Thea von Harbou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Thea von Harbou
Nome nativo Thea von Harbou
Nascimento 27 de dezembro de 1888
Döhlau
Morte 1 de julho de 1954 (65 anos)
Berlim
Sepultamento Friedhof Heerstraße
Cidadania Alemanha
Cônjuge Fritz Lang, Rudolf Klein-Rogge
Ocupação diretor de cinema, roteirista, escritora, atriz, escritora de ficção científica, atriz de cinema, atriz de teatro
Causa da morte queda

Thea Gabriele von Harbou (27 de dezembro de 1888Berlim, 1 de julho de 1954) foi uma atriz e escritora alemã.

Nasceu em uma família da aristocracia prussiana. Em 1905, publicou seu primeiro romance na Deutsche Roman-Zeitung. Em 1906, iniciou a carreira de atriz em Düsseldorf, depois se mudando para Weimar (1908), Chemnitz (1911) e Aachen (1913). Em Aachen, conheceu o seu primeiro marido, Rudolf Klein-Rogge, com quem se casou em 1914.

Em 1920, escreveu seu primeiro roteiro, "Das Indische Grabmal" ("Mistérios da Índia"), junto com Fritz Lang. Lang tornou-se o seu segundo marido em 1922 e, nos anos seguintes, os dois escreveram várias roteiros juntos, como o de "Metropolis" e "M". Separaram-se em outubro de 1931 e se divorciaram em 1933.

Em 1932, um ano antes de Adolf Hitler chegar ao poder, ela entrou para o Partido Nazista. Supõe-se que tal ato tenha acelerado o seu divórcio com Fritz Lang, que deixou a Alemanha em 1934, depois que seu filme "Das Testament des Dr. Mabuse" foi declarado ilegal pelos nazistas, que detectaram a presença de uma certa crítica a este regime de governo.

Harbou escreveu o roteiro de "Der Herrscher" em 1937, dirigido por Veit Harlan. O filme celebrava a obediência incondicional às autoridades, eventualmente encontrando recompensa na vitória.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, Thea foi detida pelos britânicos e realizou alguns trabalhos como limpar o entulho criado pelos bombardeios. Depois que conseguiu permissão para trabalhar, escreveu mais alguns roteiros e fez sincronização de alguns filmes.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.