Theodor Pallady

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Theodor Pallady
Nascimento 11 de abril de 1871
Iași
Morte 16 de agosto de 1956
Bucareste
Cidadania Roménia
Ocupação pintor

Theodor Pallady (1871-1956) era um pintor romeno. Em uma idade nova, Pallady moveu-se para Dresden, onde estudou engenharia. Mais tarde, moveu-se para Paris, onde trabalhou no estúdio de Aman Jean e se matriculou na Academia de Belas Artes (Académie des Beaux-Arts). Em 1892, atuou como colaborador no estúdio de Gustave Moreau, onde tinha como parceiros Henri Matisse, Georges Rouault e Albert Marquet.

Em 1904, retornou a Romênia. No entanto, manteve conexões estreitas com Paris, onde continuou a realizar exposições pessoais, até eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ele morreu em Bucareste e foi enterrado no cemitério de Bellu.

Legado[editar | editar código-fonte]

O museu Theodor Pallady, em Bucareste, um complexo do Museu Nacional de Arte da Romênia, tem apenas seis pinturas do autor. Outras obras de Pallady são características da coleção principal do Museu Nacional, no Museu Zambacciano de Bucareste, no Palácio da Cultura em Iaşi, no Museu do Condado de Argeş, em Piteşti, e no Museu Nacional de Brukenthal em Sibiu. Há também algumas pinturas no Museu Craiova Art, localizado em Craiova, na Romênia.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Theodor Pallady no Artfact (em inglês).
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.