Tiago Potter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
James Potter
Tiago Potter
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 27 de março de 1960
Cabelo Castanho
Olhos Castanho-esverdeados
Sangue Puro
Família Potter , Evans , Black
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Ordem da Fênix

Marotos

Na série
Intérprete Adrian Rawlins
Personagem da série Harry Potter
Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter

James Potter (27 de março de 1960 - 31 de outubro de 1981) é um personagem da série Harry Potter, pai do protagonista. Na edição original em inglês o personagem se chama "James", que foi traduzido como Tiago na edição em português do Brasil. Foi morto por Voldemort quando Harry ainda era um bebê, bem antes de a história narrada na série de livros começar. Ele era sangue puro e nasceu por volta de 1960. Estudou em Hogwarts, assim como sua esposa, Lily, entre 1971 e 1978. Seus grandes amigos eram Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew. Tiago Potter era um garoto bastante gentil mas segundo os livros (e sua esposa, Lilian Evans Potter) era ligeiramente arrogante, amostrado e muito bonito, o que lhe fazia ser "O" menino de Hogwarts, juntamente com Sirius Black. Juntamente com Remo Lupin, Pedro Pettigrew e Sirius Black, fazia parte de um grupo que foi apelidado de "Marotos". Tiago sempre gostara de Lilian, mas ela o tratava como lixo, pelo jeito de que ele tratava as pessoas, em especial seu melhor amigo, Severo Snape. Tiago Potter era também um garoto que tinha vontade de crescer, o que o fazia ser (às vezes) um garoto direito. Mesmo sempre brincando, ele sempre foi bom aluno e tirou as notas mais altas, assim chamando a atenção de sua futura esposa.

Os amigos[editar | editar código-fonte]

Quando descobriram que Remo Lupin era na realidade um lobisomem , os três amigos tornaram-se Animagos, ou seja, magos que podem, controladamente, se transformar em um determinado animal específico sem a ajuda de uma varinha. Sirius Black virava um cão, Tiago um cervo e Pedro Pettigrew um rato. Todo mago que decide passar a ser um animago deve ter sua transformação inicial regulamentada pelo Ministério da Magia; entretanto eles não fizeram este procedimento, logo eram animagos ilegais. A intenção deles era estar com Lupin durante as suas transformações, sem qualquer perigo. Juntos, os quatro aproveitaram a imensa liberdade que as transformações lhes permitiam, explorando os campos da escola, a Floresta Proibida e Hogwarts mais do que qualquer outro aluno. Sob as alcunhas de Prongs (Pontas - Tiago), Padfoot (Almofadinhas - Sirius), Moony (Aluado - Remo) e Wormtail (Rabicho - Pedro) foram responsáveis pela criação do Mapa do Maroto, um mapa de Hogwarts que mostra, além de todas as salas do castelo, as movimentações de cada pessoa dentro deste.

Tiago era o possuidor da Capa da Invisibilidade, capaz de deixar quem a use invisível. Este objeto futuramente foi passado através de Dumbledore para Harry. Era também uma das Relíquias da morte.

O casamento[editar | editar código-fonte]

No sétimo ano, Lilian e Tiago começaram a sair juntos, e os dois casaram-se após saírem de Hogwarts. Juntaram-se à Ordem da Fênix (uma organização de luta contra Voldemort) e apoiavam fielmente Dumbledore. Em 31 de Julho de 1980 nasceu o seu filho, Harry. Devido a uma profecia feita antes do seu nascimento, e sabendo que o seu filho corria perigo, os Potter decidiram esconder-se de Voldemort.

Escolheram para seu guardador secreto Sirius Black, o melhor amigo de Tiago, que confiava absolutamente nele. Porém, Sirius propôs a Tiago e Lilian nomearem antes Pedro Pettigrew para esse lugar, convencido que Voldemort continuaria atrás dele (que todos sabiam ser o melhor amigo de Tiago) e nunca suspeitaria que pudessem usar alguém como Pedro. O que Sirius não sabia era que Pedro tinha já passado para o lado de Voldemort e que há algum tempo, passava ao Lord das Trevas informações sobre os Potter, e viu nisto a oportunidade perfeita para agradar ao seu senhor.

Na noite de 31 de Outubro de 1981, o Lord das Trevas foi até Godric's Hollow, onde a família estava escondida, com a intenção de matar a todos. Tiago tentou atrasá-lo enquanto Lilian fugia com Harry, mas Voldemort matou-o sem piedade, usando o feitiço da morte, Avada Kedavra.Logo em seguida, Lilian morreu para salvar Harry e assim deu ao filho uma proteção da Magia Antiga que o fez sobreviver e quase derrotar Voldemort. Voldemort prometeu a Severo Snape que não mataria Lilian, mas ela não o deu escolha e ele teve que mata-lá.

Árvore Genealógica[editar | editar código-fonte]


Lily Evan (esposa) / Harry James Potter (filho) / Fleamont Potter (pai) / Euphemia Potter (mãe) / Henry Potter (avô) / Charlus Potter (tio) / Dorea Black Potter (tia) / Sirius Black (primo-sobrinho) / Regulus Black (primo sobrinho) / Belatrix Black Lestrange (prima-sobrinha) / Andromeda Black (prima-sobrinha) / Narcisa Malfoy (prima-sobrinha) / Walburga Black (prima em segundo grau) / Orion Black (primo em segundo grau) / Lucretia Black Prewet (prima em segundo grau) / Alphard Black (primo em segundo grau) / Cygnus Black (primo em segundo grau) / Arthur Weasley (primo em segundo grau) / Alphard Weasley (primo em segundo grau) / Ignotus Peverel (ancestral) .

Harry potter Júnior