The Young Lions

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Young Lions
O Baile dos Malditos[1] (PT)
Os Deuses Vencidos[2] (BR)
 Estados Unidos
1958 •  pb •  168 min 
Direção Edward Dmytryk
Produção Al Lichtman
Roteiro Edward Anhalt
Baseado em Irwin Shaw
Elenco Marlon Brando
Montgomery Clift
Dean Martin
Género filme de drama / filme de guerra / filme de ação / filme de ficção histórica
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento 2 de abril de 1958
Idioma língua inglesa
língua alemã
língua francesa
Página no IMDb (em inglês)

The Young Lions (pt O Baile dos Malditos; br Os Deuses Vencidos) é um filme norte-americano de 1958 (lançado no dia 2 de abril), de gênero drama, guerra e ação, com Montgomery Clift e Marlon Brando, baseado no livro homônimo de Irwin Shaw, lançado dez anos antes, em 1948, roteirizado por Edward Anhalt e dirigido por Edward Dmytryk, produzido por Al Lichtman. O filme foi distribuído pela 20th Century Fox.

Narrativa da Segunda Guerra Mundial, três indivíduos dividem espaço no foco da película: um tenente nazista cético e dois americanos que vão servir no exército a contragosto (um cantor da Broadway e um rapaz pobre de origem judaica). O filme disseca os variados pontos de vista acerca do sangrento conflito e os elos humanos que unem os dois lados da batalha[1].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme conta a história de três soldados encurralados pela II Guerra Mundial. Christian, o alemão da Baviera, instrutor de esqui, que acaba se tornando tenente e que depois de alguns anos não consegue se conformar com a guerra e acaba sendo morto. E os dois americanos, representados na figura do cantor e músico Michael e o soldado judeu Noah Ackerman, que acaba tendo um bebê com uma moça que se apaixonou por ele e que só nasceu durante a guerra, os dois homens conseguem desertar por distintos motivos, mas acabam voltando para a guerra.

O filme começa na Véspera de Ano Novo de 1938, na Baviera, Alemanha e mostra o instrutor de esqui Christian (Marlon Brando) e uma mulher norte-americana (Barbara Rush), que foi passear no lugar e irá voltar para os Estados Unidos na próxima manhã. Ela aceita passar a véspera de ano-novo com Christian. Tudo vai bem até que ela vê uma demonstração nazista e fica apavorada e vai para fora da festa. Christian vai lá ver o que aconteceu e ela lhe explica por que que se apavora e expõe suas opiniões sobre a política nazista e diz que segundo na sua opinião aquilo iria acabar em guerra mundial. Depois de explicar a ela suas ideias políticas e mostrar a visão de muitos alemães sobre a chegada nazista ao poder e explicar sua condição social de sapateiro e durante uma temporada do ano de instrutor de esqui, ela decide ir para casa.

O tempo já passou, já é 20 de junho de 1940, Christian é tenente da Exército Alemão, e eles estão invadindo a França, e indo para um campo de batalha. Eles vencem os franceses, mas perdem um soldado.

Christian tira uma foto com um oficial superior do exército para levar à sua esposa. No decorrer do filme, aparece os também importantes personagens Michael, um cantor e músico que não quer entrar para o exército e o soldado judeu Noah Ackerman, que se apaixona por uma moça e tem um filho com ela.

No decorrer do filme aparecem sequências importantes para o enredo, como quando Christian conhece a esposa de oficial e tem um romance com ela, o jantar com Françoise e Simone e o roubo do livro Ulysses de Noah e de seus 20 dólares para comprar o presente de sua esposa, as lutas impostas pelos ladrões do dinheiro de Noah, etc.

Os personagens de Marlon Brando, Montgomery Clift e Dean Martin, se encontram apenas uma vez, onde o tenente alemão é morto por Michael, logo depois deste voltar para guerra depois de desertar.

O filme culmina com a chegada de Noah Ackerman à sua casa.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Galeria do Elenco[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. a b «O Baile dos Malditos». Portugal: Cinecartaz. 6 de julho de 2011. Consultado em 16 de julho de 2016 
  2. EWALD FILHO, Rubens (1975). Os filmes de hoje na TV. São Paulo (Brasil): Global Editora. p. 63 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.