Tianjing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Tianjin (um município e uma metrópole costeira no norte da China).
Tianjing

Um modelo do antigo Palácio do Reino Celestial em Tianjing
Chinês: 天京
Significado literal Capital Celestial

Tianjing (天京) era a cidade de Nanquim (ou Nanjing) quando serviu como capital do Reino Celestial Taiping de 1853 a 1864, em meio à Rebelião Taiping contra a dinastia Qing.

História[editar | editar código-fonte]

Nanquim foi tomada pelos rebeldes Taiping em 19 de março de 1853.

O governo Taiping havia estabelecido uma organização igualitária, com uma estrita separação entre homens e mulheres; em grandes cidades como Wuchang e Nanquim (a cidade que costumava ser Tianjing), esta regra foi rigorosamente aplicada: os homens viviam em seus próprios aposentos e as mulheres e crianças em outros.

Homens e mulheres foram reagrupados nesses bairros por grupos de 25 (chamados guan), dependendo de seus ofícios. Havia guans reagrupando pedreiros, carpinteiros, alfaiates e até cozinheiros de molho. Havia também guans de "serviços públicos" para ofícios como médicos, bombeiros ou agentes funerários.[1]

Pequenas lojas que vendiam carne, peixe ou chá eram mantidas separadas dependendo de seus clientes: havia uma loja para clientes do sexo masculino, outra loja para clientes do sexo feminino, e a polícia de Taiping estava se certificando de que isso fosse realmente aplicado. Em Tianjing, as pessoas reagiram de maneiras diferentes: enquanto algumas pessoas aceitaram a nova maneira, outras se esconderam ou fugiram, levando à falta de médicos, pois muitos fugiram da cidade.[1]

Tianjing finalmente caiu para o exército imperial Qing (o Exército Xiang) em 19 de julho de 1864, levando a sangrentos combates de rua, durante os quais cerca de 150 mil rebeldes foram mortos.

Referências[editar | editar código-fonte]

Citações[editar | editar código-fonte]

  1. a b (Spence 1996).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Spence, Jonathan D. (1996). God's Chinese Son: The Taiping Heavenly Kingdom of Hong Xiuquan. New York: W.W. Norton & Co. .