Tiago, filho de Alfeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para Tiago, o Menor, veja Santiago Menor. Para Tiago, o Justo, veja Tiago, o Justo.
São Tiago, filho de Alfeu
Estátua de São Tiago na Igreja do Palácio de Mafra, Portugal
Nascimento desconhecida
Morte desconhecida em Egito ou Jerusalém
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Igreja Anglicana.
Festa litúrgica 1 de maio na Comunhão Anglicana
3 de maio na Igreja Católica
9 de outubro na Igreja Ortodoxa
Atribuições serra de carpinteiro; cajado de tintureiro; livro
Padroeiro boticários; farmacêuticos; pessoas à beira da morte; Frascati, Itália; chapeleiros; Monterotondo, Itália; Uruguai[1]
Gloriole.svg Portal dos Santos

Tiago, filho de Alfeu (Ἰάκωβος, Jacobos em grego antigo) foi um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo. Ele é geralmente identificado com Santiago Menor e é geralmente conhecido por este nome na tradição da igreja[a].

Tiago, o filho de Alfeu, é raramente mencionado no Novo Testamento, mas é às vezes também identificado com Tiago, o Justo, um importante líder da Igreja antiga. Ele é claramente distinto de Tiago, filho de Zebedeu, outro dos Doze.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Tiago, filho de Alfeu, aparece poucas vezes no Novo Testamento, duas delas em uma lista dos Doze Apóstolos: Em Mateus 10:3 e Marcos 3:18. As demais são Lucas 6:12-16 e Atos 1:13.

Identificação[editar | editar código-fonte]

Com Santiago Menor[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Santiago Menor

Tiago, filho de Alfeu, é geralmente identificado com Santiago Menor, que só é mencionado três vezes na Bíblia, cada uma delas em relação com sua mãe. Marcos 15:40 se refere à "Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José", enquanto que Marcos 16:1 e Mateus 27:56 se referem à "Maria, a mãe de Tiago".

Dado que já havia um Tiago mais proeminente (Tiago, filho de Zebedeu) entre os Doze Apóstolos, igualar Tiago, filho de Alfeu, com Tiago, o Menor fazia sentido. Porém, se tornou imperativo identificar Cleofas, o marido de Maria, com Alfeu, o pai do apóstolo Tiago[b]. Esta identificação foi amplamente aceita pelos líderes iniciais da igreja e, por isso, ele é conhecido tradicionalmente como "São Tiago Menor" ou "Santiago Menor".

Os estudiosos modernos da Bíblia se dividem sobre a correção desta identificação. John Paul Meier acha-a improvável.[2] Entre os evangélicos, o Novo Dicionário da Bíblia apóia a identificação tradicional,[3] enquanto Don Carson[4] e Darrell Bock[5] ambos tratam esta identificação como possível, mas incerta.

Com Tiago, irmão do Senhor[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tiago, o Justo

Tiago, filho de Alfeu, também já foi identificado com Tiago, o Justo. Esta visão é apoiada por Jerónimo de Estridão e, portanto, amplamente aceita na Igreja Católica,[6] enquanto que os católicos orientais, os ortodoxos e protestantes tendem a distinguir os dois.

Com o irmão de Mateus[editar | editar código-fonte]

Outro Alfeu também é o nome do pai do publicano "Levi, filho de Alfeu" mencionado em Marcos 2:14, que, em Mateus 9:9, parece ser Mateus, o que acabou levando alguns a concluir que Tiago e Mateus poderiam ter sido irmãos. Porém, não há nenhuma ocorrência bíblica dos dois sendo chamados de irmãos, mesmo quando eles aparecem lado-a-lado na lista dos doze apóstolos dos evangelhos, que, ao citar pares de irmãos fraternais (Pedro e André ou Tiago e João), sempre os identifica como tais. Assim, é quase certo que tenham existido duas pessoas distintas chamadas "Alfeu".

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Ele é também chamado de "o menor", "o pequeno", "o jovem" de acordo com a tradução.
[b] ^ Cleofas só é mencionado uma vez na Bíblia, em João 19:25. Alguns autores evitaram este problema ao identificar Cleofas como sendo pai de Maria, enquanto Alfeu seria o seu marido.

Referências

  1. «James the Lesser» (em inglês). Catholic Forum Patron Saints Index. Consultado em 20 de dezembro de 2010 
  2. John Paul Meier. A Marginal Jew (em inglês). 3. [S.l.: s.n.] 201 páginas  - "There are no grounds for identifying James of Alphaeus - as church tradition has done - with James the Less." - "Não há provas para identificar Tiago de Alfeu - como fez a tradição - com Santiago Menor"
  3. P.H.Davids (1982). New Bible Dictionary, 2nd Edition. James (em inglês). [S.l.]: IVP 
  4. Don Carson. The Expositor's Bible Commentary CDROM. Commentary on Matthew 10:2-4 (em inglês). [S.l.: s.n.] 
  5. Darrell Bock (1994). Luke. Commentary on Luke 6:15 (em inglês). [S.l.]: Baker 
  6. Wikisource-logo.svg "Saint James the Less" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês)., uma publicação agora em domínio público