Tipasa (patrimônio mundial)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Tipasa. (desde maio de 2014)
Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.
Pix.gif Tipasa *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Tombeau Tipaza.jpg
Túmulo em Tipasa
País  Argélia
Critérios C(iii) (iv)
Referência 193
Coordenadas 36° 33' N 2° 23' E
Histórico de inscrição
Inscrição 1982  (6ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

Tipasa sita-se na wilaya de Blida, na Argélia, a 70 km da capital Argel e na costa do Mediterrâneo. Tipasa era um antigo posto de comércio púnico, e foi ocupada por Roma, que ali instalou uma base estratégica para a conquista dos reinos da Mauritânia. Possui um conjunto único de vestígios fenícios, romanos, cristãos e bizantinos, ao lado de monumentos autóctones, como o Kbor er Roumia, grande mausoléu real da Mauritânia.

A partir do ano 2000 o governo argelino reportou diversos problemas de deterioração ligados ao local, tais como falta de manutenção, vandalismo e principalmente a ocupação de áreas e construção de habitações próximas às ruínas. Por essas razões, as ruínas de Tipasa foram inscritas na lista dos Bens do patrimônio mundial em perigo em 2002.