Thriller (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Thriller"
Single de Michael Jackson
do álbum Thriller
Lado B Reino Unido "Things I Do for You" (ao vivo)
"Can't Get Outta the Rain"
Lançamento 12 de Novembro de 1983 (Mundialmente)
Formato(s) 7"
12"
CD single
Download Digital
Gravação 1982
Gênero(s)
Duração 5:55
Gravadora(s) Epic Records
Composição Rod Temperton
Produção Quincy Jones
Certificação(ões) Estados UnidosFrançaAustrália Platina
Reino Unido Prata
Cronologia de singles de Michael Jackson
"P.Y.T. (Pretty Young Thing)"
(1983)
"Farewell My Summer Love"
(1984)
Cronologia de Michael Jackson
Faixas de Thriller e Thriller 25
"The Girl Is Mine"
(3)
"Beat It"
(5)
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de HIStory: Past, Present and Future, Book I
"Man in the Mirror"
(8)
"Beat It"
(10)
Cronologia de caixas especiais de Michael Jackson
Faixas de The Ultimate Collection
"The Girl Is Mine"
(3)
"Beat It"
(5)
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de The Essential Michael Jackson Versão Internacional
"I Just Can't Stop Loving You"
(20)
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de The Essential Michael Jackson Versão dos EUA
"P.Y.T. (Pretty Young Thing)"
(20)
Cronologia de álbuns de maiores sucessos de Michael Jackson
Faixas de Visionary: The Video Singles
"Don't Stop 'til You Get Enough"
(2)
Cronologia de trilhas sonoras de Michael Jackson
Faixas de This Is It
"I Just Can't Stop Loving You
(8)
"Beat It"
(10)

"Thriller" é uma canção lançada em 1982 pelo cantor e compositor americano Michael Jackson como parte de seu sexto álbum de estúdio, Thriller. Foi relançada como o sétimo e último single do álbum em 12 de novembro de 1983. A canção foi produzida por Quincy Jones e escrita por Rod Temperton, que queria escrever uma canção teatral para se adequar ao amor de Jackson pelo cinema. A música e as letras evocam filmes de terror, com efeitos sonoros como trovões, passos e uivos. A canção termina com uma sequência falada pelo ator de filmes de terror Vincent Price, que a encerra emitindo uma risada memorável. O videoclipe de "Thriller" é constantemente eleito por inúmeras revistas especializadas em música como o melhor e mais bem sucedido videoclipe de todos os tempos.[1] O videoclipe foi dirigido por John Landis e estreou na MTV em 2 de dezembro de 1983.[2] No vídeo, Jackson se torna um zumbi e executa uma rotina de dança com uma horda de mortos-vivos. Muitos elementos do vídeo tiveram um impacto duradouro na cultura popular, como a dança dos zumbis e a jaqueta vermelha de Jackson. "Thriller" é frequentemente citado como um fenômeno da cultura pop e um hino do Halloween.[3] A canção também aparece em vários dos álbuns de maiores sucessos de Jackson e já foi regravada por vários artistas. O videoclipe foi incluído no National Film Registry. "Thriller" é o terceiro maior sucesso de Michael Jackson, ficando atrás somente de "Billie Jean" e "Black or White". A canção possui o recorde de ser a terceira música mais premiada da história, com 23 prêmios. É superada apenas por "Shallow", de Lady Gaga, com 32 estatuetas, e "Formation", de Beyoncé, com 28 prêmios.[4] Em 2009, ano em que o cantor morreu, a cantora Miley Cyrus incluiu a música como um pequeno tributo (dançando) ao cantor na sua turnê mundial Wonder World.

Composição[editar | editar código-fonte]

"Thriller" deriva-se dos gêneros musicais disco, pós-disco e funk.[5] Definido na tonalidade de C# menor,[6] a música tem um andamento moderado de 120 batidas por minuto.[7] As letras e os efeitos sonoros de "Thriller" referem-se a elementos de terror e temas assustadores.[8] No início da música, efeitos sonoros como uma porta rangendo, um trovão, sons de passos, ventos e cães uivando são ouvidos.[9] A instrumentação consiste em um sintetizador Minimoog,[10] uma bateria eletrônica Linn LM-1, um piano Rhodes, um sintetizador Roland Jupiter-8, uma guitarra elétrica, um órgão de tubos e uma seção de sopro composta por trompete, trombone, flugelhorn, saxofone e flauta.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Influenciado pelo sucesso dos vídeos de "Billie Jean" e "Beat It", Michael resolveu convidar o cineasta John Landis para dirigir o clipe. O videoclipe se inicia com um prólogo no qual está uma frase atribuída a Michael Jackson: "Due to my strong personal convictions, I wish to stress that this film in no way endorses a belief in the occult.'" (em português: "'Em função de minhas fortes convicções pessoais, quero enfatizar que este filme de forma alguma endossa uma crença no oculto'").

O enredo se passa na década de 50 e começa com Jackson e sua namorada (Ola Ray) passeando até que a gasolina do carro acaba. Os dois vão caminhar por uma mata até que Jackson a pede em noivado. Ela aceita e ele então resolve contar a ela um segredo. Entretanto, antes que Jackson consiga falar, uma lua cheia aparece no céu e ele se transforma em um terrível lobisomem/trigomem. Depois de uma perseguição pela floresta, a cena se abre e percebe-se que a história na verdade era um filme de terror chamado Thriller e estrelado por Vincent Price. Assustada, a namorada de Jackson sai do cinema e ele a segue. Na rua, Michael a provoca, cantando boa parte da canção. Os dois passam em frente a um cemitério e zumbis começam a sair de suas covas. Eles seguem o casal, que se vê cercado por eles. De repente, Michael também se transforma em zumbi. Começa aí uma sequência de danças complexas que dura boa parte do vídeo. Logo depois Michael se une aos mortos-vivos e continua a perseguir sua namorada. Cercada por eles, ela foge para uma cabana abandonada, até que grita e acorda, percebendo que tudo foi um sonho. Michael então vai levá-la para o quarto, mas vira o rosto para câmera, revelando seus olhos amarelos, como os do lobisomem no começo do filme.

O vídeo de "Thriller" é uma das marcas registradas de Michael Jackson, e sua coreografia ficou tão famosa quanto o moonwalk ou a solitária luvinha branca. Thriller é mais um vídeo do que uma canção. Seu vídeo se mantém atual e interessante até os dias de hoje. Prova disso são as constantes referências feitas a ele pelo cinema, pela televisão e até em outras canções e videoclipes. Filmes como "O Retorno dos Mortos Vivos, Parte II" ou "De Repente 30" mostram de forma clara sua referência ao vídeo. Algumas séries de TV como "South Park" ou "The Simpsons" também tiveram Thriller com o referência em alguns de seus episódios. No Brasil, a música virou trilha sonora dos comerciais da Sky em 2013. No mesmo ano, as Chiquititas dançaram a música (num instrumental similar) na telenovela homônima exibida do SBT. Na área musical, os exemplos mais notáveis são os DJs Bob Sinclair e Fatboy Slim e a banda Fall Out Boy e Alien Ant Farm. E na área do videoclipe Thriler serviu de inspiração para a banda Gorillaz, os cantores Chris Brown e Miley Cyrus. O desenho Jelly Jamm também homenageou o vídeo. Em 2014, a série Patrulha Salvadora homenageou o vídeo, com a música "Muleke Doido", cantada por Jean Paulo Campos, o Cirilo.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Quincy Jones esteve envolvido na produção de "Thriller"

"Thriller" rapidamente fez sucesso em todo o planeta; era exibido a cada 40 minutos na MTV americana. Foi e ainda é um fenômeno no mundo todo, tanto pelo enredo incrível, quanto pela coreografia espetacular, impactante e cativante. O sucesso do clipe é tanto que permanece até hoje. Em 2007 1.500 presos da província de Cebu chamaram a atenção do mundo quando resolveram coreografar Thriller. A coreografia foi filmada e colocada no YouTube, recebendo mais de 14 milhões de dowloads em menos de um mês. Recentemente uma companhia de teatro européia colocou em cartaz o musical Thriller Live que conta toda a história de Michael, desde a época dos Jackson Five até o álbum Invincible.

Há também uma versão indiana da música, em telugu, chamada "Golimar" (algo como "Sexta-Feira dos Mortos"), feita pelo cantor Chiru.

Letra[editar | editar código-fonte]

It's close to midnight
something evil's lurkin' in the dark
Under the moonlight
You see a sight that almost stops your heart
You try to scream
But terror takes the sound before you make it
You start to freeze
As horror looks you right between the eyes
You're paralyzed
'Cause this is thriller
Thriller night
And no one's gonna save you
From the beast about to strike
You know it's thriller
Thriller night
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight, yeah

You hear the door slam
And realize there's nowhere left to run
You feel the cold hand
And wonder if you'll ever see the sun
You close your eyes
And hope that this is just imagination
Girl, but all the while
You hear a creature creepin' up behind
You're outta time

'Cause this is thriller
Thriller night
There ain't no second chance
Against the thing with the forty eyes, girl
(Thriller)
(Thriller night)
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight

 'Cause this is thriller
Thriller night
Girl, I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, thriller)

I'm gonna thrill you tonight

I'm gonna thrill you tonight
(Thriller, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
(Thriller night, thriller))
I'm gonna thrill you tonight
Ooh, babe, I'm gonna thrill you tonight
Thriller night, babe


The foulest stench is in the air
The funk of forty thousand years
And grizzly ghouls from every tomb
Are closing in to seal your doom
And though you fight to stay alive
Your body starts to shiver
for no mere mortal can resist
the evil of the thriller.

Paradas musicais[editar | editar código-fonte]

1983/1984 Melhor
posição
 Austrália ARIA Charts 1(5x)
 Alemanha 1
 França Singles Chart 1
Flag of Spain.svg Espanha Singles Chart 1
 Suécia Singles Chart 1 (2x)
 Reino Unido 1 (3)
 Estados Unidos Billboard Hot 100 4
 Estados Unidos Billboard Hot Black Singles 1 (14x)
2009 Melhor
posição
 Austrália ARIA Charts 1 (5x)
 Alemanha 32
 Finlândia Singles Chart[11] 1
 Israel 1 (14x)
 Itália 4[12]
 Nova Zelândia Singles Chart 1 (21x)
 Reino Unido Top 10 1 (2x)
 Estados Unidos Billboard Hot Digital Songs[13] 2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Rock On The Net: MTV: 100 Greatest Music Videos Ever Made». www.rockonthenet.com. Consultado em 24 de novembro de 2019 
  2. name=":3">Richin, Leslie (December 2, 2014). «On This Day In 1983, Michael Jackson's 'Thriller' Premiered On MTV». Billboard  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. «Top Ten - Halloween Anthems». Clash Magazine (em inglês). Consultado em 4 de novembro de 2019 
  4. «'Shallow' faz Lady Gaga bater recorde de música com mais prêmios da história: 32 estatuetas». G1. Consultado em 25 de fevereiro de 2019 
  5. name="Jones (2005) 6">Jones, Jel D. Lewis (2005). Michael Jackson, the king of pop: the big picture : the music! the man! the legend! the interviews : an anthology. [S.l.]: Amber Books Publishing. p. 6. ISBN 0-9749779-0-X. Consultado em July 22, 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. 12tone. «Understanding Thriller» 
  7. name="sheet «Thriller – Michael Jackson Digital Sheet Music (Digital Download)». MusicNotes.com. Alfred Publishing Co. Inc. Consultado em February 24, 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. George, p. 23
  9. name="thrillertitleinterview"
  10. name=":2"
  11. «Suomen virallinen lista» 
  12. «Italian Singles Chart» 
  13. «US Hot Digital Songs Chart» 

Links externos[editar | editar código-fonte]