Thunderbirds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Thunderbirds (desambiguação).
Thunderbirds
Thunderbirds - Pássaros de Fogo (PT)
Thunderbirds (BR)
Informação geral
Formato série
Género Ficção científica
Duração 40 minutos (aprox.)
Criador(es) Gerry Anderson
Sylvia Anderson
País de origem  Reino Unido
Idioma original língua inglesa
Produção
Produtor(es) Gerry Anderson
Reg Hill
Elenco Sylvia Anderson
Ray Barrett
Peter Dyneley
Exibição
Emissora original Associated Television
Transmissão original 30 de setembro de 196525 de dezembro de 1966
Temporadas 2
Episódios 32 (lista de episódios)

Thunderbirds are Go (ou Thunderbirds em Ação) foi um seriado infanto-juvenil para televisão muito popular, produzido entre 1965 e 1966 por Gerry Anderson e Sylvia Anderson. O seriado consistia em animação com marionetes (chamado nos créditos da série de Supermarionation). O casal de produtores realizou outros seriados com marionetes como Joe 90, Capitão Escarlate, Stingray e Fireball XL-5. No Brasil foi transmitida na TV Globo Rio de Janeiro, na época em que a emissora tinha acabado de inaugurar e posteriormente no SBT.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os Thunderbirds tratavam das missões de uma organização secreta de resgate internacional, que ficava situada em uma ilha remota, e era formada pela família Tracy e alguns empregados, e possuía um arsenal de aeronaves, foguetes e máquinas diversas.. Seu lider é Jeff Tracy, um ex-astronauta milionário, pai de Scott Tracy, Virgil Tracy, Alan Tracy, Gordon Tracy e John Tracy. Compõem ainda os personagens da estória o Engenheiro Brains, Kyrano, empregado dos Tracy, e sua filha Tintin.

As máquinas mais conhecidas, que apareceram no seriado, foram:

  • Thunderbird 1: Aeronave que decolava como um foguete, por baixo da piscina que se abria, mas voava como uma aeronave comum, e era usada como precursor, indo na frente normalmente preparando a chegada do Thunderbird 2 com os equipamentos de resgate. Seu piloto é Scott Tracy;
  • Thunderbird 2: Aeronave de carga, porta-contêiner, que levava os equipamentos para os locais de emergências, inclusive, num dos contêineres carregava frequentemente o Thunderbird 4 e/ou uma Retroescavadeira/Perfuratriz, uma espécie de "Toupeira" (do original 'Mole')". Ele é pilotado por Virgil Tracy;
  • Thunderbird 3: Foguete que decolava em meio a uma espécie de silo no prédio operacional, usado normalmente em missões no espaço para colocar em órbita John Tracy, controlador da Estação Espacial Thunderbird 5. O astronauta que o pilota é Alan Tracy;
  • Thunderbird 4: Um pequeno submarino, para missões no fundo do mar. Seu piloto/aquanauta é Gordon Tracy;
  • Thuderbird 5: Estação espacial para monitorar as comunicações da terra e pedidos de socorro. Seu controlador é John Tracy;
  • Retroescavadeira/Perfuratriz "Toupeira" (Mole): Engenho mecânico capaz de abrir caminho e perfurar o solo para missões abaixo do solo.

Todas estas máquinas eram fruto da genialidade do engenheiro Brains, personagem que usava óculos do tipo "fundo de garrafa". A sequência de lançamento de cada uma das naves incluía esteiras, deslizadores e rampas de lançamento, sempre com o tema principal ao fundo.

Um outro personagem importante da trama é Lady Penelope, a agente em Londres, sempre com seu mordomo e motorista Parker (um ex-ladrão que de vez em quando voltava às velhas práticas), normalmente em aventuras a bordo de um incrível Rolls-Royce futurista de seis rodas chamado Fab-1.

Frequentemente o resgate internacional envolvia-se nas tramas armadas pelo seu arqui-inimigo, cujo nome era Hood. Hood, é irmão de Kyrano, e tinha poderes hipnóticos, sendo também um mestre dos disfarces.

Também houve dois longa metragens para o cinema, intitulados Thunderbirds are Go e Thunderbirds 6, produzidos em 1966 por Sylvia Anderson, usando também marionetes e maquetes como na televisão. Finalmente, em 2004 foi lançada uma reedição de Thunderbirds are Go, desta vez com atores de verdade e efeitos de computador.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]