Tigranes IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Tigranes.
Tigranes IV
'
Nascimento 35 a.C.
Morte 1
Cidadania Arménia
Progenitores
Cônjuge Erato da Arménia
Ocupação soberano,
Religião zoroastrismo

Tigranes IV da Arménia (em língua arménia: Տիգրան Դ) foi um rei da Arménia da Dinastia Artaxíada. Reinou entre um período que se estendeu de 12 a.C. e 5 a.C. e de 4 a.C. até ao ano 1. Foi antecedido nos comandos do reino por Tigranes III foi sucedido no trono pelo rei Artavasdes III.

Governou como aliado de Erato de Armenia que segundo as fontes antigas era meia irmã do rei arménio. Ambos reinaram como aliados do Império Arsácida que na altura se encontrava sob a liderança da dinastia arsácida.

Em 5 a.C. Tigranes foi derrotado por Artavasdes IV, filho de Artaxias II, que se tinha aliado com o Império Romano. No entanto, e com a ajuda dos partos, Tigranes conseguiu recuperar o poder em poucos meses.

No ano 1, uma revolta popular derrotou Tigranes, que veio a falecer. Vendo-se só e sem aliados a rainha Erato de Armenia fugiu.

Artavasdes V, irmão de Tigranes, iniciou uma guerra civil contra Artavasdes IV que permaneceu até que os romanos restabeleceram a paz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • «Armenia and Iran», Enciclopédia Iraniana [archive], 7 de Junho de 2008.
  • Marie-Louise Chaumont, op. cit., p. 77.
  • Marie-Louise Chaumont, op. cit., p. 80.
  • Dion Cassius, História Romana, Livro LV, capítulo 10, pág. 17 de Junho de 2008.


Ícone de esboço Este artigo sobre reis de um dos reinos da Arménia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.