Tiatira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a cidade antiga. Para a cidade moderna, veja Akhisar. Para o navio inglês que se afundou ao largo do Brasil em 1896, veja Thyatira (navio).
Tiatira
Θυάτειρα
Ruínas da basílica de Tiatira.
Localização atual
Tiatira está localizado em: Turquia
Tiatira
Coordenadas 38° 55' 12" N 27° 50' 10" E
País  Turquia
Dados históricos
Região histórica Lídia
Província romana Ásia

Tiatira (em grego: Θυάτειρα; transl.: Tiáteira), foi uma antiga cidade localizada na Lídia, sobre a qual está edificada a atual cidade turca de Akhisar.

História[editar | editar código-fonte]

Foi um importante centro comercial da Ásia Menor, na fronteira entre a Lídia e a Mísia. Antes de ser refundada como um posto militar por Seleuco I Nicátor, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C., chamava-se Pelópia. Foi destruída por um grande sismo durante o reino de Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”.

Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. Para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs. Era famosa pelo seu comércio e pela sua produção de têxteis, incluindo o índigo.

Tiatira no contexto bíblico[editar | editar código-fonte]

Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14). No livro do Apocalipse, Tiatira é citada como uma das sete igrejas da Ásia, às quais João, o Evangelista escreveu com advertências[1].

Referências

  1. Harris, Stephen L., Understanding the Bible, Palo Alto, Mayfield, 1985.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tiatira
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.