Thuy Trang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Thuy Trang
Nascimento 14 de dezembro de 1973
Saigon, Flag of South Vietnam.svg Vietnã do Sul
Nacionalidade Vietnamita
Morte 3 de setembro de 2001 (27 anos)
São Francisco,  Estados Unidos
Ocupação Atriz, modelo
[www.thuytrangtribute.com Página oficial]
IMDb: (inglês)

Thuy Trang (Saigon, 14 de dezembro de 1973 - San Francisco, 3 de setembro de 2001) foi uma atriz de origem vietnamita. Ela é melhor conhecida por seu papel como Trini Kwan, a primeira Ranger Amarela do seriado Mighty Morphin Power Rangers.[1]

Trang morreu em um acidente de carro em 3 de setembro de 2001, perto de São Francisco, aos 27 anos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O pai de Trang era soldado do exército do Vietnã e protegia a capital do país, Saigon, das forças comunistas em 1975. Seu batalhão foi enfraquecendo, e acabou sem munição ou apoio aéreo durante uma batalha. Ele então decidiu retornar para sua casa e buscar sua família, mas a rota havia sido bloqueada pelo exército do Vietnã do Norte. Temendo por sua vida, ele fugiu do Vietnã do Sul e recebeu asilo político nos Estados Unidos.

Em 1975 o resto da família (Thuy, sua mãe, dois irmãos e uma irmã) foram forçados a deixar Saigon e em 1979 embarcaram em um navio cargueiro com centenas de outros vietnamitas com destino a Hong Kong, para depois partir para os Estados Unidos. Trang ficou muito doente nesta viagem e quase não sobreviveu.

Após chegar em Hong Kong, o pai de Trang solicitou asilo político ao governo americano para sua família. Após algum tempo vivendo em um campo de detenção em Hong Kong, Trang e sua família se reuniram na Califórnia em 1980. Porém, tal reunião teve vida curta, pois seu pai faleceu de câncer em 1982. Trang começou a estudar kung fu por volta dos nove anos.

Após terminar o ensino médio, Trang conseguiu uma bolsa para estudar engenharia civil em uma universidade local, com o objetivo de seguir a mesma profissão que seu pai e irmãos mais velhos. Porém, em 1992, ela foi abordada por um caça-talentos, que despertou-lhe interesse na vida artística.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Durante 1984, Trang fez uma pequena participação em um comercial de cientologia, apesar de acreditar no budismo.

Através do caça-talentos que conheceu, ela conseguiu pequenos papéis em outros comerciais de televisão antes de seu primeiro grande papel em 1993, quando atuou como Trini Kwan, a Ranger Amarela, no elenco original do seriado Mighty Morphin Power Rangers.

Trang participou do programa por uma temporada e meia. Ela deixou o seriado juntamente com Austin St. John e Walter Emanuel Jones, de quem era amiga, e foi substituída por Karan Ashley. Ela então atuou como Kali, uma das vilãs principais do filme O Corvo: Cidade dos Anjos, em 1996.

Morte[editar | editar código-fonte]

Trang morreu no dia 3 de Setembro de 2001,perto de São Francisco em um acidente de carro. Ela tinha 27 anos. Trang e a atriz/modelo Angela Rockwood - de quem Trang seria dama de honra - sofreram o acidente enquanto viajavam pela interestadual 5 entre São Francisco e Los Angeles. A motorista, outra dama de honra, perdeu o controle do carro, que desviou violentamente, atravessando a pista antes de bater contra a beira da estrada em uma pedra e capotar diversas vezes batendo no guarde rail e mergulhando sobre o banco. Rockwood sobreviveu depois de ser expulsa do veículo por uma janela antes de seu impacto final, tendo sofrido ferimentos gravíssimos. Ela ficou tetraplégica. Não se sabe se Trang ou a motorista usavam cintos de segurança. A motorista sobreviveu ao acidente. Trang, no entanto, morreu antes de chegar ao hospital, devido aos ferimentos internos que ela sofreu.

O corpo de Trang foi cremado uma semana depois, no dia 10 de setembro, e suas cinzas foram enterradas no Rose Hills Memorial Park, em Whittier, Califórnia. Seus colegas de Power Rangers, Amy Jo Johnson, Austin St. John, David Yost e Walter Emanuel Jones compareceram ao funeral para prestar respeitos à colega de elenco. Outra ator da série, Jason David Frank, não pode participar devido à morte de seu irmão mais velho, Erik, mas mesmo assim enviou suas condolências à família de Trang.

O episódio "Circuit Unsure" do Power Rangers Time Force foi dedicado à memória de Trang.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]