Tiruvalluvar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estátua de Tiruvalluvar em Kanyakumari, no extremo sul da Índia

Tiruvalluvar ou Thiruvalluvar (em tâmil: திருவள்ளுவர், Tiruvaḷḷuvar) foi um poeta e filósofo tamil conhecido por compor o poema Tirukkural. Tiruvalluvar nasceu no distrito de Kanyakumari na atual Tamil Nadu. Supõe-se que terá vivido algures entre o século I a.C. e o século VIII, mas não há prova arqueológica para confirmação de datas, apenas a evidência linguística da obra Tirukkural. É chamado como Theiva Pulaivar (Poeta Divino).

Além do Tirukkural, Tiruvalluvar terá alegadamente escrito dois textos sobre medicina que se chamam Gnana Vettiyan e Panchatantram.

Há muitos memoriais a Tiruvalluvar em Tamil Nadu. Em Kanyakumari há uma estátua com 40 m (133 pés) de altura de Tiruvalluvar, correspondendo aos 133 capítulos do Tirukkural. O parque e monumento Valluvar Kottam estão situados no centro de Chennai, datando de 1976.