Thierry Marie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thierry Marie
Thierry MARIE.jpg
Informação pessoal
Nome nativo Thierry Marie
Pseudônimo(s) Titi
Nascimento 25 de junho de 1963 (58 anos)
Bénouville (Calvados), França
Estatura 1,74 m
Cidadania  França
Ocupação ciclista desportivo (d)
Informação equipe
Equipe atual retirado
Disciplina Estrada
Função Ciclista
Tipo de corredor Contrarrelogista
Estatísticas
Thierry Marie no ProCyclingStats

Thierry Marie (nascido em 26 de junho de 1963) é um ex-ciclista francês que representou França nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles, onde terminou em sexto na corrida de 100 km contrarrelógio por equipes.[1]

Foi especialista nas etapas de contrarrelógio, especialmente nos prólogos de curta duração. Venceu etapas em todas as três Grandes Voltas, geralmente prólogos, o que lhe rendeu a vestir a camisa de líder nas três Grandes Voltas.

Sendo um especialista em contrarrelógio, ajudou-o a protagonizar a segunda escapada mais larga na história do Tour, depois de Albert Bourlon em 1947. Foi o que aconteceu na sexta etapa do Tour de France 1991, etapa que teve um total de 259 km, dos quais Marie fez o percurso sozinho.

Thierry Marie, durante o Tour de France 1993.

Referências

  1. Evans, Hilary; Gjerde, Arild; Heijmans, Jeroen; Mallon, Bill; et al. «Perfil do atleta». Sports Reference LLC (em inglês). Olympics em Sports-Reference.com. Consultado em 15 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2016 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Thierry Marie
Ícone de esboço Este artigo sobre ciclista é um esboço relacionado ao Projeto Desporto. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.