Thomas Lawrence

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sir Thomas Lawrence
PRA FRS
Autorretrato, 1788
Nascimento 13 de abril de 1769
Bristol,  Grã-Bretanha
Morte 7 de janeiro de 1830 (60 anos)
Londres,  Reino Unido
Progenitores Mãe: Lucy Read
Pai: Thomas Lawrence
Ocupação Pintor
Movimento estético Romantismo

Thomas Lawrence PRA FRS (Bristol, 13 de abril de 1769Londres, 7 de janeiro 1830) foi um dos principais pintores retratistas britânicos do início do século XIX, além de presidente da Academia Real Inglesa.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Bristol, Lawrence era um rapaz muito adiante do seu tempo e que começou a pintar com apenas dez anos, apoiando sua família fazendo retratos em pastel. Aos dezoito anos foi para Londres e logo conseguiu uma reputação de retratista a óleo, recebendo sua primeira comissão real: um retrato da rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz em 1790. No ano seguinte tornou-se associado da Academia Real Inglesa, um membro de 1794 e seu presidente em 1820. Lawrence adquiriu uma grande patronagem de Jorge, Príncipe Regente em 1810, sendo enviado para o exterior a fim de pintar os líderes aliados responsáveis pela queda de Napoleão Bonaparte para a Câmara Waterloo do Castelo de Windsor. Em sua morte, era o pintor retratista mais popular da Europa. Sua reputação desapareceu na era vitoriana, porém desde então foi restaurada.


Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sir Thomas Lawrence». National Gallery. Consultado em 23 de dezembro de 2014 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Thomas Lawrence
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.