Tiago, filho de Alfeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para Tiago, o Menor, veja Santiago Menor. Para Tiago, o Justo, veja Tiago, o Justo.
São Tiago, filho de Alfeu
Estátua de São Tiago na Igreja do Palácio de Mafra, Portugal
Nascimento desconhecida
Morte desconhecida em Egito ou Jerusalém
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Igreja Anglicana.
Festa litúrgica 1 de maio na Comunhão Anglicana
3 de maio na Igreja Católica
9 de outubro na Igreja Ortodoxa
Atribuições serra de carpinteiro; cajado de tintureiro; livro
Padroeiro boticários; farmacêuticos; pessoas à beira da morte; Frascati, Itália; chapeleiros; Monterotondo, Itália; Uruguai[1]
Gloriole.svg Portal dos Santos

Tiago, filho de Alfeu (Ἰάκωβος, Jacobos em grego antigo) foi um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo. Ele é geralmente identificado com Santiago Menor e é geralmente conhecido por este nome na tradição da igreja[a].

Tiago, o filho de Alfeu, é raramente mencionado no Novo Testamento, mas é às vezes também identificado com Tiago, o Justo, um importante líder da Igreja antiga. Ele é claramente distinto de Tiago, filho de Zebedeu, outro dos Doze.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Tiago, filho de Alfeu, aparece poucas vezes no Novo Testamento, duas delas em uma lista dos Doze Apóstolos: Em Mateus 10:3 e Marcos 3:18. As demais são Lucas 6:12-16 e Atos 1:13.

Identificação[editar | editar código-fonte]

Com Santiago Menor[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Santiago Menor

Tiago, filho de Alfeu, é geralmente identificado com Santiago Menor, que só é mencionado três vezes na Bíblia, cada uma delas em relação com sua mãe. Marcos 15:40 se refere à "Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José", enquanto que Marcos 16:1 e Mateus 27:56 se referem à "Maria, a mãe de Tiago".

Dado que já havia um Tiago mais proeminente (Tiago, filho de Zebedeu) entre os Doze Apóstolos, igualar Tiago, filho de Alfeu, com Tiago, o Menor fazia sentido. Porém, se tornou imperativo identificar Cleofas, o marido de Maria, com Alfeu, o pai do apóstolo Tiago[b]. Esta identificação foi amplamente aceita pelos líderes iniciais da igreja e, por isso, ele é conhecido tradicionalmente como "São Tiago Menor" ou "Santiago Menor".

Os estudiosos modernos da Bíblia se dividem sobre a correção desta identificação. John Paul Meier acha-a improvável.[2] Entre os evangélicos, o Novo Dicionário da Bíblia apóia a identificação tradicional,[3] enquanto Don Carson[4] e Darrell Bock[5] ambos tratam esta identificação como possível, mas incerta.

Com Tiago, irmão do Senhor[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Tiago, o Justo

Tiago, filho de Alfeu, também já foi identificado com Tiago, o Justo. Esta visão é apoiada por Jerónimo de Estridão e, portanto, amplamente aceita na Igreja Católica,[6] enquanto que os católicos orientais, os ortodoxos e protestantes tendem a distinguir os dois.

Com o irmão de Mateus[editar | editar código-fonte]

Outro Alfeu também é o nome do pai do publicano "Levi, filho de Alfeu" mencionado em Marcos 2:14, que, em Mateus 9:9, parece ser Mateus, o que acabou levando alguns a concluir que Tiago e Mateus poderiam ter sido irmãos. Porém, não há nenhuma ocorrência bíblica dos dois sendo chamados de irmãos, mesmo quando eles aparecem lado-a-lado na lista dos doze apóstolos dos evangelhos, que, ao citar pares de irmãos fraternais (Pedro e André ou Tiago e João), sempre os identifica como tais. Assim, é quase certo que tenham existido duas pessoas distintas chamadas "Alfeu".

Morte[editar | editar código-fonte]

Considerando a tradição da igreja grega, que o distingue do Tiago o Justo, o irmão do Senhor, o apóstolo Tiago, filho de Alfeu pregou inicialmente na parte sudoeste da Palestina, depois no Egito e foi crucificado em Ostracine no baixo Egito [7].

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Ele é também chamado de "o menor", "o pequeno", "o jovem" de acordo com a tradução.
[b] ^ Cleofas só é mencionado uma vez na Bíblia, em João 19:25. Alguns autores evitaram este problema ao identificar Cleofas como sendo pai de Maria, enquanto Alfeu seria o seu marido.

Referências

  1. «James the Lesser» (em inglês). Catholic Forum Patron Saints Index. Consultado em 20 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 25 de junho de 2007 
  2. John Paul Meier. A Marginal Jew (em inglês). 3. [S.l.: s.n.] 201 páginas  - "There are no grounds for identifying James of Alphaeus - as church tradition has done - with James the Less." - "Não há provas para identificar Tiago de Alfeu - como fez a tradição - com Santiago Menor"
  3. P.H.Davids (1982). New Bible Dictionary, 2nd Edition. James (em inglês). [S.l.]: IVP 
  4. Don Carson. The Expositor's Bible Commentary CDROM. Commentary on Matthew 10:2-4 (em inglês). [S.l.: s.n.] 
  5. Darrell Bock (1994). Luke. Commentary on Luke 6:15 (em inglês). [S.l.]: Baker 
  6. Wikisource-logo.svg "Saint James the Less" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.
  7. Schaff, Philip (1874). History of the Apostolic Church: with a General Introduction to Church History. New York: Charles Scribner. p. 389. Consultado em 26 de outubro de 2018