Three Little Pigskins
Three Little Pigskins | |
---|---|
Patetas é apelido (BR) | |
![]() 1934 • pb • 18 min |
|
Direção | Raymond McCarey |
Roteiro | Felix Adler Griffin Jay |
Elenco | Moe Howard Larry Fine Curly Howard Lucille Ball Gertie Green Phyllis Crane Walter Long Roger Moore Dutch Hendrian |
Género | Comédia |
Idioma | Inglês |
Página no IMDb (em inglês) |
Three Little Pigskins (br.: Patetas é apelido) é um filme curta-metragem estadunidense de 1934 dirigido por Raymond McCarey. É o quarto de um total de 190 filmes da série com os Três Patetas produzida pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.
Índice
Enredo[editar | editar código-fonte]
Os Três Patetas são vagabundos que aceitam um trabalho de carregarem placas vestidos de jogadores de futebol americano, promovendo uma equipe universitária desse esporte. Enquanto isso, o dono de time profissional Joe Stacks quer contratar três novos jogadores para o próximo jogo (Tigers x Cubs, chamado na dublagem brasileira de Tigres versus Filhotes). A namorada de Joe encontra os Patetas e os confunde com os jogadores de futebol universitário conhecidos como "Três Cavaleiros" (referência satírica aos reais "Quatro Cavaleiros" da faculdade Notre Dame, os quais a dublagem brasileira evita o trocadilho e os chama apenas de "Rebeldes"). Os Patetas acompanham a moça até sua casa onde estão duas amigas delas.
Os Patetas trocam de roupa, tirando os uniformes de jogadores que estavam molhados e vestem roupões femininos. Depois, começam uma guerra de garrafas d'água até que as moças propõe brincarem de "Blind man's buff" ("cabra-cega", conforme a dublagem brasileira). Os Patetas estão vendados quando Joe e dois capangas chegam na casa. Os homens perseguem o trio atrapalhado até que as garotas lhes contam que são os famosos "Três Cavaleiros". Joe então oferece dinheiro aos Patetas para que joguem pela equipe dele e o trio aceita, mesmo sem saberem nada do esporte.
O jogo (realizado no estádio de Hollywood chamado Gilmore) se transforma num fracasso para a equipe de Joe. Achando que os Patetas jogaram mal de propósito, Joe e os comparsas sacam os revólveres e começam a atirar no trio, que sai do campo correndo e recebendo balas no traseiro.
Filmagem acidentada[editar | editar código-fonte]
Moe Howard definiu Three Little Pigskins como "uma extraordinária mistura de estrondos e erros"[1] e essa produção ficaria marcada como a primeira vez que os Patetas exigiram dublês para as filmagens. No filme há uma cena em que os Patetas estão com a bola e param de correr para posarem para os fotógrafos e são atingidos e derrubados pelos jogadores adversários. Esses jogadores eram atletas reais universitários e os Patetas (cuja baixa estatura está evidente nas cenas com os jogadores) ficaram receosos de se machucarem. Larry Fine, o mais baixo e frágil dos três, falou para o diretor Ray McCarey (em tradução livre): "Veja, eu não posso fazer essa cena. Nós não somos dublês e se um daqueles gorilas cair em cima de nós, ficaremos incapacitados e o filme não terminará. Nós nunca pedimos dublês antes mas agora é certo que precisaremos".[1] Tanto Curly como Larry já tinham se machucado durante aquelas filmagens (Curly quebrou a perna ao cair do elevador de carga e Larry perdera um dente graças a um soco mal dado) e isso pesou a favor da decisão do trio de não fazer a cena.
McCarey assegurava aos Patetas que estariam seguros, dizendo "Ouçam, amigos, vocês sabem como cair. Já fizeram muito isso antes. Eu não posso perder horas procurando dublês para vocês. E também não podemos pagá-los. Não se preocupem, não se machucarão".[1]
Moe Howard respondeu rispidamente para McCarey dizendo (em tradução aproximada): "Você não tem como saber que não ficaremos feridos. Nós não faremos a cena".[1]
Menos de uma hora depois da decisão, o estúdio encontrou três dublês que até mesmo pareciam com os Patetas. McCarey gritou "ação" e aconteceu o inferno. Dois dos três dublês ficaram seriamente machucados com costelas fraturadas, bem como todos os quatro fotógrafos. O único dublê que não se feriu foi o de Curly Howard, graças ao enchimento que colocara para se parecer com o rotundo ator. Moe Howard mais tarde disse em sua autobiografia que "McCarey ficou sentado mudo em sua cadeira de diretor com a cabeça escondida entre as mãos".[1]
Lucille Ball[editar | editar código-fonte]
Three Little Pigskins marcou também uma das primeiras atuações de Lucille Ball - ela ainda estava loira, sendo posterior a sua mudança para os cabelos tingidos de ruivo. Tempos depois, Ball (aparentemente se referindo a guerra das garrafas de água) diria (em tradução livre): "A única coisa que eu aprendi com os Três Patetas foi como virar um pato!" e acrescentou "E ainda me molhei!"[2]
Notas da produção[editar | editar código-fonte]
- Three Little Pigskins foi filmado de 25 a 30 de outubro de 1934.[3]
- Esse é o primeiro dos muitos filmes dos Patetas envolvendo elevadores, geralmente com Curly destruindo o chão e machucando Larry e Moe. Outro elevador de carga aparece em Nutty But Nice.
- Os nomes das equipes de futebol mostrados no placar da partida foram copiados de dois times reais de baseball, os Detroit Tigers e os Chicago Cubs.
- O personagem Joe não quer que os outros saibam quem são os Patetas pois pensa que são universitários entre profissionais e dá camisas com identificação confusa para eles:Moe usa como número a fórmula H2O2 (de peróxido de hidrogênio), Larry está com o número 1/2 e como numeração de Curly aparece um ponto de interrogação.
- O time de futebol que os Patetas jogam contra é o Loyola Marymount University.
- Não foram feitas tentativas para esconder o local, Estádio Gilmore, com o nome aparecendo em muitas cenas. No filme aparece também um cartaz da Gilmore Oil, inclusive com o símbolo comercial (um leão).
- O título em inglês que significa algo como "Três peles de porquinhos" deriva de Os Três Porquinhos, referindo-se à bola de futebol americano que é chamada na gíria do esporte de "pigskin" ("pele de porco").[2]
- Larry fala em "pig Latin" com a personagem de Lucille Ball, depois que ela lhe perguntou o que aprendeu na faculdade. É um jogo de palavras em inglês que a dublagem brasileira troca para "língua do "i"".
- Nesse filme ocorre uma das poucas vezes que Moe dá castigos com bofetadas em personagens não-Patetas (ele bate na cabeça de uma atriz depois de uma troca de golpes).
Referências
- ↑ a b c d e Howard, Moe (1977, rev. 1979). Moe Howard and the Three Stooges. [S.l.]: Citadel Press. pp. 79, 81. ISBN 0806507233 Verifique data em:
|data=
(ajuda) - ↑ a b Solomon, Jon. (2002) The Complete Three Stooges: The Official Filmography and Three Stooges Companion, p. 54; Comedy III Productions, Inc., ISBN 0971186804
- ↑ Jim., Pauley, (c 2012). The Three Stooges : Hollywood filming locations. Solana Beach, Calif.: Santa Monica Press. ISBN 9781595800701. OCLC 843224768 Verifique data em:
|data=
(ajuda)