Thomas S. Monson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Thomas S. Monson
Thomas S. Monson em 2008
Nome completo Thomas Spencer Monson
Nascimento 21 de agosto de 1927
Salt Lake City, Utah
Estados Unidos
Morte 2 de janeiro de 2018 (90 anos)
Salt Lake City, Utah
Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americano
Cônjuge Frances Beverly Johnson (m. 1948 a 2013)
Filho(s) Ann Monson Didd
Thomas Lee Monson
Clarc Spencer Monson
Ocupação Religioso, escritor
Cargo Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Religião A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Assinatura
Thomassmonsonsignature.jpg
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
Salt Lake Temple spires.jpg
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Thomas S. Monson
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


Thomas Spencer Monson (Salt Lake City, 21 de agosto de 1927 - Salt Lake City, 2 de janeiro de 2018[1]) foi um religioso e escritor norte-americano. Foi o décimo sexto presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cargo que assumiu em 3 de fevereiro de 2008, após a morte de Gordon B. Hinckley.

Como presidente da igreja, Monson é considerado pelos adeptos um profeta, vidente e revelador da vontade de Deus na Terra. Monson passou a maior parte de sua vida envolvido em várias posições de liderança da igreja e no serviço público. Nomeado por Ronald Reagan para presidente da empresa Task Force, Monson é também um receptor da Boy Scouts of America's Silver Buffalo e da Organização Mundial de Bronze do Movimento Escoteiro do Loboos. Recebeu três doutorados honorários e serve como Presidente dos Conselhos do Sistema Educacional da Igreja.

Monson foi ordenado apóstolo aos 36 anos e atuou como Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, de 12 de março de 1995 até que se tornou Presidente da Igreja. Sucedeu Gordon B. Hinckley, como presidente da igreja em 3 de fevereiro de 2008.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O Presidente Thomas S. Monson serviu como 16º Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de 3 de fevereiro de 2008 até sua morte, em 2 de janeiro de 2018. Serviu como Conselheiro na Primeira Presidência da Igreja a partir de 10 de novembro de 1985. Posteriormente, em 12 de março de 1995, foi designado primeiro conselheiro do Presidente Gordon B. Hinckley. Antes disso, foi o Segundo Conselheiro do Presidente Howard W. Hunter, cargo para o qual foi chamado em 5 de junho de 1994 e, em 10 de novembro de 1985, serviu como Segundo Conselheiro do Presidente Ezra Taft Benson. Foi apoiado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 4 de outubro de 1963 e ordenado apóstolo em 10 de outubro de 1963, com 36 anos.

O Presidente Monson serviu como presidente da Missão Canadense da Igreja, com sede em Toronto, Ontário, de 1959 a 1962. Anteriormente, serviu na presidência da Estaca Temple View em Salt Lake City, Utah e como bispo na Ala Sixth-Seventh daquela estaca.

Nasceu em Salt Lake City, em 21 de agosto de 1927, filho de G. Spencer e Gladys Condie Monson. Frequentou escolas públicas de Salt Lake City e formou-se com destaque em Administração de Empresas na Universidade de Utah em 1948. Ele graduou-se e serviu como membro do corpo docente da Faculdade de Administração na Universidade de Utah. Mais tarde, recebeu seu MBA da Universidade Brigham Young. Em abril de 1981, a Universidade Brigham Young conferiu ao Presidente Monson o título de Doutor Honoris Causa em Direito. Ele recebeu o grau honorário de Doutor em Letras Humanas pela Salt Lake Community College em junho de 1996. Ele recebeu o doutorado honorário em Administração da Universidade de Utah em maio de 2007. Em maio de 2009 ele recebeu o doutorado honorário de Comunicação da Utah Valley University e um doutorado honorário em Serviço Público da Universidade do Sul do Utah. Em abril de 2010 ele recebeu o grau honorário de doutor em Ciências Humanas da Weber State Universidade. Em maio de 2011 ele recebeu o grau honorário de doutor em Ciências Humanas da Dixie State College of Utah. Ele é membro da Alpha Kappa Psi, uma fraternidade honorária de Administração.

O Presidente Monson serviu na Marinha dos Estados Unidos, um pouco antes do término da Segunda Guerra Mundial. Ele casou-se com Frances Beverly Johnson em 7 de outubro de 1948, no Templo de Salt Lake. Eles têm três filhos, oito netos e sete bisnetos.

Com essa ampla experiência em Administração, trabalhou muitos anos na diretoria de várias empresas e indústrias de destaque. Atualmente serve como diretor da Junta Educacional da Igreja e da Junta Administrativa da Igreja.

A partir de 1969, passou a servir como membro do Conselho Nacional Executivo dos Escoteiros da América.

Foi membro da Utah Association of Sales Executives, do Advertising Club e do Exchange Club de Salt Lake. Ele foi, durante muitos anos, integrante da Utah State Board of Regents, que administra o ensino superior do Estado de Utah. Também serviu como diretor na Associação de Ex-Alunos da Universidade de Utah.

Legado[editar | editar código-fonte]

Templos dedicados[editar | editar código-fonte]

O primeiro templo dedicado por Thomas S. Monson foi o Templo de Twin Falls, em 10 de fevereiro de 2008.

No Brasil, dedicou o Templo de Curitiba em 1 de junho de 2008. Dedicou o Templo da Cidade do Panamá em 10 de agosto de 2008. Em 16 de novembro de 2008, dedicou o Templo da Cidade do México, o maior templo da Igreja fora dos Estados Unidos. Em 2013 anunciou o Templo do Rio de Janeiro

Obras[editar | editar código-fonte]

Monson escreveu vários livros, alguns são coletâneas de discursos e palestras.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Gordon B. Hinckley
Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
3 de Fevereiro de 2008 - 2 de Janeiro de 2018
Sucedido por
Russell M. Nelson
  1. Brendan O'Brien (3 de janeiro de 2018). «Presidente da Igreja Mórmon Thomas Monson morre aos 90 anos». Reuters/Extra. Globo.com