The Weather Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o canal original estadunidense. Para o canal latino-americano extinto em 2002, veja The Weather Channel Latin America.
The Weather Channel
The Weather Channel LLC
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 2 de maio de 1982 (35 anos)
por Frank Batten
Pertence a NBCUniversal
Blackstone Group
Bain Capital
Cidade de origem Atlanta, Estados Unidos
Sede Atlanta, Estados Unidos
Slogan "It's Amazing Out There" EUA
(É Surpreendente Lá Fora)
Cobertura Estados Unidos, Porto Rico e as Bahamas
Página oficial weather.com

The Weather Channel é um canal de televisão por cabo e por satélite sediado em Atlanta, nos Estados Unidos, controlado por um consórcio composto por três empresas: NBCUniversal, Blackstone Group e Bain Capital.

Lançado em 2 de Maio de 1982, o canal transmite informações de previsão do tempo, entre outras notícias relacionadas ao tempo e clima, além de análises, documentários, e programas de entretenimento baseados nesses tópicos.

Em 28 de Outubro de 2015, a multinacional IBM anunciou a compra da maior parte dos ativos operacionais da empresa, incluindo análise de dados climáticos, o site weather.com e a marca, mas não comprou o canal de televisão. A empresa licencia os dados da previsão do tempo da IBM.

História[editar | editar código-fonte]

Foi idealizado por Frank Batten, proprietário da empresa Landmark Communications, para transmitir a previsão do tempo e cobertura de fenômenos meteorológicos 24 horas por dia.

No dia 2 de maio de 1982, a emissora entrou no ar. Ele comprou a ideia do famoso homem do tempo do programa Good Morning America, John Coleman. O canal foi o primeiro a surgir na mídia especializado em previsão do tempo, furacões e tempestades. Frank definia seu canal especializado como “Weather forecast that will never end”, ou "Previsão de tempo que nunca terminará". Em pouco tempo, o The Weather Channel conquistou reputação de mídia mais confiável na questão previsão do tempo.[1]

Inicialmente o canal era abastecido pelas previsões meteorológicas do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration – Administração Oceânica e Atmosférica Nacional). No ano de 1996, a empresa lançou uma extensão do canal, com a estreia do site na internet. O empreendimento foi consierado um sucesso, e outros sites específico de outros países (como se vê na tabela ao lado, foram lançados).

Venda[editar | editar código-fonte]

No dia 7 de julho de 2008, divulgaram a venda da emissora, e dos sites que pertencem a ela para a NBCUniversal, Blackstone Group e a Bain Capital por 3,5 bilhões de dólares.

Compra pela IBM[editar | editar código-fonte]

Em 28 de Outubro de 2015[2][3], a multinacional IBM anunciou a compra da maior parte dos ativos operacionais da empresa, incluindo análise de dados climáticos, o site weather.com e a marca, mas não comprou o canal de televisão[4]. A empresa licencia os dados da previsão do tempo da IBM.

Referências

  1. Batten, Frank (2002). The Weather Channel. [S.l.]: Harvard Business Review Press. 320 páginas. ISBN 9781578515592 
  2. «IBM Plans to Acquire The Weather Company's Product and Technology Businesses; Extends Power of Watson to the Internet of Things» (em inglês). The Weather Company. 28 de Outubro de 2015. Consultado em 28 de Agosto de 2017 
  3. «IBM compra empresa de meteorologia Weather.com para divisão Watson IoT». ComputerWorld. 28 de Outubro de 2015. Consultado em 28 de Agosto de 2017 
  4. Vanian, Jonathan (28 de Outubro de 2015). «IBM bought The Weather Company because weather affects nearly everything» (em inglês). Fortune. Consultado em 28 de Agosto de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.