Tiger Heli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tiger Heli
Desenvolvedora(s) Toaplan
Publicadora(s) Taito Corporation
Compositor(es) Tatsuya Uemura
Plataforma(s) Arcade, NES
Data(s) de lançamento 1985
Número de jogadores 1 ou 2 (alternados)
Controles Gamepad
Hardware
CPU 2 x Z80 @ 6 MHz
M68705 @ 2 MHz
Som 2 x AY8910 @ 1.5 MHz

Tiger Heli foi um dos primeiros jogos desenvolvidos por Toaplan (a extinta empresa desenvolvedora de jogos arcade japonês) e publicado pela Taito Corporation em 1985. É um predecessor do jogo Twin Cobra. O jogador controla um helicóptero chamado Tiger Heli atirando em vários inimigos ao longo do caminho. Foi publicado pela Acclaim Entertainment na América do Norte, onde vendeu um milhão de cópias.[1]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo é um shooter de rolagem vertical, onde o jogador controla um helicóptero, atirando em hordas de inimigos que incluem tanques, navios de guerra e artilharia. É interessante notar que, com exceção de alguns aviões decolando, não há inimigos voando em todo o jogo. A principal arma do jogador é um suprimento ilimitado de mísseis que ao percorrer uma distância máxima de altura da metade da tela. O jogador também tem duas bombas que destroem todos os objetos dentro de um raio circular grande.

Há um total de quatro etapas, que começam e terminam com um heliporto. Após a conclusão da última etapa, o jogo será reiniciado no modo mais difícil a partir do estágio 2. A maioria das áreas do jogo contêm objetos desnecessários para destruir e ganhar pontos extras, tais como tambores de óleo e casas. Esta característica foi atípica para shoot 'em ups da época.

Conversões[editar | editar código-fonte]

O jogo recebeu uma conversão para o NES pela Micronics e distribuída nos Estados Unidos pela Acclaim e no Japão pela Pony Inc..

Uma versão emulada foi incluída em Toaplan Shooting Battle 1 para Playstation[carece de fontes?].

Referências

  1. Kent, Steve L. (2001). The ultimate history of video games: from Pong to Pokémon and beyond : the story behind the craze that touched our lives and changed the world Prima [S.l.] p. 310. ISBN 0761536434. Acclaim exceeded 200,000 in sales of its next game, 3D World Runner, and more than one million copies of Tiger Heli—a game that Taito released in Japan but decided against releasing in the United States. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.