O Selvagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Wild One)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o filme com Catherine Deneuve e Yves Montand, veja Le sauvage.
The Wild One
O Selvagem (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1953 •  pb •  79 min 
Direção László Benedek
Roteiro John Paxton
Frank Rooney
Elenco Marlon Brando
Mary Murphy
Robert Keith
Lee Marvin
Jay C. Flippen
Peggy Maley
Hugh Sanders
Ray Teal
Richard Farnsworth
Género Drama
Idioma inglês

The Wild One (br/pt: O Selvagem) é um filme estadunidense de 1953 do gênero Drama dirigido por László Benedek e produzido por Stanley Kramer. Estrelado por Marlon Brando que influenciou gerações de jovens com seu personagem Johnny Strabler, o líder de uma gangue de motociclistas, sempre vestido com uma jaqueta de couro, um boné e pilotando uma Triumph Thunderbird 6T de 1950. Lee Marvin também se destacou como o líder da gangue rival.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A gangue de motociclistas chamada Black Rebels Motorcycle Club, lideradas por Johnny Strabler, invade a pequena cidade de Wrightsville durante uma corrida de motocicletas. Depois de atrapalhar o evento, um membro da gangue apanha o troféu de segundo lugar e o dá para Johnny, que aceita orgulhosamente. Apesar do respeito dos demais, Johnny reluta em reconhecer o papel de líder e não interfere nas ações individuais dos membros.

Saindo dali por pressão da polícia, Johnny e sua gangue vão a outra cidade e invadem uma cafeteria onde trabalha Kathie Bleeker. Ao descobrir que ela é filha do chefe de polícia local, Johnny quer ir embora, mas se detém quando chega uma gangue de motociclistas rivais liderados por Chino. As duas gangues eram uma só, até que se separaram. Chino provoca Johnny e quer lhe tomar seu troféu, o que faz com que os dois briguem. Enquanto isso um dos residentes tenta passar pela rua de carro e empurra algumas motos. A confusão se instala mas o chefe de polícia só leva preso Chino, o que revolta os motociclistas.

À noite, a gangue de Chino persegue o residente e o atira na cadeia. Ao mesmo tempo, cidadãos mais exaltados querem confrontar os motociclistas e raptam e espancam Johnny. Mais tarde provocam uma morte e acusam Johnny de ter causado o acidente.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Elvis Presley em foto promocional do filme Jailhouse Rock de 1957
  • O filme foi baseado num conto chamado The Cyclists' Raid de Frank Rooney, que foi publicado em janeiro de 1951 na revista Harper. Depois apareceu em livro que reunia várias histórias com o título de The Best American Short Stories 1952. A história falava de confusões de motociclistas nas comemorações do "4 de Julho" de 1947 na cidade de Hollister, Califórnia que fora noticiada na revista Life, de 21 de julho daquele mesmo ano sob o título de "'Tumulto em Hollister" e com fotos de selvagens motociclistas rebeldes e foras-da-lei. O fato agora é motivo de celebração anual em Hollister. No filme, a cidade é localizada em algum lugar não identificado do Oeste norte-americano.
  • Para a maioria do público, os motociclistas do filme não são malévolos, não representando a ameaça dos filmes posteriores, baseados nos sinistros Hells Angels (Anjos do Inferno). Na verdade, um grupo de vigilantes liderados por um comerciante que usa de sua influência para manipular a polícia local, aparece de forma bem mais antipática que os motociclistas.
  • O antagonista de Brando no filme é o chefe de polícia interpretado por Robert Keith. Os dois apareceram novamente na comédia musical Guys and Dolls.
  • O filme foi proibido no Reino Unido durante quatorze anos.
  • Elvis Presley inspirou-se em Brando e imitou sua aparência no filme Jailhouse Rock. Outro astro do cinema que admirava o estilo mostrado foi James Dean.
  • Acredita-se que a banda The Beatles inspirou seu nome na gangue liderada por Lee Marvin, The Beetles (Os besouros, referido em The Beatles Anthology). A alteração da grafia deve-se a John Lennon, que incluiu um "a" de "Beat"
  • O ator Shia LaBeouf aparece como seu personagem Mutt Williams em Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, usando roupas e uma motocicleta igual a de Johnny Strabler.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]