O2 World Berlin
16 de junho de 2011 Alemanha
18 de junho de 2011 Alemanha Düsseldorf Esprit Arena
20 de junho de 2011 Alemanha Munique Olympiahalle
22 de junho de 2011 Hungria Budapest Hungria Budapest Sports Arena
24 de junho de 2011 Suíça Zurique Suíça Hallenstadion
25 de junho de 2011 Suíça
27 de junho de 2011 Inglaterra Birmingham Inglaterra National Indoor Arena
27 de junho de 2011 Inglaterra Manchester Manchester Evening News Arena
30 de junho de 2011 França Paris França Palais Omnisports de Paris-Bercy
1 de julho de 2011 França
3 de julho de 2011 Itália Milan Itália Mediolanum Forum
4 de julho de 2011 Itália
8 de julho de 2011 Grécia Athens Grécia Olympic Indoor Hall
9 de julho de 2011 Grécia
12 de julho de 2011 Grécia
Leg 3: Oceania
27 de janeiro de 2012 Austrália Perth Austrália Burswood Dome
28 de janeiro de 2012 Austrália
1 de fevereiro de 2012 Austrália Brisbane Brisbane Entertainment Centre
2 de fevereiro de 2012 Austrália
4 de fevereiro de 2012 Austrália
7 de fevereiro de 2012 Austrália Melbourne Rod Laver Arena
8 de fevereiro de 2012 Austrália
10 de fevereiro de 2012 Austrália
11 de fevereiro de 2012 Austrália
14 de fevereiro de 2012 Austrália Sydney Allphones
15 de fevereiro de 2012 Austrália
18 de fevereiro de 2012 Nova Zelândia Auckland Nova Zelândia Vector Arena
20 de fevereiro de 2012 Nova Zelândia
22 de fevereiro de 2012 Nova Zelândia
23 de fevereiro de 2012 Nova Zelândia
Leg 4: South America
2 de março de 2012 Chile Santiago Chile Estadio Nacional Julio Martínez Prádanos
3 de março de 2012 Chile
7 de março de 2012 Argentina Buenos Aires Argentina Estadio Monumental Antonio Vespucio Liberti
9 de março de 2012 Argentina
10 de março de 2012 Argentina
12 de março de 2012 Argentina
14 de março de 2012 Argentina
15 de março de 2012 Argentina
17 de março de 2012 Argentina
18 de março de 2012 Argentina
20 de março de 2012 Argentina
25 de março de 2012 Brasil Porto Alegre Brasil Estádio Beira-Rio
29 de março de 2012 Brasil Rio de Janeiro Estádio Olímpico Nilton Santos
1 de abril de 2012 Brasil São Paulo Estádio do Morumbi
3 de abril de 2012 Brasil
Leg 5: North America
27 de abril de 2012 México Cidade do México México Foro Sol
28 de abril de 2012 México
1 de maio de 2012 Estados Unidos Houston Estados Unidos Toyota Center
3 de maio de 2012 Estados Unidos Austin Frank Erwin Center
5 de maio de 2012 Estados Unidos Tulsa BOK Center
7 de maio de 2012 Estados Unidos Denver Pepsi Center
11 de maio de 2012 Estados Unidos San Francisco AT&T Park
13 de maio de 2012 Estados Unidos San Diego Valley View Casino Center
15 de maio de 2012 Estados Unidos Phoenix US Airways Center
19 de maio de 2012 Estados Unidos Los Angeles Los Angeles Memorial Coliseum
22 de maio de 2012 Estados Unidos Portland Rose Garden
24 de maio de 2012 Estados Unidos Seattle Key Arena
26 de maio de 2012 Canadá Vancouver Canadá BC Place
28 de maio de 2012 Canadá Edmonton Rexall Place
29 de maio de 2012 Canadá
31 de maio de 2012 Canadá Winnipeg MTS Centre
1 de junho de 2012 Canadá
3 de junho de 2012 Estados Unidos Saint Paul Estados Unidos Xcel Energy Center
5 de junho de 2012 Estados Unidos Detroit Joe Louis Arena
6 de junho de 2012 Estados Unidos Grand Rapids Van Andel Arena
8 de junho de 2012 Estados Unidos Chicago Wrigley Field
10 de junho de 2012 Estados Unidos Louisville KFC Yum! Center
11 de junho de 2012 Estados Unidos Indianapolis Bankers Life Fieldhouse
13 de junho de 2012 Estados Unidos Atlanta Philips Arena
15 de junho de 2012 Estados Unidos Fort Lauderdale BankAtlantic Center
16 de junho de 2012 Estados Unidos Orlando Amway Center
19 de junho de 2012 Estados Unidos Nashville, Tennessee Bridgestone Arena
21 de junho de 2012 Estados Unidos Buffalo FirstNiagara Center
23 de junho de 2012 Canadá Toronto Canadá Rogers Centre
25 de junho de 2012 Canadá Ottawa Scotiabank Place
26 de junho de 2012 Canadá Montreal Bell Centre
28 de junho de 2012 Estados Unidos Albany Estados Unidos Times Union Center
29 de junho de 2012 Estados Unidos Hartford XL Center
1 de julho de 2012 Estados Unidos Boston Fenway Park
3 de julho de 2012 Estados Unidos Pittsburgh Consol Energy Center
6 de julho de 2012 Estados Unidos New York City Yankee Stadium
7 de julho de 2012 Estados Unidos
9 de julho de 2012 Estados Unidos Raleigh RBC Center
10 de julho de 2012 Estados Unidos Charlotte Time Warner Cable Arena
12 de julho de 2012 Estados Unidos Washington, D.C. Verizon Center
14 de julho de 2012 Estados Unidos Philadelphia Citizens Bank Park
21 de julho de 2012 Canadá Quebec City Canada Plains of Abraham

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Roger Waters to Restage "The Wall" on 2010 Tour». CBS News. 12 de abril de 2010. Consultado em 5 de novembro de 2010. 
  2. «Pink Floyd's Roger Waters to tour 'The Wall' in North America». NME News. Consultado em 7 de novembro de 2010. 
  3. «Roger Waters To Play The Whole Of The Wall». Classic Rock. 12 de abril de 2010. Consultado em 7 de novembro de 2010. 
  4. «Roger Waters:The Wall em Portugal» 
  5. http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/primeiro-show-da-turne-de-roger-waters-em-sao-paulo-e-adiado-20111221.html
  6. «Latest news from Snowy White ...». Snowy White. Consultado em 7 de novembro de 2010. 
  7. «The Wall tour dates!!!». Dave Kilminster. 14 de abril de 2010. Consultado em 7 de novembro de 2010. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]