Thomas Perronet Thompson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Thomas Perronet Thompson (1783–1869) foi um parlamentar britânico, governador de Serra Leoa e reformador radical.

Thompson nasceu em Kingston upon Hull, em 1783. Ele era filho de Thomas Thompson, um banqueiro de Hull e sua esposa, Philothea Perronet Briggs. O Perronet nome era do avô de sua mãe, Vincent Perronet, vigário de Shoreham e amigo de John Wesley e seu irmão Charles Wesley. Ele foi educado em Hull Grammar School. Ele se formou em Queens' College (Cambridge), em 1802[1]. A partir de 1803, Thompson serviu como aspirante na Marinha Real Britânica, a mudança para o exército britânico (como tenente) em 1806. Thompson se tornou governador de Serra Leoa entre agosto de 1808 e junho 1810, em parte devido à sua amizade com William Wilberforce. Ele foi chamado de volta a partir do trabalho depois de reclamar sobre o sistema pelo qual "libertou" os escravos que eram obrigatoriamente "aprendizes" de 14 anos em Serra Leoa. Ele escreveu que Wilberforce e a empresa da Serra Leoa tinham "por meio de seus agentes tornaram-se comerciantes de escravos a si mesmos". Ele ameaçou expor esta situação, por isso ele foi demitido, com Wilberforce concordando com a demissão[2].

Como um reformista radical, Thompson escreveu a "Verdadeira Teoria do Aluguel" e "Um Catecismo sobre as Corn Laws". Ele também foi co-proprietário do Westminster Review por um tempo. Ele escreveu vários artigos na revista de apoio ao sufrágio universal. Thompson representou Kingston upon Hull na Câmara dos Comuns entre 1835-1837 e foi eleito para representar Bradford em 1847.


Referências

  1. «Venn, J.; Venn, J. A., eds. (1922–1958).» (em inglês). Alumni Cantabrigienses (10 vols) (online ed.). Cambridge University Press. 
  2. William Wilberforce 'condoned slavery', Colonial Office papers reveal. Caroline Davies. guardian.co.uk, Monday 2 August 2010 18.49 BST. Accessed 3 August 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Imagens
Escritos