Tippi Hedren

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tippi Hedren
Hedren em Marnie (1964)
Nome completo Nathalie Hedren
Nascimento 19 de janeiro de 1930 (90 anos)
New Ulm; Minnesota
Nacionalidade norte-americana
Parentesco Dakota Johnson (neta)
Cônjuge
Filho(s) Melanie Griffith
Ocupação
Período de atividade 1950–presente
Assinatura
Tippi Hedren signature.jpg

Tippi Hedren (nascida Nathalie Kay Hedren; New Ulm, 19 de janeiro de 1930) é uma atriz, ativista dos direitos dos animais, e ex-modelo norte-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Descendente de escandinavos, Tippi Hedren começou sua carreira cinematográfica junto ao diretor Alfred Hitchcock que se interessou por ela ao vê-la num comercial de televisão. Juntos realizaram duas obras primas do cinema The Birds, em 1963, pelo qual Hedren recebeu o Globo de Ouro e Marnie em 1964. Em 1967 atuou no ultimo filme de Charles Chaplin A Countess from Hong Kong. A partir de 1981 começou a envolver-se ativamente em diversas causas humanitárias, entre elas os direitos dos animais. É também coordenadora voluntária do programa "Food for the Hungry". Tem viajado pelo mundo para fundar programas de ajuda aos atingidos por terremotos, furacões, fome e guerra e recebeu inúmeros prêmios, incusive o "Humanitarian Award". É praticante da fé Baha'i.

É mãe da atriz Melanie Griffith e avó da também atriz Dakota Johnson.[1]

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «DAKOTA JOHNSON POSA COM A MÃE E AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ EM REVISTA». Revista Quem. Quem Online. 1 de novembro de 2016. Consultado em 1 de novembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia tem o