Tiff Needell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tiff Needell
Informações pessoais
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Registros na Fórmula 1
Temporadas 1980
Equipes Ensign
GPs disputados 1
Títulos 0
Vitórias 0
Pódios 0
Pontos 0
Pole positions 0
Voltas mais rápidas 0
Primeiro GP GP da Bélgica de 1980
Último GP GP de Mônaco de 1980

Timothy "Tiff" Needell (Havant, 29 de Outubro de 1951) é um automobilista inglês.

Piloto de testes e apresentador do programa de automobilismo inglês Fifth Gear.

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Biografia

Needell participava da Ottershaw Escola seguido de City University, em Londres onde obteve uma licenciatura em Engenharia Civil. Contratado por George Wimpey & Co, seu trabalho era como engenheiro de projeto estrutural.

Carreira nas Corridas

Needell primeiro correu em uma escola de condução em  Brands Hatch  em 1970. Ele progrediu para a Formula Ford, seu progresso assistido pelo uso de um FF Lotus 69 que havia ganhado em um concurso de revista Autosport. Mais tarde, ele vendeu o seu Lotus e usou o dinheiro para correr um Elden Mk10. No período da Ford Fórmula,culminou na sua aquisição de um Crossle 25F com o qual ganhou o Campeonato FF Mensageiro Kent depois de competir por apenas metade da temporada restante. Este sucesso levou-o uma unidade parcialmente paga na Fórmula Ford Championship 2000, em um chassi Hawke fornecida por McKinstry Racing. Needell foi completamente dominante nesse carro, que lhe forneceu o podio para a Formula 3 . O restante da década de 1970 viu Needell como uma pioneira no britânico de Fórmula 3 e, em seguida, na Aurora British Formula One championship. Em 1979, ele foi incapaz de mudar para o Campeonato Mundial de F1 devido à falta da licença, mas ele estava de volta em 1980, dirigindo dois Grands Prix para Ensign, de qualificação para o Belgian Grand Prix em Zolder. No entanto, ele teve um problema no motor e não terminou a corrida. Em seguida, ele não conseguiu se classificar para o  Monaco Grand Prix.

Carreira na Televisão

Needell é um apresentador de televisão e jornalista de automobilismo, e co-organizou a série de TV da BBC Top Gear, a partir de 1987. [3] Em 2001, quando a BBC cancelou Top Gear (o show foi trazido de volta em 2002), Needell e todo o elenco desertou e assinou com a Channel 5 para produzir e sediar um novo show de automobilismo chamado Fifth Gear. Ele, no entanto, ainda contribuem para a revista Top Gear. Needell também co-apresentado "MPH" em Earls Court em 2003, 2004 e 2005, com Jeremy Clarkson e Richard Hammond e em 2006 com Clarkson e James May (porque Hammond estava se recuperando de um acidente no local em um carro-foguete que rolou em alta velocidade, deixando-o em coma). Ele também apareceu muito brevemente no Top Gear especial Comic Relief 2005 Estrelas em carros rápidos. Em 2009 ele apareceu na Toy Stories de James May que caracterizam a construção de um Scalextric torno de Brooklands, e também visitou a casa LEGO James. Em 2011, ele apareceu no Top Gear, dirigindo o Ariel Atom V8 em uma corrida contra um BMW S1000RR em torno da pista de testes Top Gear. O segmento foi feito em humor, com maio supostamente dirigindo o Atom V8, apenas para que ele seja realmente Needell.

Ele era uma das várias pessoas suspeitas de retratar o mascarado piloto evasivo O Stig sobre o formato atual do Top Gear. [4] [5] A verdadeira identidade do Stig foi finalmente revelado como sendo Ben Collins no final, necessitando o retorno de Needell para Top Gear depois de uma ausência de nove anos para treinar diretor Slumdog Millionaire de Danny Boyle para o seu colo no carro a preços razoáveis. [6] no mesmo episódio Clarkson referido Needell como o "Stig emergência".

Em 22 de setembro de 2013, Needell co-estrelou em Fox Sports 1 show de Tommy Kendall, Impulsionada - uma corrida sem limites.