Thomas Joannes Stieltjes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Thomas Joannes Stieltjes
Integral de Riemann-Stieltjes
Nascimento 29 de dezembro de 1856
Zwolle
Morte 31 de dezembro de 1894 (38 anos)
Toulouse
Nacionalidade neerlandês
Cidadania Reino dos Países Baixos, França
Alma mater Escola Normal Superior de Paris
Ocupação matemático, professor universitário
Empregador Universidade Técnica de Delft
Obras destacadas Integral de Riemann-Stieltjes, integral de Lebesgue–Stieltjes
Causa da morte gripe
Orientador(es) Charles Hermite, Gaston Darboux
Instituições Universidade Técnica de Delft, Universidade de Leiden
Campo(s) matemática
Tese 1886: Étude de quelques séries sémi-convergentes

Thomas Joannes Stieltjes (Zwolle, 29 de dezembro de 1856Toulouse, 31 de dezembro de 1894) foi um matemático neerlandês. Foi um pioneiro no campo do problema do momento e contribuiu no estudo de frações contínuas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Stieltjes nasceu em Zwolle em 29 de dezembro de 1856. Seu pai (que tinha os mesmos nomes) era um engenheiro civil e político. Stieltjes Sr. foi responsável pela construção de vários portos ao redor de Rotterdam, e também teve assento no parlamento holandês. Stieltjes Jr. foi para a universidade na Escola Politécnica de Delft em 1873. Em vez de assistir a palestras, ele passou seus anos de estudante lendo as obras de Gauss e Jacobi - como consequência disso, ele foi reprovado nos exames. Houve mais duas reprovações (em 1875 e 1876), e seu pai se desesperou. Seu pai era amigo de HG van de Sande Bakhuyzen (que era o diretor da Universidade de Leiden) e Stieltjes Jr. conseguiu um emprego como assistente no Observatório de Leiden.

Logo depois, Stieltjes começou uma correspondência com Charles Hermite, que durou o resto de sua vida. Stieltjes escreveu originalmente a Hermite sobre a mecânica celeste, mas o assunto rapidamente se voltou para a matemática e ele começou a dedicar seu tempo livre à pesquisa matemática.

O diretor do Observatório de Leiden, van de Sande-Bakhuyzen, respondeu rapidamente ao pedido de Stieltjes em 1 de janeiro de 1883 para interromper seu trabalho observacional para permitir que ele trabalhasse mais em tópicos matemáticos. Em 1883, ele também se casou com Elizabeth Intveld em maio. Ela também o encorajou a passar da astronomia à matemática. E em setembro, Stieltjes foi convidado a substituto na University of Delft para FJ van den Berg. De lá até dezembro daquele ano, lecionou geometria analítica e geometria descritiva. Ele renunciou ao cargo no observatório no final daquele ano.

Em 1884, Stieltjes candidatou-se a uma cadeira em Groningen. Ele foi inicialmente aceito, mas acabou rejeitado pela Secretaria de Educação, por não possuir os diplomas exigidos. Em 1884, Hermite e o professor David Bierens de Haan conseguiram um doutorado honorário concedido a Stieltjes pela Universidade de Leiden, permitindo-lhe tornar-se professor. Em 1885, foi nomeado membro da Real Academia Holandesa de Ciências (Koninklijke Nederlandse Akademie van Wetenschappen, KNAW), no ano seguinte tornou-se membro estrangeiro.[1] Em 1889, foi nomeado professor de cálculo diferencial e integral na Universidade de Toulouse.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Stieltjes trabalhou em quase todos os ramos da análise, frações contínuas e teoria dos números, e por seu trabalho, às vezes é chamado de "o pai da teoria analítica das frações contínuas".

Seu trabalho também é visto como importante como um primeiro passo em direção à teoria dos espaços de Hilbert. Outras contribuições importantes para a matemática que ele fez envolveram funções descontínuas e séries divergentes, equações diferenciais, interpolação, a função gama e funções elípticas. Ele se tornou conhecido internacionalmente por causa da integral de Riemann-Stieltjes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Thomas Jan Stieltjes Jr. (1856–1894)». Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.