Tininha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tininha
Capas revistas Little Audrey e Tininha.png
A esquerda capa da revista em quadrinhos Little Audrey (USA) produzido por Harvey Comics, a direita capa de Tininha (Brasil) produzido por Rio Gráfica.
Língua de origem inglês
Editora(s) Famous Studios
St. John Publications
Harvey Comics no (USA)
Primeira edição 1948
Editora(s) lusófona(s) Rio Gráfica Editora

Little Audrey, conhecida também como A Pequena Audrey, ou simplesmente Tininha no Brasil, é uma personagem feminina de histórias em quadrinhos e desenhos animados norte-americana, criada pelo Paramount Pictures Famous Studios em 1947 e posteriormente os desenhos foram adquiridos pela Harvey Comics, juntamente com os direitos da personagem.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Antes do personagem ser adquirido pela Harvey Comics foi publicado pela St. John Publications até 1951.[1] No Brasil a personagem Little Audrey chegou com o nome de Tininha, uma revista em quadrinhos publicada pela Rio Gráfica Editora que fez grande sucesso nas décadas de 60, 70 e 80.

A personagem saiu das revistas e das telinhas da televisão e apareceu no cinema numa produção norte americana em 1982, dirigido por Seymour Kneitel como A Pequena Audrey, no Brasil o filme estreou em 1985.

Em 2018, aparecerá na série animada Harvey Street Kids da Netflix, ao lado de Brotoeja (Little Dot) e Bolota (Little Lotta).[2]


Referências

  1. a b *fabrica cartoon. «A Pequena Audrey». 8 de dezembro de 2014. Consultado em 18 de setembro de 2016 
  2. Netflix And DreamWorks Animation TV Reveal Six New Series Including ‘Trolls’, ‘She-Ra’
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.