Tim O'Reilly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Para o músico, ver Tim O'Reilly (músico).
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tim O'Reilly na conferência MIX06 em Las Vegas, Nevada

Tim O'Reilly (nascido em 6 de junho de 1954, Cork, Irlanda) é o fundador da O'Reilly Media (antigamente nomeada O'Reilly & Associates) e entusiasta de movimentos de apoio ao software livre e código livre. Ele popularizou o termo open source[1] e é também creditado como o criador da expressão Web 2.0.

O'Reilly foi inicialmente interessado em literatura ao graduar-se do ensino médio, mas após sua graduação em Harvard em 1975 com bacharelado com honras em filologia clássica passou a envolver-se no campo de manuais de computação. Tim define sua companhia, não como uma publicadora de livros ou material online, ou como produtora de conferências (embora a companhia faça os três), mas como companhia de transferência de tecnologia, "mudar o mundo divulgando o conhecimento dos inovadores". Tim faz parte da diretoria da CollabNet, e foi da diretoria da Macromedia até sua fusão com a Adobe em 2005.

Em 2001, Tim envolveu-se numa disputa com a Amazon.com, liderando um protesto contra a patente do "one-click" por parte da Amazon, e especificamente, o uso desta patente pela Amazon contra sua rival barnesandnoble.com. O protesto terminou com Tim e Jeff Bezos visitando Washington D.C. para fazer lobby pela reforma da patente. A Amazon continua depositando muitos pedidos de patentes, e o caso Barnes & Noble foi resolvido. Em 2006, a Amazon não voltou a iniciar processos por infração de patente.

Em dezembro de 2006, a firma de publicações de O'Reilly dôou dez mil dólares para Creative Commons, demonstrando seu interesse no Movimento Pela Cultura Livre.

Referências

  1. O'Reilly, Tim (Junho de 2004). «Open Source Paradigm Shift». O'Reilly Media. Consultado em 18 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tim O'Reilly
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tim O'Reilly