Thunderbolt Ross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Thunderbolt Ross
Outro(s) nome(s) General Thaddeus E. Ross
Espécie Humano modificado por radiação gama
Ocupação Militar
Afiliações Exército Americano
S.H.I.E.L.D.
Vingadores
Thunderbolts
Família Karen Lee Ross (esposa, falecida)
Betty Ross (filha, atualmente a Mulher-Hulk Vermelha)
Bruce Banner (ex-genro, atualmente o Hulk)
Criado por Thunderbolt Ross: Stan Lee e Jack Kirby
Hulk Vermelho:
Jeph Loeb e Ed McGuinness
Primeira aparição Como Thunderbolt Ross: Incredible Hulk #1 (Maio de 1962)
Como Hulk Vermelho: Hulk vol. 2 #1 (Janeiro de 2008)
Causa da última aparição Anteriormente: Vingança contra o Hulk e salvar sua filha
Agora: Se redimir pelos atos que cometeu anteriormente
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano modificado por radiação gama
Afiliações Exército Americano
S.H.I.E.L.D.
Vingadores
Thunderbolts
Ocupação Militar
Base de operações Anteriormente: Base caça-Hulk (Depois chamada de Base Gama) no Novo Mexico
Agora: Torre Stark, Nova Iorque
Parentesco Karen Lee Ross (esposa, falecida)
Betty Ross (filha, atualmente a Mulher-Hulk Vermelha)
Bruce Banner (ex-genro, atualmente o Hulk)
Inimigos Abominável, Líder e

Thanos

Situação presente Ativo
Causa Anteriormente: Vingança contra o Hulk e salvar sua filha
Agora: Se redimir pelos atos que cometeu anteriormente
Codinomes conhecidos Hulk Vermelho
General Ross
Thunderbolt Ross
Rulk
Rubi Gigante
Golias Escarlate
Hulk

Hulk Vermelho (no original, Red Hulk), alter ego do General Thaddeus E. "Thunderbolt" Ross é um personagem das histórias em quadrinhos da Marvel Comics; criado por Stan Lee e Jack Kirby. É o pai de Betty Ross, ex-mulher de Bruce Banner, sendo assim sogro do Hulk, seu maior inimigo, por muitos anos antes de se separarem.

Ross se tornou o Hulk Vermelho quando a inteligência Suprema Kree lhe deu a chance de ressuscitar sua filha, caso matasse o Hulk. Depois de anos de batalhas, ele é derrotado e preso pelo seu grande rival. Então Hulk em conjunto com Capitão América decidem dar-lhe uma chance de redenção, permitindo sua entrada nos Vingadores.

Biografia: Militar[editar | editar código-fonte]

Vindo de uma família de militares, Thaddeus E Ross seguiu a carreira mantendo a tradição de seu pai e de seu avô. Quando adolescente, ele ganhava a vida pilotando velhos aviões em shows aéreos e, de noite, estudava profundamente a Historia militar, graduando-se no topo de sua classe em West Point. Ross rapidamente conquistou promoções, acumulando um registro notável de bons serviços prestados à Força Aérea. Ele adquiriu o apelido Thunderbolt, durante um de seus primeiros combates porque atacou com a velocidade e a força de um trovão. Durante tempos de paz, Ross foi incumbido de combater uma base no deserto do Novo México. Se casa com Karen Lee, filha de seu Oficial comandante e tem uma filha, Betty Ross.

Apesar da insatisfação por ter de assumir um serviço burocrático, Ross sobressaiu-se no comando da pesquisa sobre o uso da radiação gama para fins militares. O general, entretanto, antipatizava com o civil que supervisionava o projeto da bomba gama, dr. Bruce Banner. Pior ainda: a filha de Ross, Betty – que ele esperava um dia ver casada com um militar – , sentiu-se atraída pelo pusilânime cientista.

Surge Hulk[editar | editar código-fonte]

Após o surgimento do Hulk perto da Base do Deserto, pouco depois de Banner ser colhido pela explosão da primeira bomba gama, o Pentágono designou Ross para lidar a “Operação Hulk”. Sua missão: encontrar e capturar ou matar o monstro. Ross e o resto do mundo souberam, tempos depois, que o próprio Banner era o Hulk, o que lhe deu motivação ainda maior para caçar o homem que ele julgava não ser bom o bastante para sua filha.

Assim, o General Ross tornou-se um dos maiores inimigos de seu futuro genro, comandando forças militares e missões de encalço e captura do Hulk. Sua obsessão por destruir Hulk era tão grande que acabou sendo expulso da aeronáutica. Se alia a MODOK e juntos descongelam o Abominável, depois Ross é acusado de traição e logo depois desapareceu deixando indícios de que ia cometer suicídio.

Só reapareceu muito tempo depois, quando deu-se o maior desafio pessoal de Ross, Banner e Betty pretendiam se casar. Ross, se opôs vigorosamente ao matrimônio e, com uma arma em punho, tenta impedir o casamento mas acaba atirando em Rick Jones. Betty faz seu pai ver o quanto ele era controlador e que nada que ele fizesse iria impedir que se casasse com Bruce.

Ross, contrariado vê sua filha se casando. E é levado para uma clínica psiquiátrica no mesmo hospital onde Rick se recuperava seus ferimentos. O agente da SHIELD Clay Quartemain propõe uma aliança ao ex-General Ross. Ross cego de vingança contra Hulk aceita. E assim Clay o tira da clínica, mas a experiência que se submeteu acaba acidentalmente tendo sua consciência temporariamente transferida para o vilão Zzzax.

Com o tempo aceitou a união de Betty e banner, pensando na felicidade de sua filha.

Morte de Betty[editar | editar código-fonte]

O relacionamento de Ross com o genro sofreu novo revés quando foi diagnosticado que Betty sofria de envenenamento radioativo, ao que acreditava-se ser consequência da exposição prolongada aos raios gama presente em Banner.

Após a morte de Betty, Ross retomou sua caçada, jurando que Banner pagaria com a própria vida pelo que fez à sua filha. Quando soube que o Abominável fora o responsável pela morte de Betty, Ross induziu o genro a empreender um selvagem confronto com a criatura. O Hulk quase matou seu odiado inimigo antes de Banner retomar o controle. Em seguida, Ross prendeu o derrotado Abominável.

Dividido pelo ódio absoluto ao Hulk e o amor incondicional à filha falecida, Thunderbolt Ross foi atormentado pela morte de Betty, as ações que realizou em seu nome e a vida que poderia ter levado caso o Hulk jamais tivesse existido.

Biografia: Hulk Vermelho[editar | editar código-fonte]

O Início: Quem é o novo Hulk?[editar | editar código-fonte]

Quando o terrível vilão arqui-inimigo do Hulk, o Abominável é assassinado e todo o vilarejo de Dimitri na Rússia é destruído, Tony Stark, na época líder da SHIELD, é chamado para averiguar o ocorrido, ele leva consigo Dr. Leonard Samson, Mulher-Hulk, Maria Hill e o General Ross, eles são interrompidos pela Guarda Invernal e apenas descobrem que quem assassinou o Abominável era vermelho e exalava tanto calor e radiação que transformava areia em vidro com um simples pisão.

De volta ao aeroporta-aviões da SHIELD, Tony Stark descobre que a arma usada no assassinato de Abominável foi retirada da SHIELD, e no mesmo momento Mulher-Hulk é atacada por um estranho e poderoso Hulk Vermelho que a imobiliza e lhe afirma poder matá-la a qualquer momento. Aproveitando a passagem pelo aeroporta-aviões, ele ataca também o Homem de Ferro, o combate é violento e o aeroporta-aviões vem abaixo e é salvo graças ao “Protocolo Homens de Ferro” que lança todas as armaduras de Tony para segurarem o aeroporta-aviões no céu.

Caçando o Hulk[editar | editar código-fonte]

Enquanto isso, o Hulk Vermelho já havia partido para a Base Gama, em Nevada, onde encontra-se preso o Hulk. Na entrada ele encontra Rick Jones, amigo de Banner. O Hulk Vermelho lhe da um pequeno tapa e Rick vira um monstro tão feio quanto o Abominável, só que com o tom de pele azulado, o monstro se autodenomina Bomba-A e parte para a briga com o Hulk Vermelho. A briga entre os dois gigantes causa um terremoto de 10 graus na Escala Richter e acaba libertando o Hulk da sua prisão no sub-solo. Enquanto isso, em terra, os protocolos de segurança da Base Gama entram em ação: são robôs com o rosto de Betty Ross e corpo da Harpia tamanho gigante que tentam impedir a luta de Hulk Vermelho e Bomba-A, quando Bomba-A e Hulk Vermelho destroem os robôs e irão voltar ao combate, Hulk aparece e parte para o combate com seu novo inimigo avermelhado.

Duelo dos Hulks: Verde vs Vermelho[editar | editar código-fonte]

O Vigia aparece no inicio do combate, como prova de que o combate entre os dois seres seria algo realmente titânico, capaz de destruir o planeta, porém o Vigia acaba levando uma surra do até então desconhecido Golias Escarlate que logo após parte para cima de Hulk.

A luta estava parelha, porém o Gigante Rubro imobiliza o Gigante Esmeralda que acaba desmaiando. Enquanto isso Tony Stark nos destroços do aeroporta-aviões descobre que a pessoa que se transformou em Hulk Vermelho ou é o Dr. Samson ou estava usando a sua camisa. De volta ao combate entre os gigantes, Hulk Vermelho arrastou Hulk para o topo da ponte Golden Gate, em São Francisco, onde ele pretende acabar com a luta de vez, porém quando Hulk estava para perder sua vida, Thor aparece para ajudar seu amigo fundador dos Vingadores.

Duelo de Titãs: Hulk vs. Thor[editar | editar código-fonte]

Thor acerta o Mjolnir com toda a força no rosto de Hulk Vermelho e mal lhe fere, Thor recebe fortes golpes e revida com marteladas, então o Hulk Vermelho usa o cérebro e desafia as leis da magia, arrasta Thor pelo martelo até o espaço, afinal ele não poderia levantar o Martelo, mas se Thor está segurando a outra ponta Hulk Vermelho deduz então que assim ele poderia levar o Martelo e Thor ao espaço, como no espaço não possui gravidade, Hulk Vermelho arranca o Mjolnir das mãos de Thor e vira o feitiço contra o feiticeiro (descobriu-se então que além de magia, a física era também responsável pela incapacidade dos impuros de levantarem Mjolnir).

Hulk Vermelho Contra o Mundo[editar | editar código-fonte]

Depois de tornar-se o primeiro e único ser "impuro" a levantar o martelo de Thor sem merecimento, usando apenas força bruta, inteligência e falta de gravidade. O Hulk Vermelho larga Thor na Lua com seu Martelo, todo ferido. Hulk Vermelho atira-se da Lua diretamente até Monument Valley, na divisa entre Utah e Arizona, lá ele encontra o Hulk lhe esperando para recomeçar a batalha. Hulk novamente estava levando a pior, mas eis que surge novamente o Thor, depois de algum tempo em meio a batalha entre Hulk Vermelho e Thor, Hulk, como especialista em radiação gama, nota que sua contra parte vermelha ao contrário dele, exaltava calor e radiação conforme ficava nervoso ao invés de ficar mais forte, então Hulk voltou para a batalha e usou sua descoberta contra o Hulk Vermelho, que de tão quente começou a ficar tonto e foi derrotado pelo Hulk. Tempo depois, ainda enquanto o Hulk ainda estava desmaiado aparece o General Ross para ver o gigante vermelho, dando a entender que ele ajudou a criar esse novo monstro, porém o Hulk Vermelho havia sumido.

Após voltar o Hulk Vermelho vai atrás do Hulk de novo e no meio do caminho encontra a prima dele, Mulher-Hulk que luta contra ele com a ajuda de Thundra e juntas elas aparentemente haviam imobilizado o vilão, porém só haviam o deixado irritado, quando este iria partir para cima das três de uma forma destruidora, eis que chega a cavalaria, as demais heroínas que não puderam vir antes, chegam juntas e juntam-se à luta: Mulher Invisível, Tempestade, Mulher-Aranha, Felina, Viúva-Negra e Tigresa. Hulk Vermelho é humilhado pelas mulheres, mas apenas cai quando Mulher Invisível cria um campo de força em volta de seu rosto, deixa apenas uma frestinha que é usada pela Tempestade para criar um raio e acertar em cheio a cabeça do Gigante Vermelho, que fica no chão por horas e as heroínas esperam ele voltar a sua forma normal, para enfim descobrirem quem é esse ser tão poderoso, porém Thundra insiste a todo momento em matar o vilão, porém uma hora o vilão levanta, agarra Thundra e parte rapidamente para muito longe, onde convida Thundra para participar de algo ainda em segredo, Thundra aparentemente aceitou a proposta e o Hulk Vermelho parte novamente para longe.

Os Ofensores[editar | editar código-fonte]

Quando o Grão Mestre recruta o Hulk para formar um grupo para combater os Ofensores de seu irmão, Hulk decide chamar a formação original dos Defensores que ele formou com: Namor, Dr. Estranho e Surfista Prateado, porém cada um veio de uma época diferente, cada um veio da época em que perdeu sua amada, inclusive o Hulk, que veio da época em que perdeu sua querida Jarella. O grupo reunido pelo irmão do Grão Mestre é formado por alguns dos principais arqui-inimigos de cada Defensor do Grão Mestre: Hulk luta contra o Hulk Vermelho, Namor contra o Tubarão Tigre, Surfista Prateado contra Terrax e Dr. Estranho contra Barão Mordo, tendo início então a batalha dos Defensores contra os Ofensores.

Hulk Vermelho e Hulk lutam na região de Atlântida e ganham brânquias para lutar debaixo da água. As batalhas estavam muito competitivas, então Grão Mestre e seu irmão resolvem criar alguns obstáculos, dando ao Hulk Vermelho o tridente de Namor que o usa para empalar o Hulk ao meio e avisa então: “O Hulk está morto”. Com a morte de Hulk, Hulk Vermelho parte para matar os demais Defensores, porém ele decide que não obedece a nenhum dos dois irmãos e mata o Homem Psíquico, Terrax, Surfista Prateado, Dormammu, Namor, Tubarão-Tigre, e o Grão Mestre.

No final, O Colecionador disse que matar todo mundo, incluindo seu irmão o Grão Mestre foi contra as regras e ele acaba devolvendo todo mundo as suas respectivas eras cronológicas, prometendo que ninguém mais lembraria de nada que aconteceu ali. E assim Hulk fica sem Jarella e cada vez mais irritado com o Hulk Vermelho.

Quando Hulk Vermelho consegue capturar Hulk definitivamente, ele drena toda a energia gama de Hulk deixando ele permanentemente na forma de Banner.

Contra a X-Force[editar | editar código-fonte]

Enquanto conversava com um confidente secreto, Dominó conseguiu ver a identidade secreta de Hulk Vermelho, o que por sua vez fez o Gigante Escarlate partir enlouquecidamente atrás da sortuda mutante. Para capturar Dominó, juntou um grupo de assassinos e psicopatas formado por Deadpool, Elektra, Justiceiro, Dínamo Escarlate e Thundra, que foram chamados de "Código Vermelho" que vão tentar capturar a mutante. Porém quando vão capturar Dominó são surpreendidos pela X-Force. Cada membro do Código enfrenta um membro da X-Force.

Enquanto ele combate Wolverine, que lhe acerta os olhos, deixando o Vermelhão momentaneamente cego, consegue arremessar Logan longe, porém o Carcaju retorna de táxi e o atropela causando uma explosão e do meio da fumaça da explosão surge uma Mulher-Hulk Vermelha.

Os Hulks Vermelhos e o Código Vermelho[editar | editar código-fonte]

Após ser salvo pela nova e estranha Mulher-Hulk Vermelha, que aparenta ser tão forte quanto sua contraparte masculina, a X-Force se recupera e está entrando de novo na batalha, quando um homem com o rosto obscurecido pelas sombras surge e tenta por fim aquele combate sem sentido. Ele dispensa os remanescentes da X-Force, convencendo-os a salvar seus membros feridos enquanto que oferta aos demais do “Código Vermelho” a missão de se voltarem contra o Vermelhão e caçá-lo.

E enquanto isso, o casal de "Hulks" continua fugindo pelos túneis da cidade. Os dois se estranham e pela primeira vez e o vilão rubro começa a entender a posição de Banner, um monstro. Ao mesmo tempo, ele enxerga na Mulher-Hulk Vermelha o que ele se tornou: um mostro poderosíssimo, incógnito, com motivações incompreendidas ou desconhecidas e vermelho. Aquela Mulher-Hulk parece ter a mesma raiva que ele tem de Banner e deixa escapar em algum momento que “alguém está morto para ela” também ao ouvir uma velha fábula oriental contada pelo "Hulk". Uma pista? O Hulk Vermelho acaba bastante curioso sobre a identidade da moça, mas ela mantém o mesmo mistério que ele.

Traído e Desiludido[editar | editar código-fonte]

Por fim, o monstro decide dar certa confiança a ela e é nesse momento que ele é traído. A Mulher-Hulk Vermelha o ataca, enfia a adaga Sai em seu pescoço atingindo uma artéria vital e dá o sinal para os demais surgiram – Justiceiro, Deadpool e Thundra, os remanescente do Código Vermelho que se juntaram a nova missão. E das sombras, surge o misterioso homem que armou tudo aquilo: Leonard Samson. O Dr. Samson explica então que tudo aquilo foi orquestrado por ele para descobrir a identidade do novo Hulk, porém nesse momento Thundra o ajuda a fugir, porém por fim a desconhecida Mulher-Hulk Vermelha, o captura e eles batalham até ela jogá-lo do alto do Empire State. No topo do prédio ele havia descoberto como era ser um Hulk realmente: incompreendido, furioso, sem amigos ou alguém para confiar.

Retaliação Rubra[editar | editar código-fonte]

Instantes depois, é Elektra quem encontra o Vermelhão. Ele ainda parece bastante curioso sobre como a ninja sobreviveu a Mulher-Hulk Vermelha e começa a perguntar sobre a sua adaga sai roubada e os trajes de Dominó vestidos pela vilã. Ela se esquiva das perguntas sem dar detalhes e ambos decidem buscar informações sobre o paradeiro da Dominó.

Mais tarde, Hulk Vermelho e Elektra vão parar na casa da mercenária Silver Sable. Ao que parece, a mulher foi contratada para dar uma pista falsa a Dominó pelo próprio Dr. Samson. Assim, a descoberta da identidade do Hulk foi toda planejada pelo psiquiatra louco. E é isso que a mutante quer que o Vermelhão entenda. Contudo, mesmo sabendo da armadilha, ele quer manter sua identidade segura e decide ameaçar a equipe mutante com uma outra informação. Se eles revelarem a identidade do Hulk Vermelho por aí, ele pessoalmente irá espalhar aos quatro ventos o que a X-Force anda fazendo secretamente. E com isso o acordo é feito.

Em Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Como General Ross:

  • General Ross apareceu na série animada The Incredible Hulk é dublado por Robert Ridgely. (1982)
  • Em aparece no filme Hulk, interpretado por Sam Elliott que persegue-o como um assassino para poder fazer uma inusitada experiência. (2003)

Como Hulk Vermelho:

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.