Tio Marvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Tio Marvel ou Tio Dudley é um personagem fictício de histórias em quadrinhos, originalmente publicado pela Fawcett Comics e agora propriedade de DC Comics. Com seu nome real sendo Dudley, ele foi, na cronologia Pré-Crise, o único membro da Família Marvel que não tinha poderes. Gordinho e de cabelos brancos, sua aparência foi modelada na do ator W. C. Fields. Como Tio Marvel, ele utilizava uma roupa igual a do Capitão Marvel da DC Comics.

Versões do personagem através dos tempos[editar | editar código-fonte]

Pré-Crise[editar | editar código-fonte]

No Pré-Crise, o Tio Marvel era o único membro da Família Marvel que não tinha poderes, afirmando sofrer de "shazambago" para não usar seus alegados poderes. Ele agia mais como um supervisor adulto para os jovens, que tinham seus alter egos adolescentes. Entretanto, apesar de seu jeito cômico, sua astúcia por vezes salvou o dia, como da vez que logrou Adão Negro a dizer Shazam!, o que fez com que retomasse sua idade real de milhares de anos, matando-o. Por um breve momento nos quadrinhos, tentaram converter Dudley num equivalente do Mentor que aparecia na série de TV Shazam!. Neste curto período dos quadrinhos, Dudley passou a usar um bigode e acompanhar Billy Batson em um furgão.

Shazam the New Beginning[editar | editar código-fonte]

Nesta mini-série de quadrinhos que tentou adaptar o Capitão Marvel da DC Comics para a realidade Pós-Crise, Dudley não era mais chamado de Tio Marvel, e era realmente o tio de Billy Batson, e brigava por sua guarda com Dr. Silvana. Nesta série, Dudley era um prestidigitador.

Power of Shazam![editar | editar código-fonte]

Na série de quadrinhos produzida por Jerry Ordway, Dudley era um zelador da escola onde estudava Billy Batson, e tomou sua guarda. Ele só tomou a identidade de Tio Marvel uma única vez, e com poderes dados por Íbis, o invencível, quando a Família Marvel enfrentou Blaze.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Dudley não tem poderes; Entretanto, versões do personagem tem perícias úteis através dos tempos: No Pré-Crise, ele tinha dotes de inventor; Em Shazam the New Beginning ele era prestidigitador.