Theodore William Richards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Theodore William Richards
Nascimento 31 de janeiro de 1868
Germantown
Morte 2 de abril de 1928 (60 anos)
Cambridge
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Alma mater Haverford College, Universidade Harvard

Theodore William Richards (Germantown, Pensilvânia, 31 de janeiro de 1868Cambridge, 2 de abril de 1928) foi um químico estadunidense.

Seus pais foram William T. Richards, pintor, e Anna Matlack, poeta. Primeiramente foi educado por sua mãe e, posteriormente, viajou para a Inglaterra e França. Em 1883 entrou no Colégio Haverford, na Pensilvânia, graduando-se em ciências em 1885, posteriormente ingressando na Universidade de Harvard. Após obter o doutorado em 1888 passou um ano na Alemanha, onde estudou com Viktor Meyer, lecionando na Universidade de Leipzig, Universidade de Göttingen e na Universidade Técnica de Dresden.

De volta a Harvard em 1891 foi nomeado professor assistente de química, instrutor e, finalmente, professor em 1901. Em 1912 assumiu a cátedra Erving de química e a direção do Laboratorio Wolcott Gibbs.

Recebeu o Nobel de Química de 1914, por seus trabalhos para a determinação dos pesos atômicos de mais de vinte e cinco elementos, com quatro cifras decimais. Em 1914 descobriu um isótopo do chumbo, acreditando-se que seja um dos pioneiros da isotopia.

Participou da Comissão Internacional de Pesos Atômicos. Também realizou trabalhos notáveis no campo da termoquímica, eletroquímica e calorimetria. Assim como sobre a dilatação e compressão dos gases. O professor Richards recebeu diversas honrarias e graus de doutor honoris causa em todas as partes do mundo.

Muitos dos seus trabalhos foram publicados nos Proceedings da American Academy of Arts and Sciences, que presidiu entre 1919 e 1921.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Alfred Werner
Nobel de Química
1914
Sucedido por
Richard Martin Willstätter
Precedido por
Thomas Edison e Heike Kamerlingh Onnes
Medalha Franklin
1916
com John Joseph Carty
Sucedido por
Hendrik Lorentz e David Watson Taylor


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.