Flowing Tears

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Thy Kingdom Gone)
Flowing Tears
Flowing Tears
Flowing Tears (2004)
Informação geral
Origem Wadgassen, Sarre
País Alemanha
Gênero(s) metal gótico
Período em atividade 19942014
Gravadora(s) Ascendance Records
Century Media
Seven Art Music
Integrantes Benjamin Buss
David Vogt
Helen Vogt
Stefen Gemballa
Ex-integrantes Björn Lorson
Cristian Zimmer
Eric Hilt
Frédéric Lesny
Lena Fischer
Manfred Bersin
Mike Voltz
Stefanie Duchêne
Página oficial www.FlowingTears.com

Flowing Tears foi uma banda de metal gótico da Alemanha, formada em 1996. Com um som sombrio aliado as vozes graves das vocalistas, a banda já gravou seis álbuns de estúdio e entrou em turnês com diversas bandas importantes. Seu nome original era Flowing Tears and Withered Flowers.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

1996 – 1999[editar | editar código-fonte]

Em 1996 nasce a banda Flowing Tears & Withering Flowers. Depois de duas fitas demo e logo após assinar um contrato com a gravadora italiana Seven Art Music, a banda entrou em estúdio para gravar o que tornaria-se o primeiro álbum "Swansongs". Com influências de Doom metal, o primeiro disco contava com os vocais masculinos de Manfred Bersin.[1]

Mais tarde, após alguns shows ao vivo, os membros da banda perceberam que não era esse tipo de música que gostariam de fazer. Queriam algo mais melódico. Foi assim que a vocalista Stefanie Duchene entrou na banda.

Em 1997, entraram em turnê com a banda norueguesa The 3rd and the Mortal, tocando uma mistura das músicas do primeiro álbum com canções não acabadas que integravam a voz de Stefanie. Logo após a turnê, começaram a escrever novas canções e em Outubro de 1997 entraram em estúdio para gravar "Joy Parade". Tendo um bom tempo para a gravação, exploraram novos elementos, fazendo a banda renascer.

Após o lançamento do segundo álbum, em 1998, um grande número de show ao vivo foram apresentados, fazendo com que a banda fosse se tornasse cada vez mais uma experiente. No ginal do ano, o Flowing Tears & Withering Flowers, abandonou a gravadora e gravou um EP auto-lançado intitulado "Swallow".

Jade[editar | editar código-fonte]

Após alguns meses de negociações com diferentes gravadoras, assinaram um contrato com a Century Media Records, e entraram em estúdio com o produtor Waldemar Sorychta. Foi a primeira vez que um álbum foi gravado longe da cidade natal e a banda teve que viver junta em um pequeno apartamento. O inenso período de gravações nos estúdios Woodhouse preparouos membros da banda para as próximas turnês e os fez aprender a trabalhar de maneira profissional.

Em Fevereiro de 2000 o álbum Jade foi lançado. A banda, agora chamada somente de Flowing Tears, entrou em turnê com as veteranas My Dying Bride e The Gathering, seguido de quatro semanas com uma turnê européia com as bandas Therion e Voivod. As turnês proporionaram ótimas experiências para a banda, pois foi a partir delas que conheceram vários países.Logo estavam tocando em festivais como o "Summer Breeze" e "Wave Gotik Treffen".

Serpentine[editar | editar código-fonte]

2001 foi um intenso ano de produção de músicas do quarto álbum e de mudanças na formação da banda. O vocalista e guitarrista Manfred Bersin, baterista Eric Manfred e o tecladista Mike Voltz deixam a banda devido a problemas pessoas. Stefan Gemballa assumiu a bateria e foi o único novo membro nesse período.

Agora com quatro membros, a banda volta aos estúdios Woodhouse com o produtor Waldemar e em 2002 é lançado o álbum Serpentine. Entrando em mais turnês européis com Tiamat e Moonspell, o Flowing Tears passa em um grande número de países e toca em vários Festivais, conseguindo mais sucesso. O ano acaba com a saída da vocalista Stefanie. Ela queria focar mais na sua vida privada e as turnês e os períodos de gravação se tornaram demasiados.

Razorbliss[editar | editar código-fonte]

Após alguns meses de uma intensa busca por uma nova vocalista e inúmeras audições, Helen Vogt se tornou a nova voz de Flowing Tears. Os membros tiveram a sorte de encontrar uma vocalista com uma voz não muito diferente da de Stefanie. Assim como a antiga vocalista, Helen é uma contralto bastante grave. O entusiaso de ter uma nova vocalista fez os membros produzirem logo canções mais diretas e pesadas. Em 2003, o mais pesado álbum da banda, Razorbliss, já estava gravado. Um tempo depois de deixarem os estúdios, a banda abre um show de Halloween para a banda My Dying Bride e toca em alguns festivais, apresentando a nova vocalista aos fãs.

Em Março de 2004 o álbum Razorbliss é lançado,[2] e logo após uma semana a banda entra em turnê com o The Gathering, tocando as novas canções e as antigas músicas em versões diferentes. Mas foi na turnê com o After Forever que a banda mostrou seu lado mais pesado, com as canções do Razorbliss. As turnês foram intensas, passando por Portugal, Alemanha e Suíça e festivais como o Wave Gotik Treffen e Rock Festival.

Após um movimentado ano, a banda decidiu fazer uma pausa de dois anos para conhecer novas experiências e conseguir inspiração.

2007 – 2009[editar | editar código-fonte]

Em 2007 o Flowing Tears recomeça a trabalhar como uma banda, e assina um contrato com agravadora Ascendance Records. Foram para os estúdios para trabalhar com as músicas gravadas ao vivo do show em Passionskirche, Berlin. O projeto de fazer um álbum ao vivo com as músicas em versões acústica já existia desde 2004. E logo o álbum Invanity - Live In Berlin é lançado.[3] Entre as faixas próprias no disco, havia o cover da música “The Weeping Song” de Nick Cave, no qual o vocalista da banda Tiamat Johan Edlund participa nos vocais.

A banda logo retorna para os palcos e toca no festival Belgium’s Metal Female Voices.

Em 2008 é lançado o sexto álbum de estúdio da banda, Thy Kingdom Gone. Em 2014, Helen Vogt confirmou em suas redes sociais que esse álbum seria o último da banda e que eles haviam encerrado suas atividades.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

A banda já contou com muitos membros sendo três vocalistas, três guitarristas, dois baixistas, três bateristas, três tecladistas e um programador. Nenhum dos fundadores continua na banda.

Função 1995 1996 1998 - 1999 2000 2002 2004 - 2007 2008 - 2009
Vocalista 1 Stefanie Duchêne Stefanie Duchêne Stefanie Duchêne Helen Vogt Helen Vogt
Vocalista 2 Manfred Bersin Manfred Bersin
Guitarrista 1 Björn Lorson Benjamin Buss Benjamin Buss Benjamin Buss Benjamin Buss Benjamin Buss Benjamin Buss
Guitarrista 2 Manfred Bersin Manfred Bersin
Baixista Frédéric Lesny Frédéric Lesny Frédéric Lesny Frédéric Lesny Frédéric Lesny Frédéric Lesny David Vogt
Baterista Cristian Zimmer Cristian Zimmer Eric Hilt Eric Hilt Stefen Gemballa Stefen Gemballa Stefen Gemballa
Tecladista Lena Fischer Benjamin Buss Benjamin Buss Mike Voltz Benjamin Buss
Programador Benjamin Buss Benjamin Buss Benjamin Buss

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Demos e EP[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b All Music. «Flowing Tears - Biography by Vincent Jeffries». Consultado em 3 de março de 2020 
  2. Century Media. «Razorbliss». Consultado em 3 de março de 2020 
  3. metalriot.com. «Flowing Tears Bio». Consultado em 3 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]