Thiago Santos (voleibolista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thiago Santos Barbosa)
Thiago Santos
Voleibol
Nome completo Thiago Santos Barbosa
Apelido Thiagão
Modalidade Voleibol de praia
Nascimento 10 de dezembro de 1982 (41 anos)
Itaboraí, RJ
Nacionalidade brasileira
Compleição Peso: 90 kg • Altura: 1,98 m
Medalhas
Competidor do  Brasil
Jogos da Lusofonia
Prata Lisboa 2009 Dupla

Thiago Santos Barbosa (Itaboraí, 10 de dezembro de 1982) é um voleibolista brasileira praticante da modalidade de vôlei de praia que conquistou a medalha de prata na edição dos Jogos da Lusofonia de 2009 em Portugal.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A trajetória de Thiago iniciou no vôlei de quadra (indoor), este carioca integrou a categoria infantil do Canto do Rio/Niteróimais tarde ingressou no elenco infantojuvenil do Olympikus/RJ[1].

Em 2005 deixou de residir em Santa Catarina, mas continuou federado por este Estado, mesmo após residir em João Pessoa , onde morou até 2009.Aos 18 anos atuava na posição de Central no time da Unisul Esporte Clube , onde permaneceu por três temporadas, e não conformado por não conseguir a posição de terceiro Central do time, resolveu buscar outra modalidade[2] e ao passar férias no Rio de Janeiro uma amiga o apresentou ao técnico Danilo Passos, este de Santa Catarina, convidando-o para migrar para o vôlei de praia, aceitando e mudou-se para a cidade de Itapema, representando o correspondente este foi seu primeiro técnico e primeiro parceiro na praia, e no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, estreou na edição do ano de 2004 na etapa de Joinville[1].

Com Oscar Brandão disputou o Aberto de Vitória pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2006, ocasião que não obteve pontuação[3].Ao lado de Sérgio Ceará disputou a terceira etapa em Montevidéu pelo Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2006 e conquistaram a medalha de prata[4].

O mesmo ocorreu na temporada seguinte deste circuito ao lado de Rodrigo Saunders nos Abertos de Roseto degli Abruzzi , Zagreb e Espinho, na sequência alcançou com Oscar Brandão a vigésima quinta posição no Aberto de Kristiansand, o quadragésimo primeiro posto no Aberto de Aland e o vice-campeonato na Etapa Challenger de Milão[3].Ao lado de Ricardo Brandão disputou a etapa de Porto Alegre pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2007 ocasião que foram semifinalistas. E disputaram a terceira posição[5], finalizando na quarta posição[6].

No Circuito Mundial de 2008 atuou ao lado de Jan Ferreira e alcançaram a nona posição na Etapa Satélite de Lausana e o décimo sétimo lugar no Aberto do Guarujá[3].Com este jogador competiu na edição do ano de 2009 não pontuando nos Abertos de Brasília, Myslowice, Kristiansand, Aland e Haia, o mesmo ocorrendo nos Grand Slam de Gstaad e Marseille , alcançaram a décima sétima posição no Aberto de Roma e o sétimo posto na Etapa Satélite de Lausana, competindo ainda no Aberto de Sanya ao lado de Benjamin Insfran quando finalizaram em nono lugar[3]. Ao lado de Jan Ferreira conquistou o título da etapa do Challenger de Teresina pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2008[7], junto conquistaram o título da etapa Challenger de Aracaju[8] e foram vice-campeões da etapa de Vila Velha pelo referido circuito[9].

Com Jan Ferreira disputou a edição dos Jogos da Lusofonia de 2009 em Lisboa, convocados para representear o Brasil para esta competição[10], ocasião que conquistou a medalha de prata[11].

Novamente com Jan Ferreira disputou a temporada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2009, alcançando o quarto lugar nas etapas de Balneário Camboriú[12], quinto lugar em Santa Maria[13], décimo nono lugar[14], quarto posto nas etapas de São José dos Campos[15] e Campo Grande[16], quinta colocação obtida nas etapas de Belém[17] e Teresina[18], décima terceira posição nas etapas de Fortaleza[19], João Pessoa[20] e Maceióref>«Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-11ª Etapa Maceió/AL». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 </ref>, além do nono lugar na etapa de Salvador[21], finalizando na quinta posição na classificação geral do circuito[22].

Anunciou a formação de dupla com Pedro Cunha e competiram nas etapas do circuito mundial em 2010, e foi semifinalista no Aberto de Brasília, alcançando o quarto lugar, quinto nos Grand Slam de Roma, Stavanger e Gstaad, sétimo lugar no Aberto de Praga, nona posição no Aberto de Myslowice e Grand Slam de Klagenfurt, além do décimo terceiro lugar no Aberto de Xangai, não pontuaram no Grand Slam de Moscou e ainda finalizaram no vigésimo quinto lugar no Grand Slam de StareJablonki[3]. Ao lado de Pedro Cunha disputou o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2010, vencendo as etapas de Caxias do Sul[23], de Balneário Camboriú[24], de Uberaba[25], de Goiânia[26], de Salvado[27][28]; ainda foram vice-campeões nas etapas de São José dos Campos[29] e em Vila Velha[30]; além do bronze nas etapas de Campo Grande[31] e Fortaleza[32], obtiveram o décimo nono lugar na etapa de João Pessoa[33], quinto lugar em Maceió[34], conquistando o título geral nesta edição[35][36]. Ao lado de Harley Marques obteve o vigésimo quinto lugar no Aberto de Brasília, décimo terceiro lugar no Aberto de Xangai, décimo sétimo lugar na edição do Campeonato Mundial de Vôlei de praia de 2011 realizado em Roma, Itália, também não pontuaram no Aberto de Aland e nos Grand Slam de Stavanger e Gstaad, alcançou o quinto lugar no Grand Slam de Moscou, sétimo lugar no Aberto de Quebec, e ainda finalizou na décima sétima posição no Aberto de Haia e nos Grand Slam de StareJablonki e Klagenfurt[3]. E com Harley Marques também competiu nas etapas da edição do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2011, alcançando o oitavo lugar nas etapas de Vitória[37] e Curitiba[38], nona posição nas etapas do Rio de Janeiro[39] e Guarujá[40], quarta posição nas etapas de Balneário Camboriú[41] e Santa Maria[42], sétima posição na etapa de Salvador[43], décimo primeiro posto em Aracaju[44], mesma colocação ao lado de Vitor Felipe em Maceió[45], décimo sexto lugar em Recife[46], décimo terceiro lugar na etapa de João Pessoa[47].

Ainda na temporada de 2011 disputou a edição do Torneio Rei da Praia , realizado em Ipanema, esteve no Grupo A na fase classificatória[48]; ao lado de Harley Marques disputou a sétima etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2011-12, esta realizada em Rosário, Argentina e conquistaram a medalha de ouro[49],na sequência formou dupla com Vitor Felipe para disputar a etapa brasileira em Limoeiro válida pelo referido circuito[50] e conquistaram a medalha de bronze[51].No Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2012 disputou ao lado de Rhooney Ferramenta não pontuando no Aberto de Brasília e nos Grand Slam de Xangai e Pequim, alcançando o trigésimo terceiro posto nos Grand Slam de Berlin e Klagenfurt a vigésima quinta posição nos Aberto de Myslowice e Grand Slam de Roma, décimo sétimo lugar no |Grand Slam de Moscou, décimo terceiro lugar no Aberto Praga, tendo como melhor resultado os quinto lugar no Grand Slam de Gstaad, e o mesmo posto que obteve ao lado de Bruno Oscar Schmidt no Grand Slam de StareJablonki[3].

Em 2012 formou dupla com Rhooney Ferramenta e disputou a etapa 2011-12 do Uruguai, na cidade de Montevidéu[52][53][54], conquistando a medalha de ouro[55].

Em 2012 casou com a ex-jogadora de vôlei de praia e jornalista Bruna Dealtry, com quem já tinha relacionamento há quatro anos, e devido aos compromissos com a seleção brasileira de vôlei de Praia eles tiveram que adiar a lua de mel[56].

Com Oscar Brandão alcançou o quinto lugar na etapa de Cuiabá pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2012-13[57], nono lugar ao lado de Álvaro Filho na etapa de Goiânia[58], conquistando o vice-campeonato na etapa de Belo Horizonte[59], obtendo o décimo terceiro lugar na etapa de Campinas[60], quarta posição de Curitiba[61], décimo terceiro posto no Rio de Janeiro[62], quinto lugar em Fortaleza[63], quarto lugar na etapa de João Pessoa[64], outra vez quinta posição e desta vez foi em Maceió[65] e com Thiago Aranha finalizou em nono lugar na etapa de Brasília[66], finalizando na sétima posição geral no circuito[67].

Ainda em 2012 disputou a primeira etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012-13 que foi realizada em Santa Fe, Argentina, ocasião que formou dupla com Álvaro Filho[68] e finalizaram com a medalha de prata[69], ao lado deste atleta disputou a etapa de Viña del Mar, Chile[70] e finalizaram na quarta posição[71], mas na etapa de Lima, Peru[72]conquistaram o título[73].

Em 2013 disputou a quinta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012-13 ao lado de Hevaldo Moreira, esta sediada em Assunção[74] e terminaram na quarta posição[75]e na sequencia disputaram a sexta etapa realizada em Puerto la Cruz pelo]], na qual disputaram o terceiro lugar[76],mas finalizaram na quarta posição[77], mesma colocação que obtiveram na etapa de Cochabamba[78].

Ainda com Hevaldo Moreira disputou duas etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2013, alcançando o vigésimo quinto lugar no Aberto de Fuzhou e o quadragésimo primeiro no Grand Slam de Xangai[3].Depois retomou a parceira com Oscar Brandão neste mesmo circuito e alcançou o quinto lugar nos Abertos de Anapa e Durban, além do décimo sétimo lugar no Grand Slam de São Paulo[3] e com este jogador disputou a oitava etapa em Girardot do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012-13[79][80]conquistando a medalha de ouro[81] e o mesmo feito na nona etapa em Sobral, Brasil[82][83][84].

Na jornada esportiva de 2013-14 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia competiu com Oscar Brandão alcançando o nono lugar na etapa de Recife[85], quinto lugar na etapa de Vitória[86], nono lugar também na etapa do Rio de Janeiro[87], quinta colocação nas etapas do Guarujá[88] e São José[89], alcançaram a medalha de bronze na etapa de São Luís[90], nono posto em Natal[91], retomou a parceria com Álvaro Filho na etapa seguinte quando finalizaram na décima terceira posição em João Pessoa[92],além da nona posição na etapa de Maceió[93].Ao lado de Álvaro Filho conquistou o título da edição do Super Praia B de 2014, este realizado em Salvador[94].

Na primeira etapa realizada em Macaé , Brasil, válida pelo Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2014 competiu ao lado de Oscar Brandão[95]não avançaram as finas da etapa[96]finalizando na nona posição[3], na etapa de Montevidéu pelo mesmo circuito competiu ao lado de Álvaro Filho[97]quando conquistaram a medalha de ouro[98].Ao lado de Márcio Araújo disputou a etapa de Cochabamba pelo mesmo circuito[99][100]e obtiveram a medalha de bronze[101];ainda com este atleta disputou o Aberto de Puerto Vallarta, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2014, ocasião que finalizaram na nona posição[3].

No Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2014-15 competiu ao lado de Oscar Brandão, alcançando o quinto lugar na etapa de Campinas[3] e sagraram-se campeões na etapa de São José[102],alcançando as quinta posições nas etapas de Fortaleza e João Pessoa[3]; com esta formação de dupla disputou o Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2015 na etapa de Caracas[103][104][105]e finalizaram na quinta posição[3], foram semifinalistas na última etapa realizada em Salvador[106]finalizando com a quarta posição[107] e conquistaram a terceira posição geral no circuito[108].

Com Oscar Brandão disputou o Aberto do Rio de Janeiro pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2015, finalizando na vigésima quinta posição[3]; também com este jogador disputou etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger de 2015 e conquistaram o título da etapa de Vitória[109] e o terceiro lugar na etapa de Chapecó[110].Pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2016 competiu com George Wanderley no Aberto de Maceió , ocasião que conquistaram o nono lugar e o vigésimo quinto lugar no Grand Slam de Long Beach, também competiu no Aberto de Fortaleza, desta vez voltou atuar ao lado de Harley Marques, finalizando no décimo sétimo lugar[3].E no referido certame atuou ao lado de Oscar Brandão encerrando na quadragésima primeira posição no Major Series de Gstaad e não pontuaram no Major Series de Klagenfurt[3].

Ao lado de Oscar Brandão disputou etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2015-16, alcançando o quinto lugar em Brasília[3] e o quarto lugar na etapa de Goiânia[111], posteriormente voltou a compor dupla com Pedro Cunha e na reestreia do duo já conquistou o título da etapa de Bauru[112], além da quinta colocação nas etapas de Curitiba e Natal[3]e o vice-campeonato na etapa de Niterói[113], finalizando na décima posição geral[114], e finalizaram também na décima terceira posição no Super Praia de 2016[3].

Esteve ao lado de George Wanderley nas etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger de 2016, quando conquistaram os títulos das etapas de João Pessoa[115] e de Jaboatão dos Guararapes[116].

Ainda com George Wanderley disputou as etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2016-17, obtendo os quintos lugares nas etapas de Campo Grande[117] , Brasília[118], Curitiba[119], São José[120] e Maceió[121],, décima terceira posição na etapa de Uberlândia[122], sendo campeões na etapa de João Pessoa[123], além do nono lugar na etapa de Aracaju[124] e do quarto lugar na etapa de Vitória[125], finalizando na classificação geral em quarto lugar[126].Com este mesmo atleta disputou a edição do Super Praia 2017 realizado em Niterói, ocasião que finalizaram na quarta posição[127].

Em 2017 disputou a edição do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger, competiu com Benjamin Insfran na etapa de Maringá, finalizando na décima terceira posição[128], também a vigésima primeira posição na etapa de Bauru[129], já ao lado de Felipe Cavazin finalizou na décima terceira posição[130] e sagrou-se campeão ao lado de George Wanderley[131]. Disputou a etapa de Nova Viçosa pelo Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de 2018 ao lado de Bruno de Paula [132][133] e finalizaram na quinta posição[3].

Voltou a atuar ao lado de Oscar Brandão no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open de 2017-18, finalizando em nono lugar na etapa de Campo Grande[134], quinta posição na etapa de Natal[135] e o décimo nono lugar na etapa de Itapema[136], em seguida formou dupla novamente com Bruno de Paula na etapa de Fortaleza, ocasião da conquista do quarto lugar[137].

Títulos e resultados[editar | editar código-fonte]

Premiações Individuais[editar | editar código-fonte]

[carece de fontes?]

Referências

  1. a b «Perfil Atletas Masculino-Thiago Santos Barbosa». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  2. «Atrás de novo título no vôlei de praia, 'catarioca' Thiago volta às origens». GloboEsporte.com (em portugues). 4 de dezembro de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  3. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w FIVB. «PLAYERS' DATABASE-Athlete'sbiography-Thiago Santos Barbosa-Results» (em ingles). Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  4. a b CSV. «Brasileños lideran el ranking de la 3ra Etapa del Circuito Sudamericano de Voleibol» (em espanhol). 20 de fevereiro de 2006. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  5. «ÁGATHA E SHAYLYN ACABAM COM INVENCIBILIDADE DE LARISSA E JULIANA NO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA E ESTÃO NA FINAL EM PORTO ALEGRE». CBV (em portugues). 3 de março de 2007. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  6. a b «Eliseu Santos acompanha final do Circuito Banco do Brasil». Prefeitura Municipal de Porto Alegre (em portugues). 4 de março de 2007. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  7. a b «Final da etapa de Teresina do Circuito BB de Vôlei de Praia». Portal AZ (em portugues). 22 de junho de 2008. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  8. a b «CIRCUITO BANCO DO BRASIL: PARAENSE JAN FAZ HISTÓRIA EM ARACAJU». CBV (em portugues). 31 de agosto de 2008. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  9. a b «Prata em Pequim, Márcio/Fábio Luiz fatura o ouro em Vila Velha». UOL (em portugues). 28 de setembro de 2008. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  10. «JOGOS DA LUSOFONIA 2009: DEFINIDAS AS DUPLAS DE VÔLEI DE PRAIA QUE REPRESENTARÃO O BRASIL EM LISBOA». CBV (em portugues). 8 de junho de 2009. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  11. «Portugal conquista ouro no voleibol de praia e bronze no basquetebol». TSF.pt (em portugues). 19 de julho de 2009. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  12. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-1ª Etapa Balneário Camboriú/SC». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  13. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-2ª Etapa Santa Maria/RS». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  14. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-3ª Etapa Curitiba/PR». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  15. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-4ª Etapa São José dos Campos/SP». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  16. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-5ª Etapa Campo Grande/MS». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  17. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-6ª Etapa Belém/PA». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  18. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-7ª Etapa Teresina/PI». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  19. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-8ª Etapa Fortaleza/CE». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  20. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-9ª Etapa João Pessoa/PB». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  21. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-12ª Etapa Salvador/BA». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  22. «Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia - 2009 Ranking Bônus Pool Masculino» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  23. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-1ª Etapa Caxias do Sul/RS». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  24. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-2ª Etapa Balneário Camboriú/SC». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  25. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-4ª Etapa Uberaba/MG». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  26. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-5ª Etapa Goiânia/GO». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  27. «Perto de título, Thiago e Pedro Cunha são ouro em Salvador». Portal Terra (em portugues). 24 de outubro de 2010. Consultado em 6 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 6 de fevereiro de 2018 
  28. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-10ª Etapa Salvador/BA». CBV. Consultado em 18 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  29. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-3ª Etapa São José dos Campos/SP». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  30. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-11ª Etapa Vila Velha/ES». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  31. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-6ª Etapa Campo Grande/MS». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  32. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-7ª Etapa Fortaleza/CE». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  33. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-8ª Etapa João Pessoa/PB». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  34. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-9ª Etapa Maceió/AL». CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  35. a b «Home-Vôlei de Praia-Escolha o campeonato e/ ou o naipe:Circuito Banco do Brasil-2010-Masculino». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  36. «CIRCUITO BANCO DO BRASIL VOLEI DE PRAIA-BONUS POOL/2010 - Masculino» (PDF). CBV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 18 de janeiro de 2018 
  37. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-1ª Etapa Vitória/ES». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  38. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-4ª Etapa Curitiba/PR». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  39. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-2ª Etapa Rio de Janeiro/RJ». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  40. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-3ª Etapa Guarujá/SP». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  41. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-5ª Etapa Balneário Camboriú/SC». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  42. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-6ª Etapa Santa Maria/RS». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  43. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-7ª Etapa Salvador/BA». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  44. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-8ª Etapa Aracaju/SE». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  45. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-9ª Etapa Maceió/AL». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  46. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-10ª Etapa Recife/PE». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  47. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-11ª Etapa João Pessoa/PB». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  48. CSV. «Alison es coronado como Rey de la Playa en las arenas de Ipanema» (em espanhol). 15 de março de 2011. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  49. a b CSV. «Campeonato Sudamericano de Voleibol de Playa: Brasil se corona campeón» (em espanhol). 28 de março de 2011. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  50. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: 23 duplas debutan en la etapa brasileña» (em espanhol). 5 de novembro de 2011. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  51. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil conquista el título femenino y Chile el masculino en la etapa brasilera» (em espanhol). 7 de novembro de 2011. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  52. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: 30 parejas participan de la etapa de Uruguay» (em espanhol). 23 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  53. «Primos Grimaltclasifican a cuartos de final enSudamericano de Uruguay». La Tercera Deportes (em espanhol). 25 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  54. «BEACHVOLLEY: COMIENZA LA ETAPA URUGUAY DEL CIRCUITO SUDAMERICANO». Mundo Uruguayo (em espanhol). 24 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de fevereiro de 2018 
  55. a b CSV. «CIRCUITO SUDAMERICANO: Thiago/Ferramenta y Rebecca/Drussyllagarantizan ouro para Brasil em Uruguay» (em espanhol). 26 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  56. Helena Rebello (10 de dezembro de 2012). «Thiago adia lua de mel e se apresenta à seleção horas depois do casamento». SporTV. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 6 de fevereiro de 2018 
  57. «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-1ª Etapa-Cuiabá-MT». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  58. «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-2ª Etapa-Goiânia-GO». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  59. a b «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-3ª Etapa Belo Horizonte/MG». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  60. «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-4ª Etapa Campinas/SP». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  61. a b «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-5ª Etapa Curitiba/PR». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  62. «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-6ª Etapa Rio de Janeiro/RJ». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  63. «Circuito Banco do Brasil-Open-Temporada 2012/2013-7ª Etapa Fortaleza/CE». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  64. a b «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2012/2013-8ª Etapa-JOÃO PESSOA/PB». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  65. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2012/2013-9ª Etapa-Maceió/AL». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  66. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2012/2013-10ª Etapa Brasília/DF». CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  67. CBV. «Ranking-Duplas-10 ª Etapa Brasília/DF-Temporada 2012/2013» (PDF) (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de maio de 2017 
  68. CSV. «SUDAMERICANO PLAYA: Comienzo a puro ritmo en Santa Fé» (em espanhol). 24 de novembro de 2012. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  69. a b CSV. «SUDAMERICANO PLAYA: Oro va para Chile en masculino y Brasil en femenino» (em espanhol). 26 de novembro de 2012. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  70. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Los primos Marco y Esteban Grimalt son la principal carta nacional en Viña del Mar» (em espanhol). 6 de fevereiro de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  71. a b «Brasil conquista três medalhas no Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia». Click RBS (em portugues). 11 de fevereiro de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  72. CSV. «SUDMERICANO DE PLAYA: Lima, la próxima parada» (em espanhol). 28 de fevereiro de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  73. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: La 4ta parada se tiñó verdeamarela» (em espanhol). 3 de março de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  74. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: 32 duplas disputarán la parada en Paraguay» (em espanhol). 20 de março de 2013. Consultado em 17 de janeiro de 2018 
  75. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil y Chile llevan el oro en Paraguay» (em espanhol). 24 de março de 2013. Consultado em 17 de janeiro de 2018 
  76. «Brasileiras fazem a final no Circuito Sul-americano de vôlei de praia». Portal ORM (em espanhol). 19 de maio de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  77. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Venezuela arrasó en la rama masculina en casa» (em espanhol). 19 de maio de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  78. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Cochabamba celebra los nuevos reyes de las arenas» (em espanhol). 2 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  79. CSV. «Colombia recibirá el Circuito Sudamericano de voleibol de playa» (em espanhol). 6 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  80. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Argentina y Brasil en las semifinales» (em espanhol). 10 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  81. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil primero en masculino y femenino» (em espanhol). 10 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  82. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Temporada 2013 finaliza en Sobral» (em espanhol). 25 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  83. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Sobral inicia primer día de la etapa final» (em espanhol). 29 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  84. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil se acerca al título de la temporada también en la rama masculina» (em espanhol). 30 de junho de 2013. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  85. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-1ª Etapa-RECIFE/PE» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  86. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-2ª Etapa-VITÓRIA/ES» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  87. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-3ª Etapa-RIO DE JANEIRO/RJ» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  88. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-4ª Etapa-GUARUJÁ/SP» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  89. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-5ª Etapa-SÃO JOSÉ/SC» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  90. a b CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-6ª Etapa-SÃO LUIS/MA» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  91. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-7ª Etapa-NATAL/RN» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  92. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-8ª Etapa-JOÃO PESSOA/PB» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  93. CBV. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2013/2014-9ª Etapa-Maceió/AL» (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  94. a b GloboEsporte.com. «Álvaro Filho fecha a temporada com título do Super Praia B em Salvador» (em portugues). 12 de abril de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  95. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Edición 2014 comienza en Rio en la ciudad de Macaé» (em espanhol). 22 de janeiro de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  96. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Neide/Carol Horta y Allison/Guto campeones en Macaé (RJ)» (em espanhol). 26 de janeiro de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  97. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Pocitos en Montevideo recibe la terceira etapa» (em espanhol). 12 de fevereiro de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  98. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Argentina y Brasil campeones en las arenas de Uruguay» (em espanhol). 16 de fevereiro de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  99. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: La fiesta del volei de playa continúa en Cochoabamba» (em espanhol). 26 de março de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  100. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil disputa la final con Argentina en damas y Chile en varones» (em espanhol). 29 de março de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  101. a b CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil lleva el oro y el bronce en Cochabamba» (em espanhol). 30 de março de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  102. a b R7. «Com apoio da torcida, Thiago e Oscar conquistam etapa de São José» (em portugues). 16 de novembro de 2014. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  103. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Venezuela recibirá la cuarta parada» (em espanhol). 18 de fevereiro de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  104. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Brasil y Venezuela dominaron la primera jornada» (em espanhol). 21 de fevereiro de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  105. CSV. «SUDAMERICANO DE PLAYA: Definida las semifinales de la IV Etapa en Vargas» (em espanhol). 22 de fevereiro de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  106. Gabriel Fricke. «Maria Clara/Carol vence, vai à final na Bahia e garante 2º lugar da temporada». SporTV (em portugues). 28 de março de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  107. a b «Vôlei de praia: Ricardo vence ao lado de Emanuel e vira 'rei' de etapas baianas». Alagoas 24Horas (em portugues). 29 de março de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  108. a b «Circuito Bando do Brasil Open 2014-15-Ranking Masculino-Duplas» (PDF). CBV (em portugues). 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 20 de janeiro de 2018 
  109. a b «Primeiro título de Duda/Elize Maia e ouro para Oscar/Thiago em vitória». Jornal Folha do Estado da Bahia (em portugues). 5 de julho de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  110. a b Andressa Nascimento (25 de maio de 2015). «Campeões do vôlei de praia em Chapecó seguem para 2º etapa». Tudo Sobre Chapecó (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  111. a b «Evandro/Pedro vence Guto/Saymon e fica com o título em GO». CBV (em portugues). 24 de outubro de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 22 de janeiro de 2018 
  112. a b «Thiago e Pedro Cunha conquistam título em Bauru na reestreia da parceria». CBV (em portugues). 15 de novembro de 2015. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 22 de janeiro de 2018 
  113. a b «Oscar e André Stein estreiam parceria com medalha de ouro em Niterói». CBV (em portugues). 31 de janeiro de 2016. Consultado em 22 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 22 de janeiro de 2018 
  114. «Circuito Bando do Brasil Open 2015-16-Ranking Masculino-Duplas» (PDF). CBV (em portugues). 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 20 de janeiro de 2018 
  115. a b «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA CHALLENGER– 2016-1ª etapa: João Pessoa/PB» (PDF). CBV (em portugues). 2016. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 4 de junho de 2017 
  116. a b «Thiago e George faturam o bicampeonato e levam o ouro em Jaboatão». CBV (em portugues). 19 de junho de 2016. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada em 4 de junho de 2017 
  117. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-1 etapa–Campo Grande-MS» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  118. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-2 etapa–Brasília-DF» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  119. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-4 etapa–Curitiba-PR» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  120. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-5 etapa–São José-SC» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  121. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-7 etapa–Maceió-AL» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  122. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-3 etapa–Uberlândia-MG» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  123. a b «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-6 etapa–João Pessoa-PB» (PDF). CBV (em portugues). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  124. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-8 etapa–Aracaju-SE» (PDF). CBV (em portugues). Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  125. a b «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-9 etapa–Vitoria-ES» (PDF). CBV (em portugues). Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  126. a b CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-Ranking Masculino-Duplas» (PDF) (em portugues). Consultado em 7 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 7 de fevereiro de 2018 
  127. a b CBV. «Em duelo de gigantes, Alison e Bruno levam o ouro pela quarta vez no Superpraia» (em portugues). 30 de abril de 2017. Consultado em 2 de maio de 2017. Cópia arquivada em 7 de fevereiro de 2018 
  128. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2017-1ª etapa:Maringá/PR» (PDF). CBV (em portugues). 2016. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 5 de junho de 2017 
  129. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2017-2ª etapa:Bauru/SP» (PDF). CBV (em portugues). 2017. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 5 de dezembro de 2017 
  130. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2017-3ª etapa:Palmas/TO» (PDF). CBV (em portugues). 2017. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 5 de dezembro de 2017 
  131. a b «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2017-4ª etapa:Rio de Janeiro/RJ» (PDF). CBV (em portugues). 2017. Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 5 de dezembro de 2017 
  132. CSV. «ARGENTINA, BRASIL Y PARAGUAY SE DESTACAN EN FEMENINO EN EL DEBUT DEL CSVP DE NOVA VIÇOSA» (em espanhol). 19 de janeiro de 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  133. CSV. «SEMIFINALES SE DEFINEN EN EL CSVP DE NOVA VIÇOSA Y BRASIL YA GARANTIZA MEDALLAS» (em espanhol). 20 de janeiro de 2018. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  134. CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 1ª etapa: Campo Grande/MS» (PDF). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 8 de dezembro de 2017 
  135. CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 2ª etapa: Natal/RN» (PDF). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 8 de dezembro de 2017 
  136. CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 3ª etapa: Itapema/SC» (PDF). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 8 de dezembro de 2017 
  137. a b CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 4ª etapa: Fortaleza/CE» (PDF). Consultado em 5 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]